segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO DA UFC É INSTALADO EM BARBALHA

Solar Maria Olimpia - Barbalha - CE

10/12/2009 - 18h20

Os cursos virão a partir de março de 2010



Aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), no Solar Maria Olímpia, em Barbalha, a solenidade das instalações administrativas do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Semi-Árido.

A solenidade contou com as seguintes presenças: do magnífico reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Jesualdo Pereira Farias; do diretor do campus da UFC no Cariri, professor Ricardo Luiz Lange Ness; da professora Sueli Chacon, coordenadora do Centro de Pesquisa de Pós- Graduação do Semi Árido – CPPS; e do professor Mauricio Freire Teles. A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia esteve representando o prefeito municipal José Leite.

O evento ainda registrou as presenças dos secretários municipais: Polyana Silva Coimbra Cruz, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Efigênia Mendes Garcia, de Desenvolvimento Econômico. Houve, também, as presenças de professores e servidores municipais.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Maria Betilde Sampaio Correia, o Centro de Pesquisa da UFC é um avanço e um apoio grande dentro de Barbalha e, conseqüentemente, na região do Cariri como um todo. “Nós sabemos da credibilidade da Universidade Federal do Ceará, com a vinda dos cursos de especialização para o próximo ano e graduação para 2011, então acreditamos que será um benefício não só para Barbalha, mas para toda a região, e o nosso município sente-se feliz em sediar esses futuros cursos e um centro de pesquisa dessa natureza”.

O professor Jesualdo Farias, Reitor da Universidade Federal do Ceará, disse que “o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Regional Sustentável tem como objetivo trazer os doutores e pesquisadores da universidade em cima de uma temática multidisciplinar, que, naturalmente, vai atender às demandas da região. Existem na região do Cariri diversos profissionais nas áreas de agricultura, economia, administração, saúde, tecnologia e engenharia, além do que já existe em Fortaleza todo um potencial de recursos humanos da U.F.C. em todas as áreas para dar apoio a este grupo.” O reitor Jesualdo Farias afirmou, ainda, que “o BNB é um parceiro em torno desse processo e espera fortalecer, ainda mais, as relações com as prefeituras do Cariri. Em Barbalha, a UFC tem recebido todo o apoio necessário, e, compreendendo a dimensão desse projeto, a UFC já vai iniciar, a partir do mês de março de 2010, dois cursos de especialização, um na gestão pública e outro voltado para a área de paleontologia, que é uma demanda forte na região. Este é um projeto sustentável, que já começa forte, com um grupo de doutores respeitados nacionalmente, e que projeta a UFC do Cariri, não só na formação de graduados, mas também na pós-graduação e na pesquisa”.


Vice-Prefeita de Barbalha e Reitor da UFC

Reunião de pesquisadores da área de Geopaleontologia com o Reitor Jesualdo Farias, Prof. Ricardo Ness e Profa. Suely Chacon

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barbalha
http://barbalha.ce.gov.br/v2/?pg=exibe_noticia&id=117

Nenhum comentário: