terça-feira, 29 de novembro de 2011

Agroecologia no Semiárido


Agricultores do semiárido alagoano recebem da Codevasf kits para produção agroecológica de alimentos




imageUnidade PAIS doada pela Codevasf para instalação em Piranhas
A produção agroecológica de alimentos no semiárido alagoano será fortalecida a partir desta sexta-feira, 25 de novembro, com a entrega de 25 kits do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a agricultores familiares de assentamentos da reforma agrária no povoado Juá, município de Delmiro Gouveia. A entrega dos kits está marcada para às 15h no povoado. No local, haverá uma unidade demonstrativa do PAIS já instalada.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, a instalação de unidade agroecológica no sertão alagoano demonstra a vocação da região do semiárido para produção de alimentos. “Há uma imagem de que o semiárido brasileiro é um local inapropriado para agricultura ou agropecuária. Isso é um erro grave. Com a aplicação correta de técnicas de manejo de solo e água, aliada a saberes milenares da agroecologia, com respeito e conhecimento das condições climáticas e de solo, o sertão pode tornar-se um polo de produção de alimentos”, destacou.

Ele ainda afirmou que a entrega dos kits adquiridos pela Codevasf integra a estratégia de desenvolvimento regional da companhia de fortalecer a agricultura familiar no Baixo São Francisco alagoano.

Participarão da cerimônia de entrega dos kits aos agricultores, além do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, a vice-prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, que representará o prefeito Luiz Carlos Costa, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri/AL), do SEBRAE/AL, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Delmiro Gouveia, vereadores, entre outros.

PAIS
O PAIS é uma tecnologia social criada pelo Sebrae com o objetivo de promover técnicas mais próximas da cultura tradicional natural, com isenção de agrotóxicos e aproveitamento integral de recursos, resultando numa dependência mínima de insumos externos à propriedade rural.

O kit PAIS é composto por um sistema de irrigação que possui uma bomba para captação de água de uma fonte já existente na propriedade. A água captada fica armazenada numa caixa de água de 5 mil litros e, por gravidade, através de mangueiras de irrigação, será transportada para irrigação das hortas do sistema PAIS utilizando o sistema de gotejamento e microaspersão.

Nenhum comentário: