segunda-feira, 15 de junho de 2009

PECNORDESTE 2009 - Agronegócios para a pecuária

Fortaleza sedia, de hoje até quinta-feira, dia 18, o XIII Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste 2009)

Fortaleza. Com expectativa de público de 40 mil pessoas, o PecNordeste acontece no Centro de Convenções do Ceará, objetivando fortalecer o agronegócio da pecuária, bem como estimular a integração dos diversos setores produtivos envolvidos. A meta é promover o desenvolvimento do setor na região Nordeste.

A abertura do evento acontece, hoje, às 19 horas, e contará com a presença da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abre, e do titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes. O tema deste ano será “Semi-Árido — pecuária e desenvolvimento”, a partir do qual o evento vai proporcionar palestras, cursos, mesas-redondas, simpósios, painéis, aulas práticas e oficinas de capacitação.

No total, as atividades promovidas no evento vão envolver dez segmentos produtivos: apicultura, aqüicultura e pesca, artesanato, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, eqüinocultura, estrutiocultura (avestruz), suinocultura e turismo no espaço rural e natural. Também haverá um festival gastronômico durante a edição do PecNordeste 2009.

Durante a abertura do seminário, também haverá a entrega da Medalha Mérito Rural Professor Prisco Bezerra. A premiação é promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), em reconhecimento aos relevantes serviços que os homenageados prestaram em prol do engrandecimento do setor agropecuário. A cada ano, a medalha é concedida a duas personalidades e a uma instituição. Pela área de política/administração pública, o deputado estadual Antônio Hermínio Bezerra Resende receberá a medalha deste ano. Pelo setor de produção/liderança classista, o escolhido foi o empresário Francisco de Araújo Carneiro, mais conhecido como Dico Carneiro. Já o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) será homenageado com a medalha na categoria instituição, representando a área científica, econômica, tecnológica ou de ensino. O prêmio será recebido pelo presidente da instituição financeira, Roberto Smith.

Dentre as atividades do PecNordeste 2009, uma das principais será a realização de oficinas tecnológicas, que serão realizadas em arenas especialmente montadas para as demonstrações práticas. A meta é aproximar os envolvidos nos diversos setores agropecuários daquilo que há de mais moderno para ampliar a produção e garantir qualidade ao consumidor. Segundo o coordenador da Comissão Técnico-Científica do PecNordeste, Antônio Peixoto, a expectativa é que 4 mil pessoas participem dessa programação durante o evento.

“A oficina é uma forma do produtor, do técnico ou demais interessados ficarem a par das principais inovações, das pesquisas em andamento e das tecnologias atualmente disponíveis para o setor. É aprender a fazer a partir da prática, capacitando nosso público para aplicar essas inovações em seu próprio negócio”, enfatiza Antônio Peixoto.


QUALIFICAÇÃO PRODUTIVA

Vitrine do Leite destaca tecnologias

Fortaleza. A caixinha de leite que as pessoas encontram diariamente no supermercado é resultado de uma série de procedimentos. Técnicas que englobam desde cuidados com a alimentação e a manipulação genética dos animais até procedimentos sanitários e de industrialização do produto. Durante o PecNordeste 2009, o público poderá acompanhar, passo a passo, as técnicas e procedimentos envolvidos para que o produto chegue de forma segura e com qualidade ao consumidor final.

Tudo isso será evidenciado pela Vitrine do Leite, um conjunto de estandes que vai mostrar, na prática, desde a forma correta da ordenha da vaca, as forragens e rações ideais para o animal leiteiro até demonstrações de higiene de uma mini-usina de pasteurização. Tudo para que o produtor possa saber o manejo correto e ampliar a sua produção.

Versatilidade do produto

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), Eduardo Queiroz, disse que a idéia é mostrar que o leite é um produto sadio e de riquíssimos nutrientes, ideal para o consumo em qualquer idade, em especial para crianças e idosos. Ele acredita que, para continuar atraindo um maior número de consumidores de leite e derivados, deve haver investimentos do setor para garantir um produto higiênico e que consiga preservar todo o potencial nutritivo.

“Nosso principal desafio é levar a todos os setores envolvidos na produção e comercialização do leite informações sobre tecnologias, mercado, além de capacitá-los para que aquilo que ele produz não atenda apenas o mercado interno. O Brasil está caminhando para uma ampliação da produção, mas é preciso que o setor faça o dever de casa, elaborando uma agenda estratégica”.

Temas como inserção no mercado, tecnologias para prevenir a contaminação do produto, oficinas sobre inseminação artificial, vantagens do consumo de derivados do leite, produção de feno e forragens para o gado leiteiro serão abordados no estande. O objetivo é tentar, ao máximo, reproduzir as condições ideais de produção e industrialização nos estandes que estão montados no Centro de Convenções.

Aumento produtivo

“O importante é evidenciar que, quando o setor passa a adotar cuidados com o manejo, manipulação genética, prevenção de contaminação, controle de doenças no rebanho, é possível proporcionar um aumento significativo na produção de leite. A melhor forma de fazer isso é mostrar para o nosso público como deve ser o procedimento, quais os equipamentos envolvidos, os melhores insumos para alcançar determinado resultado”, explica Eduardo Queiroz.

Durante o evento, também será promovido o Encontro Nordestino de Produtores de Leite e Derivados, além de um concurso para escolha do melhor queijo coalho, nas categorias industrial, artesanal e também queijo manteiga.


FIQUE POR DENTRO

Revenda modelo vai orientar lojistas

A programação da PecNordeste traz uma série de novidades. Seguindo o modelo das aplicações práticas, o evento vai contar com a II Feira de Revenda de Produtos Agropecuários. Num espaço de 72 metros quadrados, será montada uma revenda agropecuária modelo, organizada e alinhada às principais tendências de mercado, conciliando um projeto de layoutização estratégica de loja e combinação adequado de produtos. Consultores vão ficar à disposição para fazer esclarecimentos relativos ao setor, investimento inicial estimado, a melhor forma de organizar o ponto de venda, entre outras dicas. Essa equipe permanecerá de plantão por toda a feira para atendimento a todos os visitantes que pretendam desenvolver o seu comércio ou montar um negócio desse tipo. O principal objetivo é modernizar e impulsionar o setor no Estado e região.



Karoline Viana
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - 15-06-09
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=646617

Nenhum comentário: