terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ceará tem 118 projetos para leilão de eólica

17/11/2009

Edital do leilão, que acontecerá no dia 14 de dezembro, foi divulgado pela Aneel. Habilitações saem no fim deste mês

Empreendimentos podem gerar carga de reserva de até 13.341 MW para o Brasil. Contratos serão de 20 anos. Foto: Kid Júnior

O Ceará é o segundo estado com maior número de projetos cadastrados para o primeiro leilão de energia eólica do Brasil, que será realizado no dia 14 de dezembro. Com 118 empreendimentos inscritos, fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 134. No último dia 11, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o edital do leilão, que tem prazo inicial para suprimento energético a partir de 1º de julho de 2012.

O leilão será exclusivamente voltado para contratação de fonte eólica e será realizado na modalidade de reserva, que se caracteriza pela contratação de um volume de energia além do que seria necessário para atender à demanda do mercado total do País. Os Contratos de Energia de Reserva (CER) terão duração de 20 anos e serão celebrados entre os agentes vencedores e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o preço máximo para submissão de lances é de R$ 189 por megawatts/hora (MW/h). As empresas cearenses interessadas no leilão, somadas, têm potencial para gerar 2.743 MW. Apenas os estados do Rio Grande do Sul, com 2.894 MW e do Rio Grande do Norte, com 4.745 MW, apresentam projetos com maior capacidade de geração de energia eólica.

Habilitações

Na última semana deste mês, segundo informou a assessoria de comunicação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), serão divulgadas as empresas que terão habilitações técnicas aprovadas. Na fase seguinte, os participantes não outorgados deverão depositar garantia no valor de 1% do empreendimento, enquanto os outorgados deverão desembolsar R$ 20 mil por lote.

A EPE recebeu 441 projetos, de 11 estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, com capacidade para gerar um total de 13.341 MW. A importância do leilão pode ser medida na comparação desse potencial com o que Itaipu produz, 14 mil MW.

O leilão seguirá o modelo de inversão de fases, com habilitação posterior para as usinas vencedoras. Foi definido um conjunto tarifário alternativo de TSUT (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão).

Confiabilidade

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a nova fonte de energia permitirá aumentar a confiabilidade do sistema de oferta e energia do País.

Na avaliação de Mauricio Tolmasquim, presidente da EPE, o grande número interessadoss em investir na geração eólica permite antever uma forte competição no leilão, que propiciará contratação de energia a preços atrativos para o consumidor.

"O sucesso do leilão está garantido, na medida em que o interesse dos empreendedores superou as expectativas até do mais otimista dos analistas. Basta constatar que o total de capacidade inscrita equivale a cerca de dez usinas nucleares como a de Angra 3", destaca.

GUTO CASTRO NETO
REPÓRTER

Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Negócios. 17 de novembro de 2009.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=692751

Nenhum comentário: