sábado, 22 de maio de 2010

Valorização da Caatinga desde a infância


Bioma cearense

Caatinga ganha álbum de figurinhas

Estudantes de escolas públicas no Sertão dos Inhamuns recebem álbuns de figurinhas sobre a Caatinga. Meta do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que implementa o projeto Mata Branca, é disseminar a preservação do bioma eminentemente cearense junto aos alunos
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br 
22 Mai 2010 - 19h56min

Álbum do projeto Mata Branca possui 144 figurinhas relacionadas com a Caatinga e cultura cearense(Foto: DIVULGAÇÃO)

Espécies da fauna e da flora específicos da Caatinga, único bioma encontrado. exclusivamente no Nordeste do País, ganharam as páginas de um álbum de figurinhas distribuído nas escolas da rede pública de municípios da Região dos Inhamuns - onde existem ações direcionadas para a preservação da Caatinga. 

Os estudantes receberam um álbum com 144 figurinhas elaborado pelo professor Luiz Antônio Gomes Santos. A ideia foi de um grupo de técnicos do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que trabalha o combate à desertificação na região. 

``Nós encontramos uma maneira prática de disseminar o projeto Mata Branca para as crianças que muitas vezes não conhecem as ações do projeto que estão sendo realizadas na região e nem mesmo as belezas da Caatinga``, diz a presidente em exercício do Conpam, Maria Tereza Bezerra Farias Sales. 

Ela lembra que os estudantes daquela região já convivem com o bioma, então fica fácil reconhecerem as figurinhas do álbum. A distribuição será em escolas públicas de Tauá, Crateús, Novo Oriente, Independência, Parambu e Quirterianópolis. 

Além de estimular a educação ambiental, o álbum deve ajudar os estudantes a reconhecerem os sítios arqueo-paleontológicos e também personagens sertanejos que se dedicaram a preservar a Caatinga no Ceará. Entre eles, o poeta popular, reconhecido internacionalmente, Patativa do Assaré e o ambientalista e pesquisador Joaquim de Castro Feitosa, que foi pioneiro na região dos Inhamuns na defesa do bioma e das características históricas. Feitosa se dedicou à preservação do rico acervo paleontológico do município de Tauá, o maior do Sertão dos Inhamuns, e fundou um museu na cidade que é visitado por estudantes, pesquisadores, estudiosos e turistas. 

SERVIÇO 
Mais informações no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Conpam) 
pelo telefone (085) 3101-1234 

E-MAIS 

> O bioma Caatinga é único no mundo. Estende-se por toda a região Nordeste (Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Norte de Minas Gerais), abrangendo aproximadamente 11% do território brasileiro. 

> Apresenta uma grande variedade de paisagens, riquezas biológicas e endemismos. Em conjunto, os estados da Bahia e do Ceará detêm cerca de 60% da sua área total. Cerca de 70% da população do Ceará reside na área da Caatinga, enquanto que na Bahia o índice é de 50%. 

> A principal causa apontada para a degradação dos recursos naturais renováveis desse bioma é a pressão antrópica (vivência do homem na terra) sob as mais variadas formas de uso, com intensidade e frequência superiores à capacidade de regeneração natural dos mesmos

Nenhum comentário: