quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UFC se articula para Conferência Internacional sobre Semiárido


16-Dec-2009

A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições de apoio à realização da II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a ICID + 18. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Fortaleza de 16 a 20 de agosto de 2010, e será uma contribuição para a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, a se realizar em 2012.

A ICID + 18 é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Em 1992, por ocasião da 1ª ICID, que levou para a ECO 92 questões relativas ao semiárido, a UFC deu contribuição importante com propostas e ações voltadas para o meio ambiente. Agora a Universidade voltou a ser chamada para participar.

Esta semana o Diretor da ICID 2010, Antonio Rocha Magalhães, e o Secretário da Secitece, René Barreira, participaram de reunião na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, quando foi instituída a Comissão UFC-ICID. O Coordenador é o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e o Vice-Coordenador, o Chefe de Gabinete, Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula. A comissão reúne professores e pesquisadores e está aberta à participação de novos membros.

O Prof. Luiz Antonio destaca que a UFC tem tradição de estudos e ações de extensão na área do meio ambiente, com atenção voltada para as vulnerabilidades climáticas, degradação de solos, desertificação nas mais diferentes áreas. Os estudos se dão na Agronomia e Engenharias, mas também na Biologia, Geografia, Sociologia e Economia, "porque a questão envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano", observa ele.

Portanto, é interesse da Comissão que representantes de todas as áreas do conhecimento, na UFC, participem da ICID "para compartilhar a compreensão do desenvolvimento sustentável em sua totalidade, de forma sistêmica e não fragmentada", diz Luiz Antonio. Ele entende que a Conferência é um encontro científico, mas também um espaço para manifestações culturais. Espera-se que outras linguagens, como a música e o teatro, que também refletem sobre a temática do encontro, venham agregar-se.

Uma reunião de trabalho está marcada para o dia 7 de janeiro de 2010. Na pauta, haverá apresentação de levantamento da memória da participação da UFC na 1ª ICID, definição de outro levantamento sobre os estudos e ações da Universidade na área do meio ambiente e a discussão sobre a realização de seminário preparatório voltado para os estudantes da UFC.

Os interessados em integrar a Comissão UFC-ICID podem entrar em contato com a Chefia de Gabinete da UFC pelos fones (85) 3366.7306 e 3366.7307.

Sobre a ICID + 18

Para a Conferência em Fortaleza, são aguardados 2000 participantes de mais de 50 países, especialmente daqueles com regiões áridas ou semiáridas, além de representantes de universidades e centros de pesquisa de várias partes do mundo.

Entre os temas do encontro destacam-se: Clima e meio ambiente: Variabilidade e mudanças climáticas nas regiões semi-áridas; Clima e desenvolvimento sustentável: Segurança humana, redução da vulnerabilidade econômica, social e ambiental; Governança e desenvolvimento sustentável: Direitos, equidade e justiça no contexto de variações climáticas nas regiões semiáridas e áridas; Processos políticos e instituições: Formulação, implementação e monitoramento e desempenho de políticas públicas para adaptação a variações climáticas e para o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais sobre a ICID + 1, acesse: www.icid18.org e www.mma.gov.br/icid.

Fonte: Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula, Vice-Coordenador da Comissão UFC-ICID - (fone: 85 3366 7306 / 3366 7307)

http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=9173&Itemid=1

Nenhum comentário: