quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Artigo de Suely Chacon sobre Desenvolvimento Sustentável

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO SOCIAL: RESPONSABILIDADE DE CADA UM.(*)
Suely Salgueiro Chacon[1]

Uma sociedade só alcança o seu pleno desenvolvimento quando é capaz de eliminar todas as barreiras que dificultam o acesso aos bens e serviços básicos e que promovem a privação do ser humano. Desenvolver é um processo complexo que deve ser analisado de uma perspectiva histórica, e percebido a partir das dimensões que atestam sua sustentabilidade: social, econômica, ambiental e político-institucional. Acima de tudo, desenvolver é perceber as necessidades inerentes das pessoas em seu espaço, de conformidade com sua cultura, e tratar de garanti-las, sem agredir a natureza, que é a base de tudo, e pensando sempre nas gerações futuras.
É certo afirmar que a adoção do conceito de desenvolvimento sustentável como algo positivo e necessário revolucionou a forma de gerenciar recursos em todo o mundo. Não se concebe um governo ou uma empresa que ignore esses preceitos. E alcançar o verdadeiro desenvolvimento sustentável tornou-se uma meta incontestável.
Porém, as “cartas de intenções” de políticos, instituições, organizações e governos não têm se traduzido ainda em melhorias verdadeiras e permanentes para a grande parte da população mundial. Informações recorrentes atestam o aumento da pobreza, da fome, do desemprego, da violência e, o que é pior, da desesperança em todo mundo, especialmente para os pobres dos países chamados “em desenvolvimento”, como o Brasil. Isto significa um grande desafio para a sociedade como um todo.
Nesse ponto cabe ressaltar a importância do desenvolvimento promovido em cada estado da Federação. As iniciativas locais podem significar a diferença em relação ao ritmo de cada estado em relação ao país como um todo. Um plano de desenvolvimento sustentável para o Brasil deve partir de discussões em âmbito local, com ampla participação de diversos segmentos. Os atores que participam da discussão em cada nível devem representar a sociedade civil, o poder público, o setor produtivo e o terceiro setor. E as variáveis a serem analisadas se organizam a partir das quatro dimensões citadas, que se inter-relacionam e englobam os atores que participam do processo de desenvolvimento sustentável (econômica, social, ambiental e político-institucional). Feito essa aproximação local do conceito e de suas variáveis é possível discutir o todo necessário para alcançar o desenvolvimento sustentável em âmbito nacional.
Para além dessas premissas básicas aqui levantadas, cabe ressaltar que agir para o alcance do desenvolvimento sustentável e pela a inclusão social é responsabilidade de toda a sociedade, e de cada um de nós. É importante que tenhamos em mente que um ambiente favorável para isto no Brasil só se consolidará quando todos os que hoje podem se sentir incluídos assumirem sua responsabilidade diante das necessidades daqueles hoje excluídos e expropriados dos direitos básicos de todo ser humano.


(*) Artigo publicado em março de 2007 no jornal da AFBNB.
[1] Economista. Doutora em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental (CDS-UnB). Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará. Coordenadora do curso de Economia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Nenhum comentário: