terça-feira, 17 de novembro de 2009

Distribuição de sementes


Fortaleza. O Projeto Hora de Plantar vai começar a distribuir, no mês de dezembro, pela região do Cariri, 4.030.450 quilos de sementes para os agricultores do Estado do Ceará. A expectativa é de contemplar 184 mil produtores.

Segundo o coordenador do Desenvolvimento da Agricultura Familiar, no qual o Projeto Hora de Plantar faz parte, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Lemos, foram investidos R$ 17 milhões em recursos. Depois do Cariri, conforme ele, a distribuição continuará pelos Inhamuns, Ibiapaba, Baturité e Centro-Sul.

Os agricultores que receberão as sementes, segundo Lemos, são pessoas que "já fazem parte e estão inscritos no projeto, que foram selecionados pela Ematerce, secretarias municipais de Agricultura e sindicatos de trabalhadores rurais".

Entre as sementes distribuídas estão: 46,2 mil quilos de algodão; 70 mil quilos de arroz; 70 mil quilos de amendoim; 460 mil quilos de feijão caupi; 110 mil quilos de feijão phaseolus; 750 quilos de gergelim, 8.500 quilos de girassol; 150 mil quilos de mamona, entre outras. Serão distribuídas, ainda, 700 mil mudas de cajueiro anão precoce.

A previsão de como será a estação chuvosa do Estado do Ceará só sairá em janeiro de 2010. Conforme o meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, somente a partir de janeiro é que a situação no Oceano Atlântico se definirá e este quadro é um dos principais fatores de influência das chuvas no Estado. "Não podemos fazer uma previsão agora, só em janeiro".

Ele adiantou que o fenômeno El Niño está no Oceano Pacífico e isso pode prejudicar um pouco as condições. "Uma característica quando se tem o El Niño é as chuvas ficarem abaixo da média histórica. Por isso, precisamos esperar as condições do Oceano Atlântico". A previsão é que o El Niño comece a desaparecer e a perder forças só a partir de maio do ano que vem.

Fonte: Jornal Diário do Noredete. Caderno Regionla. 17 de novembro de 2009.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=692581

Nenhum comentário: