Por Aline  Guedes
A Segunda Conferência  Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em  Regiões Semiáridas (ICID 2010) terá reuniões preparatórias em cinco cidades do  Nordeste e um Encontro Regional, até a sua realização, programada para agosto de  2010, em Fortaleza (CE). Os municípios a receberem os eventos preparatórios são  Picos (PI), Juazeiro do Norte (CE), Sousa (PB), Mossoró (RN) e Feira de Santana  (BA), em datas a serem definidas, e o evento regional ocorrerá no mês de junho,  em Recife (PE). 
Os eventos regionais da  ICID contam com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o  Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), da Universidade Federal do  Ceará (UFC), e outras instituições do Nordeste, como o Instituto Nacional do  Semiárido (INSA/MCT) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).  Já o evento da ICID Nordeste é patrocinado pelo Governo de Pernambuco, com o  apoio do BNB, do INSA e de várias outras instituições.
Esses encontros  preparatórios têm como finalidade a atualização e troca de experiências entre as  instituições participantes, a mobilização da sociedade local, a seleção de  sumários-executivos, o fortalecimento de Redes Temáticas já existentes, a  exemplo da Rede Desertificação do Semiárido Brasileiro, bem como a elaboração de  recomendações de políticas públicas efetivas para a  região.
Nesta segunda-feira (08), a  Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Pernambuco (SRH/PE), em Recife,  sediou uma reunião de planejamento da ICID regional, com as presenças do  secretário da SRH, José Almir Cirilo, do coordenador do Programa Nacional de  Combate à Desertificação (PAN-Brasil/MMA), José Roberto de Lima, do diretor do  Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano Costa, do diretor de da  Agência Nacional de Águas (ANA), Bruno Pagnoccheschi, além de representantes do  Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Fundação Joaquim Nabuco  (FUNDAJ).
Na reunião, foram definidas  atribuições de cada instituição e a equipe básica de preparação, que será  formada pelas Coordenações Geral, Administrativa, Técnica, além da Secretaria  Executiva. Já a seleção dos sumários executivos está a cargo da Secretaria  Executiva da ICID, no CGEE.
O diretor do INSA, Roberto  Germano, explica que o evento regional pretende catalogar as sugestões  decorrentes dos trabalhos dos seminários estaduais, no sentido de agilizar o  processo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG), que visa  à melhoria da qualidade dos recursos naturais, redução da vulnerabilidade,  pobreza e desigualdade, promovendo o desenvolvimento sustentável.  
“Como o próprio termo  sugere, esses eventos preparatórios têm o intuito de aprofundar os conhecimentos  sobre as necessidades locais de convivência com o Semiárido, buscando-se a  geração de um documento a ser apresentado na ICID Internacional, tornando o  evento o mais prático possível” – enfatiza Germano.
Os organizadores da ICID  Nordeste esperam a participação de 200 pessoas, representantes de Secretarias de  Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas,  Federações de Agricultura, Pontos Focais dos Estados, Universidades, dentre  outras instituições. Saiba mais na página eletrônica www.icid18.org.  
-- Aline Guedes Assessoria de Comunicação Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) Site: www.insa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário