sexta-feira, 7 de maio de 2010

Festa de Santo Antonio - Barbalha - CE


SANTO ANTÔNIO (5/5/2010)

Jatobá será pau da bandeira do padroeiro

5/5/2010 Clique para Ampliar
JATOBÁ é uma planta nativa do cerrado, encontrada, com facilidade, no pé da serra do Cariri. Para a festa, o pau vai medir mais de 22 metros de comprimento 
ANTÔNIO VICELMO
O corte da árvore, para a festa do padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, será realizado no próximo dia 15

Crato. Um jatobá, árvore considerada mística pelos índios, foi escolhida como pau da bandeira da festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. A indicação foi feita no último dia 25 por uma comissão de carregadores do pau, tendo a frente o "capitão do pau", Rildo Teles. O corte da árvore, marcado para o próximo dia 15, depende de autorização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM-Bio) e Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA). O pau, de acordo com Rildo, mede mais de 22 metros de comprimento e pesa mais de duas toneladas.

O representante das duas instituições ambientais, William Brito, disse que, a princípio, não há nenhum problema. "Não é esta a primeira vez que o jatobá é utilizado como mastro da bandeira de Santo Antonio. Mas nós vamos lá de hoje para amanhã, com a finalidade de analisar o impacto ambiental causado pela retirada da árvore", garantiu o chefe da Apa Araripe. Desde 2008 que a retirada do pau é acompanhada pelo Ministério Público e órgãos ambientais com o objetivo de reduzir a degradação do ecossistema. Este ano, a comissão apontou três árvores: um jatobá, uma rama branca e um jacarandá, localizadas nos sítios São Joaquim e Flores, no pé da Serra do Araripe. O técnico ambiental do ICM-Bio, Pedro Augusto, adverte que, até o momento, não foi cumprido o Termo de Ajuste de Conduta (TEC) assinado em 2008 entre a Prefeitura e o Ministério Público, obrigando o poder executivo a reflorestar a área devastada. "Este é o segundo ano que o pau é cortado sem o cumprimento do acordo", diz Augusto. Rildo Teles informou que, em 2009, foram plantadas mudas de jatobá, angico e pau d´arco no pé da serra. Esclareceu que o compromisso dele é com a retirada do pau de dentro da mata. "Estamos tomando todas as providências para não danificar a área", garantiu.

Depois de cortada, a árvore é colocada no sol para secar. O carregamento do pau da bandeira ocorre no dia 30 com a presença, segundo estimativa da coordenação da festa, de mais de 300 mil pessoas. O ritual começa ao meio-dia com os carregadores, de mãos dadas, rezando o Pai Nosso, na chamada "cama do pau", local onde a árvore foi colocada para secar.

Este ano o corte e o carregamento do pau da bandeira de Barbalha serão acompanhados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que incluiu a festa no programa de pesquisa, tendo em vista o tombamento do evento como patrimônio imemorial da cultura popular.

Além da festa, o Iphan incluiu outros equipamentos da cultura popular no seu programa de preservação.

Compromisso

"Não é cumprido o Termo de Ajuste e Conduta (TEC) que foi assinado em 2008"
Pedro Augusto
Técnico ambiental do ICM-Bio

MAIS INFORMAÇÕES 
Prefeitura de Barbalha
Rua Princesa Izabel, 187
(88) 3532.0090/ (88) 3532.0187
(88) 3532.3022

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional

Nenhum comentário: