sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que o desenvolvimento humano significa para você, em sua vida diária? - What is Human Development?

07/05/2010 - 16:56:44 

Ajude a definir desenvolvimento humano

PrimaPagina
O primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano, lançado em 1990 pelo PNUD, teve como objetivo principal disseminar o conceito de desenvolvimento humano, definido como o processo de ampliação das escolhas das pessoas. No relatório de 2010, que vai comemorar os 20 anos da publicação, parte do conteúdo debaterá justamente a evolução do termo - e os leitores podem participar da discussão.

O PNUD internacional está convidando os internautas a responder O que o desenvolvimento humano significa para você, em sua vida diária? . O objetivo é descobrir o que as pessoas consideram os elementos essenciais desse conceito, como ele afeta a vida delas e de suas comunidades e como o definiriam.
O conceito de desenvolvimento humano não nasceu com o relatório do PNUD, mas ganhou força e apoio institucional a partir da publicação. O estudo enfatizou que expansão das escolhas das pessoas requer que elas tenham liberdade para escolher e oportunidade para realizar o que escolheram. Os relatórios seguintes exploraram as consequências dessa ideia para áreas como globalização, igualdade de gênero, direitos humanos e mudanças climáticas. “O conceito evoluiu e adaptou-se conforme o mundo foi mudando, mas o elemento fundamental de fazer das pessoas o centro do desenvolvimento se mantém”, diz o PNUD no texto em que convida os internautas a participarem do debate.
O termo surgiu em grande parte como contraponto à ideia de que o foco do desenvolvimento é a economia ou a riqueza financeira de um país. A primeira frase do primeiro capítulo do primeiro RDH já contesta essa visão, ao afirmar: “A verdadeira riqueza de uma nação está em suas pessoas.” Em oposição à perspectiva economicista de que a situação de um país pode ser resumida por seu Produto Interno Bruto (PIB) ou pelo PIB per capita, o PNUD criou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que leva em conta a renda, mas também a educação e a longevidade.
O desenvolvimento humano, destaca o PNUD, envolve a “criação de um ambiente no qual as pessoas podem desenvolver seu completo potencial e dirigir suas vidas de modo produtivo e criativo, de acordo com suas necessidades e interesses”. As pessoas, porém, não são vistas apenas como receptoras de políticas que ampliem suas escolhas. Como salienta a agência da ONU no texto Conceito de Desenvolvimento Humano, “as pessoas devem ser livres para exercitar suas escolhas e participar na tomada de decisões que afeta suas vidas”.
Para permitir que o indivíduo participe mais do processo de tomada de decisões, é preciso aumentar o poder das pessoas, que devem ser “agentes ativos de seu próprio desenvolvimento”. O primeiro passo nesse sentido é remover os obstáculos contra a liberdade de escolher, como o analfabetismo, a falta de acesso a saúde adequada e a recursos.
(PNUD Brasil)

Nenhum comentário: