sábado, 23 de abril de 2011

Dia 23 - Dia Mundial do Livro

Livro é bom demais!! Lembranças boas, "viagens" e até cheiros que me trazem os livros. Uma lembrança boa: Visconde de Sabugosa e o Sítio do Pica Pau Amarelo...


O dia internacional do livro surgiu em Catalunha, uma regiãozinha da Espanha que deve ser particularmente nos cutocos do mundo.

 A data era 7 de outubro, a qual eles comemoravam o nascimento de Miguel de Cervantes (traduzindo uma festa para os ricos e poderosos comemorarem o aniversário de alguém), mas em 6 de fevereiro o governo espanhol aceitou a data do rei Afonso XIII  e assinou um decreto instituindo a Festa do livro Espanhol ( o que eu disse, festa de aniversário).

 Em 1930 a data foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes (gostaria muito de entender o porquê desse amor todo por Cervantes).
 Já em 1996, a Unesco decidiu adotar O dia mundial do livro e do direito de autor, em virtude do falecimento de Josep Plan e William Shakespeare, ao qual não está totalmente correto já que na Inglaterra não se usava o calendário juliano, ao que tudo indica a diferença entre o calendário gregoriano era de 10 dias, logo Shakespeare faleceu 10 dias depois de Cervantes, mas mesmo assim vamos comemorar, a Unesco deixou e hoje é o dia mundial do livro e dos direito de autor!
 Vamos ler, reler, comentar e ser feliz! Parabéns à todos os autores que faleceram nessa data e não são lembrados, para todos que escreveram uma grande obra, e à todos os leitores amantes da literatura e da imaginação.

Nenhum comentário: