quinta-feira, 14 de maio de 2009

Últimas notícias das chuvas no Ceará

ÁGUAS DO CEARÁ

Imagens do Satélite Meteosat-9, no canal infravermelho, do dia 14/05/2009 das 16h00min local, mostra o céu parcialmente nublado em boa parte do Ceará
Fonte: http://www4.funceme.br/funceme/categoria1/tempo-e-clima/categoria1/tempo-e-clima/previsao-diaria-do-tempo/

Após 24 anos, açude sangra em Russas
14/05/2009 - 14:40

Os moradores de Russas, no vale do Jaguaribe, estão em festa. Depois de 24 anos, o açude Farias de Sousa, que abastece a cidade, sangrou na madrugada desta quinta-feira (14). O açude tem a capacidade de armazenamento de 12,3 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório abastece a sede e todos os distritos de Russas.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=257616&modulo=178

Açude Castanhão está com 96% da capacidade

TV Verdes Mares
14/05/2009 - 14:39


Técnicos da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) monitoram diariamente as comportas do açude Castanhão, que está com 96% da capacidade. Quatro comportas estão abertas deixando vazar 800 metros cúbicos por segundo. O controle é para evitar inundações nos municípios da região Jaguaribana.


Chuvas
Choveu em 99 municípios desta quarta-feira para esta quinta-feira (14). Segundo a Funceme, a maior chuva foi em Camocim, no litoral Oeste, com 45 milímetros. Em Umirim, na região Norte, foram 37 milímetros. Em Jardim, no Sul do estado, a chuva foi de 35 milímetros. A previsão da Funceme é de chuva em todas as regiões do estado nas próximas 24 horas.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=257615&modulo=178


Bacias atingem capacidade - Em maio, chuva no Ceará deve ficar acima da média

Bom Dia Ceará
14/05/2009 / 10:13

Das onze bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento de água no Estado, seis já atingiram a capacidade máxima. São as bacias do Acaraú, Coreaú, Litoral, Curu, Baixo Jaguaribe e rio Parnaíba. A bacia do Alto Jaguaribe atingiu quase 98%. As bacias Metropolitana e do Salgado também estão com mais de 90% da capacidade. A bacia do Banabuiú, no Sertão Central, está com 85%.

É o maior volume de água armazenado da história. Tanta água é motivo de preocupação. Segundo a Funceme, no mês de maio, a chuva deve ficar acima da média no Ceará. O período de chuva deste ano já é o maior dos últimos 24 anos. A última chuva, em Morada Nova, de 160 mm, deixou 9.000 pessoas desabrigadas ou desalojadas. A água invadiu casas, ruas e avenidas. Prefeitura, escolas e até a casa de detenção de Morada Nova ficaram alagadas. Presos tiveram que ser transferidos para Fortaleza.


Muita água ficou acumulada na cidade, e para escoá-la, o DNOCS e a Cogerh anunciaram que fariam uma abertura no canal da estação de bombeamento do perímetro irrigado de Tabuleiro de Russas. Para saber como foi a obra para escoamento da água, o Bom Dia Ceará conversou com o assistente da presidência da Cogerh, Yuri Castro. Confira a entrevista no vídeo ao lado.


Aumentou o número de atingidos pelas cheias no Ceará. Já são quase 60 mil o número de desabrigados e desalojados pelas enchentes no Estado. Os números são da Defesa Civil. Mais de dez mil casas foram destruídas ou danificadas. Em Morada Nova, foram mais de 900 casas danificadas. Em Jaguaruana, o número chega a 1.000.


Para ajudar as vítimas das enchentes no Estado, o planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura deve receber doações em troca de ingressos neste final de semana. O planetário vai receber água potável e alimentos, e você também pode ajudar, ligando para a Defesa Civil, através do telefone 199.

http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/bacias-atingem-capacidade/


Quarenta municípios já decretaram situação de emergência

TV Diário
14/05/2009 - 14:27

Sobe para 40 o número de municípios cearenses que decretaram situação de emergência. A medida é tomada pelas prefeituras para que as famílias atingidas pelas chuvas recebam assistência do Governo do Estado de maneira mais rápida.


Toda quadra chuvosa forte, como a deste ano, que supera a média histórica, tem duas conseqüências. Se por um lado, cidades inteiras estão ilhadas, por outro, a fartura de água garante abastecimento humano e animal.

O volumento de água acumulado nos reservatórios do ceará, principalmente nos de grande porte, dão tranqüilidade pelos próximos cinco anos.

Estradas da região norte do Ceará - a mais afetada pelas chuvas

Foto: http://jluis.my1blog.com/2009/04/29/estradas-da-regiao-norte-motoristas-devem-redobrar-atencao/

Nenhum comentário: