domingo, 4 de outubro de 2009

4 de outubro - Dia de São Francisco e dos animais


Dia 4 de Outubro é dia de São Francisco de Assis. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Pra mim ele é, porém, o Santo dos Jovens. Um exemplo de conversão a ser seguido.

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia.

Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.

Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.


Saiba mais sobre São Francisco de Assis:






Em Fortaleza-CE - Missas e feiras de animais no dia de São Francisco

São Francisco de Assis, irmão dos pobres e padroeiro dos animais, será festejado em Fortaleza com missas e procissões neste fim de semana


Roberta Felix
robertafelix@opovo.com.br
03 Out 2009 - 00h39min



Amanhã é dia de um dos santos mais queridos entre os católicos cearenses. Em Fortaleza, 15 comunidades homenageiam São Francisco de Assis, o santo dos pobres, com missas, procissões e festejos. A paróquia de São Francisco, no bairro Jacarecanga, realiza hoje a celebração eucarística com o arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, às 19 horas. Por ser o padroeiro dos animais, o santo divide com eles o dia 4 de outubro. Hoje e amanhã, duas feiras de adoção levam 95 cães e gatos para encontrarem novos donos.

No Santuário do Sagrado Coração de Jesus, todas as missas do domingo são dedicadas ao santo de Assis. Às 17 horas haverá procissão. A missa festiva começa às 18 horas e será presidida pelo frei João Alberto, franciscano. Festejos para São Francisco ocorrem também nos bairros Conjunto Palmeiras, Conjunto Ceará e Dias Macedo.

Na Igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, comemoram-se os 800 anos de fundação da ordem franciscana com encenação, cantos e orações na celebração do trânsito de São Francisco, hoje às 18h30min. O frei Carlos Alberto Breis, pároco, ressalta o exemplo de humildade na vida de renúncia que o religioso seguiu. ``Francisco se fez pobre e tornou-se radicalmente irmão de todos``, diz.

Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Filho de comerciantes, viveu a juventude usufruindo a riqueza da família. Quando se converteu, fez o voto de pobreza, que seria mais tarde a base da Ordem Franciscana. A fraternidade universal que pregava inclui o respeito ao meio ambiente e aos animais como criaturas de Deus. ``Francisco fala de não estar acima das criaturas, mas com elas``, esclarece o frei Carlos Alberto. Por isso, o dia de São Francisco é também dia dos animais.


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES

>Igreja de Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim)
Hoje: Celebração do trânsito de São Francisco às 18h30min. Amanhã: Missa solene às 9 horas, com bênção dos animais. Às 17 horas, procissão e em seguida missa campal festiva.

> Paróquia de São Francisco (Jacarecanga)
Hoje: A partir das 18 horas, meditação do terço e novena. Às 19 horas, celebração eucarística presidida por dom José Antônio Tosi na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Em seguida, show musical e leilão.
Amanhã: Às 16 horas, missa com o padre Gilson Soares. Às 17 horas, a procissão sai da Igreja de São Francisco de Assis. Às 19 horas, missa com o bispo auxiliar dom José Luiz Sales.

> Santuário Coração de Jesus (Centro)
As missas do sábado são normais. No domingo, haverá celebração às 16 horas. A procissão tem início às 17 horas e é encerrada com a missa festiva às 18 horas.


Fonte: O Povo on line

Nenhum comentário: