quarta-feira, 24 de junho de 2009

100a. POSTAGEM NO BLOG DO SEMIÁRIDO!

Vamos comemorar o dia de São João!!!
Fiquei pensando qual seria o melhor tema para fazer parte da 100a. postagem do nosso Blog. E depois de separar algumas notícias, cheguei à conclusão de que não haveria melhor tema do que o dia de São João. O ápice das festas juninas, do tempo de grandes festas no nosso Sertão!
Lembrei da minha infância, das quadrilhas, das simpatias, das comidas gostosas: pé de moleque (o preferido da mãezinha), bolo de milho (nas casas das tias), muncunzá (feito pela vovó Fransquinha) e a deliciosa batata doce assada direto na fogueira (na casa do tio Neno)! Íamos de casa em casa, aproveitando o melhor de cada festa! E olha que morávamos (eu e meus primos) em Fortaleza. Mas, apesar de estarmos "na capital", ainda tivemos o privilégio de fazer parte de uma grande família, que manteve enquanto pode os costumes do interior. Morávamos perto uns dos outros, e ainda se podia deixar as crianças soltas na rua, a passear e brincar na noite de São João. Tempo bom!
E agora, aqui em Juazeiro do Norte, tive o prazer de presenciar um espétaculo. Ontem a noite (véspera de São João) o céu do Cariri mais parecia com o céu de Copacabana na noite de ano novo! Com uma diferença: a queima de fogos começou por volta das 8h da noite e já eram quase 2h da madrugada e eu ainda avistava fogos para as bandas do Parque do Juaforró e para as bandas de Barbalha. Pense num povo animado!
Viva São João! Viva o nosso Sertão de tantas tradições maravilhosas!

Nenhum comentário: