sábado, 22 de maio de 2010

Turismo no Cariri cearense


Cariri cearense participa do 5º Salão do Turismo em SP

Empresários vão promover seus produtos e serviços durante o principal evento do setor no país
Foto: Divulgação.
Os principais destinos turísticos do Ceará estarão presentes em mais uma edição do maior evento do turismo brasileiro, o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. Participam do evento, diretamente apoiadas pelo Sebrae no Ceará, 25 empresas do litoral leste, oeste, extremo oeste, Cariri e das serras. “É um momento importante para divulgarmos a nossa pousada”, afirma Josueno Feitosa, da pousada Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, que mais uma vez participa do Salão do Turismo.
A participação no evento, pondera, gera sempre uma grande expectativa. “Os resultados não vêm de imediato. É uma semente que plantamos e que germina ao longo do tempo, com muito trabalho e dedicação. Participar do Salão é como regar essa semente”, diz Josueno. Como resultado da presença em anos anteriores, a pousada tem hoje 5% de seus hóspedes turistas de São Paulo.
O Cariri cearense vai em peso ao Salão do Turismo, promovendo seus principais atrativos e produtos. Um dos destaques é o Geopark Araripe, único geopark do hemisfério sul reconhecido pela Unesco. O geopark terá um espaço especial no estande do Ceará, e estará presente no Núcleo do Conhecimento, participando de uma mesa de debate sobre “Desenvolvimento Regional: o papel dos Geoparks” com o coordenador executivo do Geopark Araripe, professor Patrício Melo. O debate será no dia 29, às 17h, com a participação de Guy Martini, representante da Unesco/ Espanha, Antonio Theodorovicz, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, e Adriana Melo Alves, do Ministério da Integração, que será a mediadora.
No artesanato, o Cariri estará presente no estande da Ceart com a apresentação de produtos das associações Mestre Noza e Mãe das Dores, ambas de Juazeiro do Norte, e do Mestre Espedito Seleiro, tradicional artesão de Nova Olinda.
Outro espaço com a participação do Cariri será o da Rede de Turismo de Base Comunitária, organizado pelo Ministério do Turismo, onde a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, terá lugar de destaque. Também durante o Salão do Turismo, a secretária de Turismo de Nova Olinda, Wyldiane Sampaio, entregará para a coordenação do Programa de Regionalização do Turismo do Mtur, um relatório das ações realizadas no município, na tentativa de articular novas ações e investimentos públicos no Destino Indutor do Cariri.
Os empresários caririenses, agendados para participar do evento, além dos contatos comerciais e promoção de negócios, pretendem realizar articulações institucionais para concretizar a instalação de seccionais da ABIH e do Convention & Visitors Bureau na região, inspirados no sucesso da Abrasel Cariri, lançada recentemente em Juazeiro do Norte.
A participação do Cariri no Salão do Turismo conta com a articulação no Cariri dos escritórios do Sebrae no Ceará. Durante o ano inteiro, o Sebrae trabalha na preparação e capacitação dos empreendedores no intuito de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Além de ações diretas junto às empresas nos mais diversos projetos, o Sebrae também participa ativamente do Fórum de Turismo, Cultura e Esporte do Cariri e na indução do grupo gestor local, sempre em consonância com as diretrizes do Ministério do Turismo e em parceria com as instituições locais e prefeituras.
Informações da Agência Sebrae de Notícias.
Fonte: Tendências e Mercado, 21 de maio de 2010 - 17:56 - Por Redação

CE: Cariri participa do Salão do Turismo em SP

Sebrae incentiva empresários da região a promover produtos e serviços divulgando os destinos turísticos do Ceará
Com informações Agência Sebrae
Geopark Araripe. Foto: Divulgação
Os principais destinos turísticos do Ceará estarão presentes em mais uma edição do maior evento do turismo brasileiro, o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo.
Participam do evento, diretamente apoiadas pelo Sebrae no Ceará, 25 empresas do litoral leste, oeste, extremo oeste, Cariri e das serras.
O Cariri cearense vai em peso ao Salão do Turismo, promovendo seus principais atrativos e produtos. Um dos destaques é o Geopark Araripe, único geopark do hemisfério sul reconhecido pela Unesco.
O geopark terá um espaço especial no estande do Ceará, e estará presente no Núcleo do Conhecimento, participando de uma mesa de debate sobre “Desenvolvimento Regional: o papel dos Geoparks”. O debate será no dia 29, às 17h.
No artesanato, o Cariri estará presente no estande da Ceart com a apresentação de produtos das associações Mestre Noza e Mãe das Dores, ambas de Juazeiro do Norte, e do Mestre Espedito Seleiro, tradicional artesão de Nova Olinda.
Outro espaço com a participação do Cariri será o da Rede de Turismo de Base Comunitária, organizado pelo Ministério do Turismo, onde a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, terá lugar de destaque.
Os empresários caririenses, agendados para participar do evento, além dos contatos comerciais e promoção de negócios, pretendem realizar articulações institucionais para concretizar a instalação de seccionais da ABIH e do Convention & Visitors Bureau na região, inspirados no sucesso da Abrasel Cariri, lançada recentemente em Juazeiro do Norte.
A participação do Cariri no Salão do Turismo conta com a articulação no Cariri dos escritórios do Sebrae no Ceará. Durante o ano inteiro, o Sebrae trabalha na preparação e capacitação dos empreendedores no intuito de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas.
Além de ações diretas junto às empresas nos mais diversos projetos, o Sebrae também participa ativamente do Fórum de Turismo, Cultura e Esporte do Cariri e na indução do grupo gestor local, sempre em consonância com as diretrizes do Ministério do Turismo e em parceria com as instituições locais e prefeituras.
Fonte: Tendências e Mercado, 20 de maio de 2010 - 14:21 - Por TM

Nenhum comentário: