segunda-feira, 15 de março de 2010

Cultura e Tradição - Dia de São José


FARINHADA E CAVALGADA

Muita tradição para lembrar São José

15/3/2010 Clique para Ampliar
A tradição da farinhada foi um dos pontos altos da programação do fim de semana em Cachoeira 
KID JUNIOR
Distante 20 Km da sede de Maranguape, Cachoeira comemorou, no fim de semana, o dia do padroeiro, São José

A chegada do dia do padroeiro de uma cidade do interior é sempre uma festa. Muita dança e muita comida, além das tradicionais manifestações culturais, como a farinhada e a cavalgada.

A comemoração do dia de São José não foi diferente no distrito de Cachoeira, distante 20 Km da cidade de Maranguape, realizada na sexta e no sábado passados. O santo é padroeiro do distrito, assim como é do Estado e de muitos outros municípios cearenses.

A 7ª Farinhada e a 6ª Cavalgada de Cachoeira atraíram a população do município e até de outros próximos a participar do evento, realizado no Ecomuseu de Maranguape, instalado num casarão datado de 1854. A festa começou na casa de farinha, com uma produção incansável de beiju e tapioca, ainda na sexta-feira, dia 12.

A notícia de que a farinhada começou atraiu gente de todo canto de Maranguape para comprar os produtos tão comuns nas mesas dos cearenses. Só no primeiro dia de farinhada, 800 beijus foram vendidos, segundo o agricultor Antônio Gilson Rodrigues, que também preside o Comitê Agrícola do distrito.

No sábado, dia 13, logo cedo, cerca de 150 cavaleiros partiram do Ecomuseu para um passeio em homenagem ao santo. A cavalgada é mais uma tradicional manifestação cultural da zona rural brasileira, geralmente ligada às festas religiosas. Esperados ansiosamente pelo público, os cavaleiros estavam de volta ao ponto de partida às 14 horas de sábado.

Com a chegada dos cavaleiros, a festa continuou com muito forró pé de serra e ainda um bingo. E, é claro, comidas típicas também não podiam faltar. O próximo evento será o Festival do Feijão Verde, a ser realizado no dia 17 de abril.


FERNANDA DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário: