quarta-feira, 17 de junho de 2009

17 de Junho - Dia mundial de Combate à Desertificação e à Seca


Hoje é mais um desses dias que devem ser encarados como uma oportunidade de reflexão. Um lembrete mais forte de nossa responsabilidade para com o Planeta e para com nossos semelhantes. Todo dia é dia de se cuidar da natureza de modo a evitar processos de degradação. A instituição de datas que marquem um movimento de luta é uma forma de chamar atenção de todos para o que se tem feito e para o que falta fazer. Assim é com o dia mundial de combate à Desertificação e à Seca.

Para o nosso Semiárido é um dia relevante uma vez que estamos inseridos em um dos Biomas mais vulneráveis a esse processo, com várias áreas da Caatinga já atingidas pela desertificação, e inúmeras famílias ainda susceptíveis aos efeitos das secas periódicas.

No Ceará, nesse dia 17 de junho de 2009, será lançada a da ICID+18 - Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas. Em 1992, precedendo a ECO-92, foi realizada no Ceará a primeira ICID, que lançou a Declaração de Fortaleza, docuemnto que buscava encontrar ações para a paromoção do desenvolvimento sustentável nas regiões semiáridas e serviu de base para as discussões sobre o tema na ECO-92.

Veja abaixo as notícias relacionadas com a ICID+18.
Solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes e do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

A solenidade de lançamento da ICID+18 - Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – será realizada no próximo dia 17 de junho, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema. O evento contará com a presença do Governador Cid Gomes e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A ICID+18 será realizada em Fortaleza, em 2010. O evento, que acontecerá de 16 a 20 de agosto do próximo ano no Centro de Convenções, servirá de base para as discussões da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012.

A iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e tem o apoio Banco do Nordeste, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Embrapa, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Rede Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Illinois, além de outras Universidades e Centros de Pesquisa.

A ICID +18 abordará os temas “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas Regiões Semi-Áridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”.

A expectativa é de que pelo menos 2000 participantes, de mais de 50 países participem do evento. De acordo com Antonio Rocha Magalhães, diretor da ICID+18, “antes do evento principal, serão realizados vários eventos preparatórios, ao longo de 2009 e primeiro semestre de 2010, com vistas a gerar trabalhos e informações de natureza científica e de políticas públicas sobre regiões semiáridas de todo o mundo”.
Cid Gomes e René Barreira se reunem em Washington (EUA) com BID e Banco Mundial para discutir a realização da ICID +18.

O governador Cid Gomes se reúne nesta semana, em Washington (EUA), com diretores do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird). Na pauta das reuniões estão as operações bancárias para o Estado, projetos para recursos hídricos, inovação tecnológica e a realização da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade em Regiões Semi-Áridas (ICID +18). O governador retorna ao Ceará na quinta-feira (21), quando participará da avaliação do PAC, juntamente com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no Centro de Convenções, e da assinatura do memorando para a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém, no Palácio Iracema. Cid viaja acompanhado do secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, e do técnico Joaquim Magalhães.

A ICID +18 será lançada no dia 17 de junho (Dia Internacional de Combate à Desertificação), em Fortaleza, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A Conferência será realizada em agosto de 2010 no Ceará. Durante um ano, cientistas, pesquisadores, entidades ambientalistas e os governos de mais de 50 países prepararão documentos e relatórios para serem debatidos durante o evento do ano que vem. O lançamento da ICID + 18 será acompanhado pela comunidade científica brasileira e internacional, além de veículos de comunicação dos cinco continentes. "A realização deste evento demonstra a preocupação mundial crescente de como as mudanças climáticas poderão afetar o desenvolvimento do semi-árido de vários países. O Ceará, por contar com grande área de semi-árido foi escolhido também por ter diversos estudos sobre este tema", afirma o governador Cid Gomes.

A ICID + 18 será o maior centro de discussões do mundo sobre o tema e acontecerá 18 anos após a sua primeira realização, também no Ceará. A ICID 92, realizada em janeiro de 1992, foi fundamental para que o tema do semiárido fosse debatido durante a ECO 92, no Rio de Janeiro. Assim como a primeira conferência, a ICID + 18 servirá como base para discussões na RIO + 20.
ICID + 18

A II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID + 18), acontecerá na Capital do Ceará, Fortaleza, entre os dias 16 e 20 de agosto de 2010. Ela está sendo organizada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério do Meio Ambiente e já conta com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, Embrapa, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Illinois (EUA).

Os objetivos desta nova Conferência são reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta; atualizar o conhecimento sobre assuntos concernentes a regiões semi-áridas nos últimos 20 anos: aspectos ambientais e climáticos (variabilidade e mudanças), vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável; Explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas; e Gerar informações para subsidiar os governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

Durante a ICID + 18, serão debatidos três temas principais: Clima. Variabilidade Climática Atual: secas, cheias. Cenários de Mudanças Climáticas; Vulnerabilidades e Impactos de variabilidade e mudança do clima; Políticas Públicas para adaptação a mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável de regiões semi-áridas. Para embasar todo o conteúdo de debates para a ICID + 18, estão sendo encomendados cerca de 30 estudos de caso em todo o mundo para serem analisados por cientistas, pesquisadores e ambientalistas durante o evento.
A ICID 92
A primeira Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 92) foi realizada em Fortaleza entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro de 1992. Organizado pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Esquel Brasil, a conferência recebeu ainda o apoio de entidades como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação MacArthur, Governo Holandês, Banco Mundial, Embrapa e CNPq.

A ICID 92 reuniu na época mais de 1200 pesquisadores e cientistas, que debateram sobre o semi-árido de cada região do mundo. Como resultado da Conferência, foi produzida a Declaração de Fortaleza - A busca do desenvolvimento sustentável para as regiões semi-áridas. Este documento serviu como base de discussões durante a ECO 92.

Além da Declaração de Fortaleza, a ICID 92 produziu uma série de documentos que contribuíram para o desenvolvimento de pesquisas em todos os países que contam com regiões semi-áridas. Entre estes documentos, estão os Anais da Conferência (publicados em português, espanhol, inglês e francês); o livro publicado pelo Ipea, Desenvolvimento sustentável no Nordeste; e o livro publicado pela Cambridge University Press, Climate Variability,Climate Change and Social Vulnerability in the Semi-arid Tropics.

Os representantes da ICID 92 na ECO 92, conseguiram ainda aprovar artigos dentro da Convenção de Combate à Desertificação (UNCCD). Para o Brasil, os resultados da ICID 92 culminaram na elaboração do Projeto Áridas: Uma metodologia de planejamento para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Uma conferência internacional sobre o tema foi realizada em 1995 em Pernambuco, que proporcionou a produção de planos de desenvolvimento sustentável para sete Estados brasileiros: Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia (Projeto Umidas).
Fonte: http://www.sct.ce.gov.br/noticias/ceara-vai-sediar-conferencia-internacional-sobre
Para mais informações sobre desertificação no Brasil, consulte o Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil / MMA, Secretaria de Recursos Hídricos, Universidade Federal da Paraíba; Marcos Oliveira Santana (org). Brasília: MMA, 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_desertif/_arquivos/129_08122008042625.pdf

Nenhum comentário: