sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Seminário Internacional "Agricultura familiar, soberania alimentar e sistemas financeiros rurais: desafios e oportunidades diante da crise"

Promovido pelo BNB, evento reunirá 350 participantes de países da América Latina e Caribe


Qual o papel da agricultura familiar e das economias camponesas em um cenário internacional globalizado, com redução de mercados de comércio justo e crises alimentares? Que impacto os fenômenos globais, como as alterações climáticas e a crise financeira podem ter sobre a produção agropecuária de pequena escala?

Que modelos de regulamentação e políticas públicas podem ser implementados com vistas à expansão e propagação de serviços financeiros e bancários no meio rural? Essas e outras questões serão discutidas durante o III Seminário Internacional de Finanças Rurais, que será realizado em Fortaleza, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Hotel Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980). O evento é uma promoção do Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco Central, Corporação Andina de Fomento e Fórum Latinoamericano e do Caribe de Finanças Rurais (Forolacfr), Instituto Nordeste Cidadania e sistema de cooperativas Cresol.

A abertura do seminário contará com a participação do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith – que proferirá o discurso de boas-vindas aos participantes – e do diretor de Gestão do Desenvolvimento, José Sydrião de Alencar Júnior, o qual participará de painel sobre o impacto de mudanças climáticas, fenômenos e crises globais na segurança alimentar, agricultura familiar e economias camponesas.

“Será uma oportunidade extremamente importante para discutir o fomento às microfinanças rurais como estratégia de inserção social e garantia de seguridade alimentar, além de conhecer as experiências de outros países e debater políticas públicas direcionadas para este segmento. Acredito que realizar um fórum desse porte na região Nordeste é certamente reflexo dos resultados que temos obtido no âmbito das microfinanças rurais, onde destaco o nosso programa de microcrédito rural, o Agroamigo”, disse Alencar.

O evento também contará com a participação do superintendente da Área de Agricultura Familiar e Microfinança Rural do BNB, Luís Sérgio Farias Machado, que debaterá sobre o papel dos bancos de desenvolvimento e a importância de seus programas de microcrédito para inclusão social e financeira das populações rurais da América Latina e Caribe.

Durante o seminário, será lançado ainda o livro “Microfinanciamento na África do Oeste: Lições Africanas”, com a presença de representantes de Mali, Burkina Fasso e Senegal. A programação completa e outras informações já estão disponíveis no endereço www.forolacfr.org.

A expectativa é de que o evento reúna 350 participantes, entre legisladores, diretores e executivos de instituições financeiras (cooperativas, ONGs, bancos, financeiras) e bancos de desenvolvimento, agentes públicos (em particular agentes de regulamentação financeira e de departamentos de agricultura) e representantes de organizações de cooperação internacional e de produtores de diversos países da América Latina e Caribe.

Agroamigo

Criado em 2004 em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, objetiva conceder financiamento agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) com renda bruta anual de até R$ 6 mil. Atualmente, o programa atende 1.446 municípios brasileiros e já realizou 725 mil operações de crédito, disponibilizando R$ 964 milhões em financiamentos.

Fonte: https://www.bnb.gov.br/Content/aplicacao/Grupo_Principal/Nordeste_Noticias/conteudo/nordeste_noticias_detalhes.asp

Nenhum comentário: