segunda-feira, 23 de março de 2009

I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional já tem mais de dois mil inscritos

Brasília (20/03/2009) – A I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, entre 24 a 27 de março, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador (BA), já possui 2.342 inscritos de todo o país. Mais de 60 prefeitos brasileiros estarão na Mostra e já confirmaram presença os governadores dos Estados do Amazonas, Tocantins e Ceará.

O Nordeste é a região com maior número de inscritos (1.313). O Norte terá 155 participantes, o Sul terá 285, o Sudeste, 273, e o Centro-Oeste, 316. A Bahia será o Estado mais presente, com 944 inscritos.
Com 155 inscritos na Mostra, a Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul é a campeã em número de participantes. Essa Meso engloba o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, em um total de 396 municípios.
Outras Mesorregiões que terão grande representação na Mostra é a de Itabapoana (123) e a dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (122). A Mesorregião da Bacia do Itabapoana abrange parte dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo constituída por 31 municípios. A dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri abrange 105 municípios de Minas Gerais, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
A realização da I Mostra de Desenvolvimento Regional tem o objetivo de dar visibilidade aos resultados das ações de desenvolvimento regional em curso no país, voltadas para a redução das desigualdades regionais e para o incentivo à dinamização das potencialidades das regiões brasileiras.
Além das palestras, debates e painéis técnicos, a Mostra abrirá espaço para a divulgação dos produtos apoiados pelos programas do Ministério da Integração Nacional, de suas vinculadas e parceiros. O evento destinará espaços e momentos para a realização de rodadas de negócios. A expectativa é gerar oportunidades comerciais importantes para os produtores participantes. Essas rodadas reunirão mais de 50 produtores e potenciais compradores pré-selecionados, o que resultará em uma comercialização significativa. O público em geral terá acesso aos produtos regionais em 20 estandes.
A Mesorregião Chapada do Araripe levará uma exposição com parte do acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, de Santana do Cariri (CE). A exposição do museu na Mostra contará com um espaço especialmente criado para abrigar fósseis originais, réplicas de dinossauros e um mosaico de painéis fotográficos explicativos. Estudantes da Universidade Regional do Cariri irão coordenar visita guiada ao espaço, com informações sobre toda a riqueza de achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, e em excepcional estado de preservação e diversidade.
Outra atração da Mostra é o Espaço Criar, que reunirá artesãos e técnicos de projetos apoiados pelo Ministério da Integração Nacional em uma grande oficina para que demonstrem como são criados os produtos. Entre os participantes desse espaço, estarão uma estação de lapidação de pedras, da Mesorregião Bico do Papagaio (PA); um alambique de produção de cachaça, vindo dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri; e uma Casa de Mel, do Xingó (SE).

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

Nenhum comentário: