quinta-feira, 11 de março de 2010

Governo Federal lança o Portal Brasil



No último dia 3 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, da solenidade de lançamento do novo Portal Brasil, no auditório principal do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O Portal Brasil oferecerá serviços, cultura e informações, para aproximar ainda mais o Estado do cidadão.

São 12 áreas de conteúdos temáticos: cultura, cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo, com mais de 500 serviços integrados. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República - Secom - em parceria com várias instituições dentre elas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o Ministério da Cultura, Funarte, agências reguladoras, entidades do terceiro setor e outras.

O portal também terá uma revista digital com vídeos, infográficos, textos e áudios, inclusive com imagens e informações sobre o patrimônio cultural brasileiro fornecidas pelo Iphan. Na primeira edição, o destaque é a reportagem especial apresentando a Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina - PI.

O portal dispõe de todos os recursos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Para facilitar a leitura, os tamanhos das letras podem ser ampliados, assim como o fundo da tela pode ter a cor alterada para melhorar o contraste. Há, ainda, o recurso de transformar a maior parte dos conteúdos escritos em áudio.

O acesso ao conteúdo pode ser feito de inúmeras maneiras, inclusive a partir do perfil do visitante. Inicialmente, estão sendo oferecidas informações segmentadas para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa. Há previsão de estender para as crianças, idosos, servidores públicos, mulheres e outros públicos. Na busca por temas há  informações sobre campanhas de vacinação, nutrição infantil, banco de leite, farmácia popular, Disque Saúde, previdência privada, restituição da Receita Federal, Imposto de Renda, documentação, mercado de trabalho, agricultura, comércio exterior, folclore, patrimônios culturais, tipos de clima, dados demográficos, fauna e flora rural.

O Portal Brasil reúne, também, informações que até então estavam distribuídas nos vários portais do governo, fato que dificultava a leitura transversal dos temas.
Com a maior parte dos conteúdos em versões para o inglês e espanhol, o novo portal pretende fortalecer a imagem institucional do país no exterior e ter maior capacidade de influenciar favoravelmente nas decisões de estrangeiros em relação ao Brasil.

É possível acompanhar o Portal pelo twitter - http://twitter.com/portalbrasil. Sigam-no e mantenham-se atualizados sobre tudo o que está publicado. Por esse canal, também é possível colaborar com divulgação do portal de comunicação pública no país.


Fonte: Ascom - Museu Interativo do Semiárido

Nenhum comentário: