terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontro discute Integração Regional e Meio Ambiente no Cariri Paraibano

Definido tema do Encontro dos Povos do Cariri

Integração Regional e Meio Ambiente é o tema
A temática para o Encontro dos Povos do Cariri, realizada esse ano na cidade de Taperoá, já foi definida. O tema “Integração Regional e Meio Ambiente” servirá como abordagem para nortear as ações do evento, que tem como intuito, promover o desenvolvimento da região integrando os fatores culturais, econômicos, social, institucional e ambiental dos povos da região, pelos caminhos da cooperação, inovação e empreendedorismo.
O Encontro realizado bianualmente, reforça a ideia de fomentar o protagonismo daquele território, tornando-o um espaço de planejamento e fomento de políticas públicas, que impulsione oportunidades de negócios diversos e, acima de tudo, se constitua num referencial de valorização dos saberes e fazeres dos povos do Cariri.
Com caráter itinerante, este ano o Encontro será realizado entre os dias 03 e 06 de novembro, na cidade de Taperoá. Para o prefeito do município, Deoclécio Moura, o evento proporciona os municípios da região a atuarem de forma conjunta, resultando em melhorias de bem-estar social entre habitantes da localidade. "O tema desse ano proporciona pensarmos a questão do Desenvolvimento Sustentável de modo amplo, em medidas não só de desenvolvimento econômico, como também, em qualidade de vida, saúde, etc.", afirmou.
O Projeto do Encontro é resultado de um trabalho de articulação entre vários parceiros, tendo como Comitê Gestor o Sebreae Paraíba, Instituto Soma, Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC), Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura de Taperoá.
Para Rosa Correia, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, o Encontro dos Povos do Cariri é mais que um simples evento. É o momento em que o território se autoorganiza para discutir, em quatro dias, o presente e futuro do seu povo a partir do desenvolvimento dos diversos setores e atividades econômico-sociais ali discutidos.
Fonte: Museu interativo do Semiárido

Nenhum comentário: