sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ceará - Repentistas. Cultura do Sertão no Litoral.

Ceará - Litoral Leste - Festival reúne repentistas e poetas
Foto de Luciana Almeida

Aracati. Acontece, hoje, neste município, localizado no Litoral Leste do Ceará, o 11º Festival de Repentistas, Emboladores e Poetas Populares. O evento tem como objetivo fortalecer a legítima cultura popular. A meta é abrir espaço para o talento dos artistas que se expressam por meio do manejo da arte do improviso ao som da viola, da criatividade das engraçadas emboladas de coco e das pitorescas narrativas, obras que, atualmente, são tão difundidas dentro da literatura de cordel.

O Festival de Repentistas e Poetas Populares vem revelando valores espelhados na pluralidade e qualidade do evento, que já está no calendário social do município e da região. A festa acontecerá a partir das 20h, na Praça Monsenhor Bruno.

Emancipação

Este ano, o festival está inserido na programação comemorativa dos 167 anos de emancipação política do município de Aracati. Por isso, o evento é, antes de qualquer outra coisa, um ato de resistência e fé. Resistência ao império da mesmice, da louvação à futilidade; fé no futuro e no potencial de uma gente em cujo coração palpita, ao lado da aridez e da dificuldade, uma torrente de fertilidade.

Uma sensibilização aos jovens estudantes foi feita nas escolas da cidade, visando a participação do público jovem no evento, que foi sucesso em todas as edições anteriores. Antes, o evento acontecia em auditório na cidade. No entanto, com o volume de público crescente a cada edição, foi necessário mudar para a Praça Monsenhor Bruno.

Para o festival estão confirmadas as presenças dos cantadores: Pedro Bandeira, Antônio Nunes de França, Hernandes Pereira, Jorge Macedo, Hipólito Moura, Louro Branco, Miro Pereira, Jonas Bezerra, Acrízio de França, Raimundo Lira, Jota Gomes e Rogaciano Lopes, que disputarão entre si troféus e premiação em dinheiro.

O cordelista Lucas Evangelista, o violonista Netinho Ponciano, o poeta e declamador Antonio Francisco, de Mossoró e cantor potiguar Genildo Costa terão participação especial.

O XI Festival de Repentistas é uma realização da revista cultural Gente de Ação, dirigida pelo poeta e jornalista Dideus Sales, com patrocínio da Prefeitura local e Sebrae.

Aracati é uma das principais cidades litorâneas do Ceará que atrai, durante todo o ano, turistas de todo o País, pois concentra belas praias, como Canoa Quebrada e Majorlândia.

Mais informações
Festival de Repentistas, Emboladores e Poetas Populares
(88) 3421.1976
(88) 8802.7595

Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Regional. Fortaleza, 22 de outubro de 2009.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=682285

Nenhum comentário: