terça-feira, 3 de março de 2009

100 anos de Patativa do Assaré

"Meus versos é como semente
Que nasce arriba do chão;
Não tenho estudo nem arte,
A minha rima faz parte
Das obras da criação"
Patativa do Assaré


No próximo dia 5 de março Patativa completaria 100 anos, e não só Assaré, sua terra natal, mas todo o Ceará comemora a data, relembrando a obra e a vida do Poeta do Sertão. Abaixo eu reuni algumas matérias relativas às comemorações, que terão seu ponto alto na Serra de Santana, em Assaré.

Imagem da poesia
Em comemoração ao centenário do poeta cearense Patativa do Assaré, estréia no cinema de arte do North Shopping o filme Patativa do Assaré - Ave Poesia, do cineasta Rosemberg Cariry.

Elisa Parente
da Redação
03 Mar 2009 - 01h29min

O filme Patativa do Assaré – Ave Poesia - que estréia hoje, terça-feira, no Cinema de Arte do North Shopping - é resultado do longo período de convivência com o poeta, segundo Rosemberg. Foi um mergulho profundo em sua obra acompanhando seus recitais, produzindo muitas de suas apresentações, editando seus livros e, nesse ínterim, gravando os passos e os versos de seu compadre poeta (Patativa é padrinho de Petrus Cariry, também cineasta e filho de Rosemberg). De 1979 a 2006 se deu a garimpagem de todo o material para a realização deste trabalho. “A idéia (de fazer o filme) surgiu com a sua morte (em julho de 2002), como se o filme, em nível simbólico, pudesse ser a sua ressurreição”, revela o cineasta. Ele conta que levou muito tempo para aceitar revisitar seus registros e decidir, finalmente, levar o projeto adiante. Foram cerca de três anos vendo e revendo, montando e remontando o material até finalização do longa. De início, as investidas resultaram em uma fita de 5 horas de duração, uma série de cinco filmes relatando 20 anos da vida de Patativa em cada uma. “Mas depois eu compreendi que o melhor pra esse filme era ser singelo, que o filme devia ser apenas um suporte para que o próprio Patativa se revelasse”, concluiu.
O enredo tem como ponto de partida as cenas do funeral. Amigos próximos, políticos e populares acorrem para ver de perto o poeta. Na sequência, registros em vida, em que ele conta como perdeu a vista direita, fala sobre sua curta passagem pela escola e de quando despertou sua paixão pela literatura de cordel, de suas primeiras publicações, de seu contato com a música. Ali se revela um Patativa popular, que falava das coisas da natureza, do coração, das insatisfações e descasos sofridos pelo povo nordestino. Dentre os registros, em meio aos versos líricos do poeta que se definia como matuto, imagens do período da ditadura, os presidentes militares em suas cerimônias de posse. Em resposta, o povo vai às ruas, pede eleições diretas e mais recentemente o impeachment. Tudo lá resgatado. E Patativa estava atento a tudo. Posicionava-se politicamente, ainda que não tomasse partido, e diante dos movimentos populares suas palavras repercutiam. Era personagem de reportagens jornalísticas, entrevistas a programas de rádio e televisão. Gostava de ser ouvido. Em entrevista a um jornal local, Patativa se declara socialista de coração. Atuou como pode durante a ebulição política que o país viveu durante as décadas de 1960 a 1990.

De sua relação com a música, o longa traz registros das gravações de A Triste Partida por Luiz Gonzaga, em 1964 e Vaca Estrela, Boi Fubá, por Raimundo Fagner, entre outras. Traz depoimentos do então deputado estadual Eudoro Santana, do líder camponês Antônio Pompeu, dos estudiosos Oswald Barroso, Gilmar de Carvalho, além de Fausto Nilo e Raimundo Fagner e dos filhos Geraldo Gonçalves e Inês Sidrão Alencar.
Diante da riqueza de informação e imagens, se sobressai a grandeza do mestre que queria cantar a paz do Brasil. É daqueles filmes que dá vontade de parar um pouco e conversar sobre. Um documentário de grande importância para a preservação da memória cultural cearense. “Eu diria que o filme é quase uma conversa daquelas de calçada. Antigamente, no sertão, o pessoal botava as cadeiras na calçada à espera da fresca do vento de Aracati. O filme é isso, uma conversa sobre um homem de grande arte e de grande generosidade. Espero que as pessoas entendam assim. Que percebam o filme como uma conversa de pé de calçada à espera do vento que sopra” finaliza o cineasta.
SERVIÇO:
Patativa do Assaré: Ave Poesia (BRA, 2007) De Rosemberg Cariry. Depoimentos de Ricardo Bezerra, Raimundo Fagner, Fausto Nilo, Oswald Barroso e Amâncio. 84min. Cartaz da Sessão de Arte do North Shopping 6, às 20h30min (somente terça). Livre. No Multiplex UCI Ribeiro, em Fortaleza, exibe sexta, 6 – 21h30min, sábado; 7 às 10h45min, e de segunda, 9, a quinta, 11, às 19h30min. No sábado, debate após a sessão com o cineasta Rosemberg Cariry e a participação do violeiro Miceno de Assaré com a poesia de Patativa.
Fonte: Jornal O Povo - Caderno Vida e Arte - Fortaleza-CE, 03-03-09
100 anos de Patativa do Assaré

De três a cinco de março, o Sesc, por meio de sua Unidade Juazeiro do Norte, promove uma programação especial em comemoração ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré. As atividades acontecem no Teatro, que leva seu nome, e na Biblioteca.


Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, nasceu em cinco de março de 1909 e foi poeta popular, compositor, cantor e improvisador, sendo uma das grandes figuras da cultura nacional.


Confira a programação:

03 de março:

Biblioteca SESC Juazeiro:

8h às 21h: Exposição de poemas de Patativa do Assaré no hall da biblioteca.

19h: Café Literário – Patativa em Foco.

Teatro SESC Patativa do Assaré:

20h: Show de Lançamento do CD “O Alumioso”, de Francisco Di Freitas.


04 de março:

Teatro SESC Patativa do Assaré:

19h: Exibição do Filme “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, do cineasta cearense Rosemberg Cariri.

Biblioteca SESC Juazeiro:

8h às 21h: Exposição de poemas de Patativa do Assaré no hall da biblioteca.


05 de março:

Biblioteca SESC Juazeiro:

8h às 21h: Exposição de poemas de Patativa do Assaré no hall da biblioteca.
Teatro SESC Patativa do Assaré

18h: Lançamento do Cordel “Nas Terras do Meu Avô – Sertão auto-sufuciente” , de autoria de Francisca Nezite Alencar – Projeto SESC Cordel;

19h: Recital poético com poesias de Patativa e lançamento do livreto “Patativa das Artes” – Projeto Performance Poética;

20h: Show de Cantoria com o poeta popular Pedro Bandeira.

Serviço:

Programação de comemoração ao centenário do poeta Patativa do Assaré03 a 05 de marçoSESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227 – Centro)Informações: (88) 3512. 3355

Fonte: FECOMÉRCIO (http://www.fecomercio-ce.org.br/content/aplicacao/sesc-ce/2007-noticias/gerados/2009_02_19_progr_patativa_assare.asp)

Patativa, 100 anos (Comentários do Blog do Cariri, direto da festa!)


Muita festa, alegria e citações emocionadas sobre Patativa do Assaré marcaram a abertura das festividades dos 100 anos de nascimento do poeta. A cidade de Assaré ficou pequena para as pessoas dos mais vários lugares do Brasil, que lá estavam para participação das comemorações.

Patativa do Assaré, se vivo fosse, completaria 100 anos de vida, e com certeza, estaria nos brindando com suas belas poesias sobre o homem nordestino, valente, sofredor e imaginativo.

A programação irá até o dia 5, próxima quinta-feira, quando Fagner e Waldonys irão animar a festa de encerramento. Mais do que festa, que o momento sirva para que os caririenses reflitam um pouco mais sobre a importância de Patativa no cenário cultural e intelectual brasileiro, e a herança que ele nos deixa. A nossa obrigação maior agora, é preservar e divulgar essa herança.

Fonte: Blog do Cariri (http://caririag.blogspot.com/)

Centenário de Patativa


Programação pode ficar comprometida

Caso continue chovendo na região do Cariri, as comemorações dos 100 anos de Patativa podem não acontecerAssaré. A chuva que caiu ontem no município de Assaré interrompeu o acesso para a Serra de Santana, onde Patativa nasceu e passou a maior parte de sua existência. “Os carros que tentaram subir a serra voltaram”, diz a neta do poeta, Fátima Gonçalves, advertindo que, se continuar chovendo, a programação prevista para o próximo dia 5, naquela localidade, pode ser prejudicada. Ali, foi restaurada a casa onde nasceu Patativa, que será inaugurada na data de seu aniversário.

Com cantorias de violeiros na feira livre de Assaré, teve prosseguimento ontem a programação comemorativa ao centenário de Patativa. No distrito de Aratama, foram realizadas oficinas, apresentação de teatro e cinema, enquanto no Parque de Vaquejadas foram exibidos filmes. À noite, foi inaugurada uma brinquedoteca, com a apresentação da orquestra Eleazar de Carvalho e shows com “Os Nonatos”, “Forró Primeiro Beijo” e “Mastruz com Leite”.

As festas estão atraindo amigos e admiradores de Patativa de todo o Cariri. Entre os convidados, o filho mais novo do poeta, João Gonçalves, que mora em São Paulo.

João é um retrato fiel de um dos mais conhecidos poemas de Patativa, “A Triste Partida”, que foi interpretada por Luiz Gonzaga. A música conta a odisséia do nordestino que, fugindo da seca, deixa sua terra natal em busca de emprego no Sul do País.João viveu este drama. Hoje mora em São Paulo, onde trabalha como manobrista de um frigorífico. Ganha R$ 800,00 por mês. “Dá para viver”, diz ele. De volta ao convívio da família, o manobrista está satisfeito com a festa do centenário do pai. Ele diz que até em São Paulo se fala em Patativa. “Quando eu digo que sou filho dele, ninguém acredita”.

Para hoje, estão previstas as apresentações de teatro e cinema no distrito de Amaro. Os filmes serão exibidos no bairro Moeda. No Memorial será realizada uma audiência sobre economia e cultura, promovida pelo Sebrae. A programação prossegue à noite, com apresentação de projetos sociais, encontro de sanfoneiros populares e shows com Gildário do Assaré e Adelson Viana, Cícero do Assaré e Orquestra Kariri, bandas “Cheiro de Menina” e “Cacau com Mel.”.

Além da restauração da casa do poeta, um dos pontos mais importantes das comemorações será a assinatura da ordem de serviço para restauração do “Memorial Patativa do Assaré”, que funciona em um casarão, no Centro. O local, que foi moradia de antigos coronéis e cadeia pública, vai ser reformado e ampliado após oito anos de sua inauguração. O serviço será da Secult, em parceria com a Prefeitura, pois o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico do município.

Antônio Vicelmo-Repórter

FIQUE POR DENTRO:

Características do Memorial Patativa do Assaré - No Memorial Patativa do Assaré estão expostos discos, livros, cordéis, medalhas, documentos, fotos, painéis, todo o acervo de Patativa. O público visita o local de domingo a domingo e são estudantes, professores, pesquisadores e amantes da obra do maior poeta popular do Brasil. O sobrado, de três andares, conserva os traços originais. O auditório construído no quintal vai ser ampliado.

Mais informações: Prefeitura de Assaré(88) 3535.1613

Fonte: Diário do Nordeste - Caderno Regional - Fortaleza-CE, 03-03-09 (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=618981)

2 comentários:

Anônimo disse...

Encaminho para divulgação vídeo da homenagem feita a Patativa do Assaré, no Senado. Para visualizar o vídeo, clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=dScXOkoB2Hs

Nelson Oliveira - Brasília (DF)

Anônimo disse...

Encaminho para divulgação vídeo da homenagem feita a Patativa do Assaré, no Senado. Para visualizar o vídeo, clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=dScXOkoB2Hs

Nelson Oliveira - Brasília (DF)