segunda-feira, 23 de março de 2009

GEOPARK ARARIPE


O GEOPARK ARARIPE está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.

A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida. Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.

A origem da proposição se deu a partir elaboração do "Application Dossierfor Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil", resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD, sob a coordenação do Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg e colaboração de outros professores da própria URCA - Prof. Dr. André Herzog Cardoso e Prof. Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales e colaboradores de outras universidades - Prof. José Sales Costa Filho/UFC, encaminhada à verificação da UNESCO, objetivando o reconhecimento de todas estas situações relevantes, no início de 2006.

O documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação na 2nd UNESCO Conference on Geoparks, em Belfast, Irlanda, em Setembro/ 2006.

Na trajetória de consolidação do GEOPARK ARARIPE, por exigência e orientação da UNESCO foram compostos os seguintes trabalhos complementares:

Araripe Basin Action Regional Plan- Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe
Caderno de Identidade Visual e Sinalização
Projetos de Apropriação Urbanística e Paisagística dos Geotopes
Plano de Gestão/ Período 2006/ 2009
Projeto de Reforma e Ampliação do Museu de Paleontologia URCA
Projeto de Reforma e Instalação do Escritório Sede/ Crato
Ações de consolidação dos Geotopes Santana e outros
Termos de Referencia para Instrução de Tombamento do Geotopes do Geopark Araripe
Montagens dos sites http://www.geoparkararipe.org/ e http://geoparkararipe.blogspot.com/
Exposição Araripe/ Centro Cultural Araripe/ Crato
Exposições URCA/ Geopark Araripe e Fósseis de Santana do Cariri, no Market Place, em Osnabrück, na Alemanha
Exposições URCA/ Geopark Araripe e Fósseis de Santana do Cariri, na ExpoCrato 2008
Exposições URCA/ Geopark Araripe e Fósseis de Santana do Cariri, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza
Publicações sobre o Geopark Araripe e Fósseis de Santana do Cariri
Cartilha Geopark Araripe


A rede GEOPARK ARARIPE
O GEOPARK ARARIPE é formado por uma rede de 9 parques de proteção e preservação de registros geológicos, paleontológicos e paisagens naturais, denominados Geotopes, que são situações documentais consideradas imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.


Estes parques estão localizados em seis municípios da Região do Cariri:

01. Geotope EXU/ Santana do Cariri

02. Geotope ARAJARA/ Barbalha

03. Geotope SANTANA/ Santana do Cariri

04. Geotope IPUBI/ Santana do Cariri

05. Geotope NOVA OLINDA/ Nova Olinda

06. Geotope BATATEIRAS/ Crato

07. Geotope MISSÃO VELHA/ Missão Velha

08. Geotope DEVONIANO/ Missão Velha

09. Geotope GRANITO/ Juazeiro do Norte



Todos os locais são representativos de estratos geológicos e em quatro deles existem formações fossilíferas. A contextualização do GEOPARK ARARIPE pretende:

• Proteger e preservar estas “janelas educativas” da História da evolução da Terra e da vida;

• Intensificar interfaces entre atividades científicas e aspectos culturais, turísticos e econômicos;

• Validar as relações entre aspectos da História da ocupação do território, a cultura regional e suas manifestações e as formas de apropriação dos recursos naturais da região.



Por representar situações raras e de grande significado científico, apresentam-se como contextos únicos que deverão ser estritamente protegidas através de legislação específica, determinação de limites que deverão ser transformados em áreas públicas de caráter estadual, de acordo com um roteiro legal preventivo que leva em conta que os mesmos são posições irrecuperáveis após degradação, estritamente necessárias como legado científico educacional perene às próximas gerações, diferente de localidades biotípicas com capacidade de regeneração.A concordância destes pressupostos e o compromisso de todos os municípios da região, pertencentes à área do Geopark, serão uma garantia para a proteção e a promoção do conceito adotado.



Nenhum comentário: