sexta-feira, 8 de maio de 2009

BNB LANÇA EDITAIS PARA PESQUISA E DIFUSÃO DECONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

O Banco do Nordeste (BNB), por intermédio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), acaba de lançar dois editais de seleção de projetos de pesquisa e difusão de conhecimento científico e tecnológico. Os editais (Avisos 04/2009 e 05/2009) referem-se ao apoio à elaboração de teses e dissertações para formação de recursos humanos, mediante concessão de auxílio financeiro a estudantes de mestrado ou doutorado que desenvolvam projetos com temáticas de relevância para o desenvolvimento do Nordeste.
O Aviso 04/2009 está relacionado à área de Economia, enquanto o Aviso 05/2009, às áreas de Sociologia, Planejamento urbano e regional, Geografia, Meio ambiente, Desenvolvimento regional e Turismo. As entidades proponentes devem ser, necessariamente, instituições de ensino superior, com sede na área de atuação do BNB (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), com programas de pós-graduação stricto sensu cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conceito igual ou superior a três.
Oriundos do Fundeci e operacionalizados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), os recursos, no valor de R$ 176,4 mil para cada edital, serão concedidos às entidades proponentes em caráter não-reembolsável.
Outros editais
Recentemente também foram lançados três outros editais, referentes à pesquisa e difusão de tecnologias para caprinos e ovinos (Aviso 01/2009), para Arranjos Produtivos Locais (APL) de Sergipe (Aviso 02/2009) e ao apoio à elaboração de teses e dissertações sobre APL de Sergipe (Aviso 03/2009).
Exigências nutricionais, sistemas de produção com indicadores econômicos e zootécnicos de alternativas de cruzamento, manejo sanitário, reflorestamento com espécies forrageiras nativas, desenvolvimento de rações de baixo custo, implantação de bancos comunitários e energias alternativas são algumas das linhas temáticas contempladas.
Prazos
Para o Edital 01/2009, os projetos devem ser apresentados até o dia 04 de maio, para os Avisos 02/2009 (APL de Sergipe) e 03/2009 (teses e dissertações de APL de Sergipe), o prazo é até 04 de junho, e para os 04/2009 e 05/2009, os projetos devem ser apresentados até 27 de maio.
Os interessados podem acessar a página www.bnb.gov.br <http://www.bnb.gov.br/> e procurar o menu do Fundeci, em que estão disponíveis os editais e o download do formulário. A divulgação dos projetos pré-selecionados está prevista para 30 dias após o prazo final de recebimento das propostas.

Nenhum comentário: