domingo, 23 de maio de 2010

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atua na Caatinga


UFPE atuará em reserva de caatinga em Gravatá

Após curso-treinamento, alunos do Projovem Adolescente de Gravata vão trabalhar como condutores dentro dos 100 hectares de mata de caatinga

Da Redação do pe360graus.com
Divulgação
Foto: Divulgação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinou um protocolo de intenções com o Instituto Monitore, responsável pela gestão da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Karawa tã, situado na área urbana de Gravatá, a 80 quilômetros do Recife (fotos 1 e 2).

A iniciativa beneficia professores e alunos da UFPE, que a partir do segundo semestre, poderão utilizar os 100 hectares da reserva ecológica para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão que  envolvam o bioma da caatinga, único bioma exclusivamente 
brasileiro.

Com duração de três anos, o protocolo chega para abrir caminhos para o estabelecimento de convênios entre a UFPE e o Instituto Monitore, que juntos poderão desenvolver programas e projetos sobre a mata de caatinga protegida.

Além de teses de mestrado e doutorado, serão desenvolvidos programas de educação ambiental, inclusive com os moradores da região. Através de estudos, pode-se ampliar o conhecimento sobre as espécies presentes na reserva e conscientizar a população ecologicamente.

CAPACITAÇÃO
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Karawa tã  também vai acolher 12 alunos do Projovem Adolescente de Gravatá. A parceria com a prefeitura do município e a Reserva Ecológica é para o preenchimento de vagas na área de turismo. Os jovens selecionados irão trabalhar como condutores dentro dos 100 hectares de mata de caatinga em fase de regeneração que compõem Karawa tã (foto 3).


Fonte: 

Nenhum comentário: