quarta-feira, 3 de março de 2010

Semiárido - Desmatamento da Caatinga



02/03/2010 - 12h08

Caatinga brasileira teve 16,57 mil km² desmatados em seis anos, o equivalente a onze cidades de São Paulo.

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Atualizada às 15h27

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta terça-feira (2) que o total de caatinga desmatado no Brasil saltou de 43,38% em 2002 para 45,39% em 2008, o que significa que 16.576 km² de vegetação já foram extraídos. A área equivale a onze vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Entre 2002 e 2008, a taxa média de desmatamento foi de 2.763 km² por ano.

Segundo mapeamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a área da caatinga é de 826.411,23 km². A precisão na identificação dos desmatamentos foi de 98,4%. 

Distribuição do desmatamento da caatinga em 2008



  • Em verde, a vegetação; em bege, o desmatamento ocorrido antes de 2002; e em vermelho, os novos pontos de desmate (entre 2002 e 2008). Fonte: Ibama
Para o ministro, os números são "assustadores". "É muito. Isso tem de ser reduzido", disse. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia, se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".

Os Estados que mais desmataram foram a Bahia e o Ceará. Juntos, eles desmataram quase 9.000 km² em seis anos. Em terceiro lugar veio o Piauí, com 2.586 km² no mesmo período.

Desmatamento na Amazônia

A devastação da Amazônia somou 247,6 quilômetros quadrados em outubro e novembro do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Entre os municípios brasileiros que mais desmataram entre 2002 e 2008 estão Acopiara, Tauá, Boa Viagem e Crateús, no Ceará, Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Tucano e Mucugê, na Bahia, e Serra Talhada e São José do Belmonte, em Pernambuco.

A desmatamento, segundo o ministério, provocou a emissão média de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano durante esse período. 

Minc destacou que o desmatamento da caatinga é pulverizado, o que torna mais difícil combatê-lo. Entre as principais causas do desmatamento da caatinga estão o uso da mata nativa para lenha e carvão e o avanço de polos agrícola e pecuário.

“Não haverá solução para a defesa da caatinga sem mudar a matriz energética, com o uso de energia eólica, de pequenas centrais hidrelétricas e do gás natural”, afirmou o ministro.

Segundo dados do ministério, a maior parte do carvão é usada em siderúrgicas de Minas Gerais e do Espírito Santo, no polo gesseiro e no cerâmico do Nordeste e também em pequenas indústrias que usam lenha e carvão. Outra fonte de desmatamento é a pecuária, principalmente a bovina, que está associada ao corte raso da caatinga.

O ministro informou ainda que, de amanhã (3) até sexta-feira (5), serão discutidas, simultaneamente em Juazeiro do Norte e em Petrolina (Pernambuco), soluções para combater o desmatamento e investir no uso sustentável da caatinga. Entre as medidas que serão defendidas está a criação do Fundo Caatinga, proposto pelo Banco do Nordeste do Brasil, e de um fundo de combate à desertificação, proposto pelo Banco do Brasil.

“Nós pleitearemos que o Fundo de Mudanças Climáticas, que tem R$ 1 bilhão, assinado pelo presidente Lula no final do ano passado, tenha metade de seu valor destinado ao Nordeste, região que será mais afetada pelas mudanças climáticas”, disse Minc.

A caatinga é um ecossistema existente apenas no Brasil e abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e da Bahia, além do norte de Minas Gerais, ocupando 11% do território nacional. A flora desse bioma tem 932 tipos de plantas e a fauna, 148 mamíferos e 510 aves.

O ministério pretende mapear cinco biomas brasileiros --Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica-- no prazo de um ano. As imagens devem apontar mudanças na cobertura vegetal do país.



* Com informações da Agência Brasil
 Fonte: UOL Noticias
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/03/02/caatinga-brasileira-teve-1657-mil-km-desmatados-em-seis-anos.jhtm

Sobre esta matéria, ouça o comentário de Sérgio Abranches na CBN:


Quarta, 03/03/2010

Desmatamento de 45% da caatinga não teve razões nobres

Um comentário:

Anônimo disse...

A matétria é muito boa,gostaria de saber qual é penalidade pra quem for pego desmatando a caatinga? para que´possamos denunciar ao IBAMA.