quinta-feira, 18 de junho de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL - Impactos no Semiárido brasileiro


A região Nordeste será uma das mais atingidas pelo aquecimento global, representando perda de 1/3 da sua economia
O problema do semiárido —atinge os nove estados nordestinos, além do Norte de Minas Gerais e o Espírito Santo — não se resume apenas à escassez de água e irregularidade climática. Um dos principais agravantes é a concentração de miséria, representada por baixos índices de educação, saneamento e saúde atingindo 2 bilhões de pessoas em quase todos os continentes, como destacou o professor Antônio Rocha Magalhães, diretor da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semi-Áridas (ICID+18). O evento será realizado de 16 a 20 de agosto, do próximo ano, no Ceará.


A solenidade de lançamento da conferência contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que fez o seguinte prognóstico: ´Estudos apontam que o semi-árido nordestino será o mais afetado pelo aquecimento, fazendo com que a região sofra perda de 1/3 na sua economia´. O ministro chamou a atenção , também, para a importância da preservação do bioma caatinga.


Um dos principais desafios da região é conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental no semiárido que atinge cerca de 86% do território do Ceará. “A II ICID terá como foco o desenvolvimento nas regiões semi-áridas que poderão se tornar ainda mais áridas”, disse Magalhães. Devido à fragilidade dessas regiões, o agronegócio é indicado em apenas 3%. Em 97% pode acontecer a agricultura de sequeiro que precisa ser bem administrada.


Já Carlos Minc enfatizou que ´antes, o Ministério do Meio Ambiente se resumia em proteger a floresta Amazônica´. ele prometeu a criação de uma lei, denominado de Fundo de Clima que vai tirar 10% dos royalties do petróleo para aplicar na região do semi-árido.


´Serão R$ 900 milhões/ano sendo a metade destes recursos destinados ao Nordeste´, prometeu. Ele aposta no Ceará como o principal Estado brasileiro a produzir energia limpa, no caso, eólica. O governador Cid Gomes garantiu que, até o fim deste mês, o Ceará vai ser o Estado com maior potencial de energia eólica, estimando em 500 mega watts.


Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Cidade - Fortaleza, 18-06-09
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=647396

Um comentário:

Anônimo disse...

Como estão se preucupando com o semi-aridoe ao mesmo tempo que estão contruindo projetos que destroem o meio ambiente.
ex: Barragens e Transposição( o rio são francisco não tem condição de aguentar projetos como esses tendo em vista seu atual estado, com a transposição estão afetando a caatinga para fazer os canais)
Que especie de preucupação é essa?