quinta-feira, 16 de julho de 2009

PNUD recebe estudos para compor o RDH


Mariana Desidério, da PrimaPagina
16/07/2009 - 16:28:02



Órgão que elabora o RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil, o PNUD recebe até 20 de julho propostas de artigos acadêmicos relacionados ao tema “valores” e, até o dia 31, relatos sobre ações (políticas públicas ou projetos de organizações) voltadas a mudanças na sociedade. O material será utilizado para ajudar na composição do próximo relatório, a ser publicado até o inicio de 2010.

Pesquisadores e organizações responsáveis por trabalhos relacionados ao tema que enviarem os melhores relatos e propostas participarão de um workshop em Brasília, entre 24 e 25 de agosto, e podem ver seu trabalho publicado no RDH. O objetivo do evento é aprofundar a discussão teórica sobre o assunto, entender melhor como são formados os valores do brasileiro e conhecer ações de sucesso. As despesas da viagem a Brasília serão pagas pelo PNUD, assim como gastos com hospedagem, alimentação e transporte.

Após enviar a proposta, explicando os pontos a serem abordados no artigo teórico, os autores interessados têm até 20 de agosto para disponibilizar seu texto final ao PNUD. A proposta de texto deve ter até mil palavras, incluindo título, um parágrafo sobre o autor (ou autores) e descrição de como pretende tratar o tema. Já o texto final não tem limite de tamanho pré-estabelecido. Qualquer pessoa que tenha cursado ao menos uma graduação pode propor textos acadêmicos.

No caso dos relatos de experiências de projetos ou políticas direcionados à questão dos valores, o texto deve ter no máximo duas páginas. Todo o material (tanto teórico quanto prático) deve ser enviado para os e-mails flavio.comim@pnud.org.br e moema.freire@pnud.org.br, ou para o endereço do PNUD em Brasília.

“O que são valores?”, “Quais são os valores dos brasileiros?” e “Como entender a formação histórica dos valores dos brasileiros?” - estas são algumas das questões para as quais os textos teóricos deverão buscar respostas. As organizações que desenvolvem algum projeto voltado ao tema e que forem selecionadas para participar do seminário devem ajudar nas discussões sobre a parte prática.

“É possível alguma prática mudar os valores, as crenças ou as formas de agir das pessoas?”, “Como trabalhar valores de modo local/comunitário?” e “Como trabalhar a relação entre valores e educação?” são algumas das perguntas que esperam receber respostas durante o evento.

O tema do relatório foi escolhido por meio de uma consulta à população - a pesquisa Brasil Ponto a Ponto - que contou com cerca de 500 mil respostas. As virtudes que mais apareceram foram respeito, justiça, paz e ausência de preconceito. Além delas, os assuntos educação e violência também foram mencionados por grande parte dos que responderam e devem entrar no relatório relacionados ao assunto central. Assim, terão preferência tanto os textos teóricos, quanto os relatos de experiências práticas que de alguma forma abordem estas questões.

(PNUD Brasil)

Fonte: Mercado Ético - http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/pnud-recebe-estudos-para-compor-o-rdh/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Nenhum comentário: