terça-feira, 14 de julho de 2009

2009 State of future - sobre a sobrevivência da humanidade

Foto: Leticia Freire/ME


Cenários preocupantes

Henrique Andrade Camargo, do Mercado Ético*
14/07/2009 - 17:31:13

O relatório “2009 State of Future” (”O Estado do Futuro 2009″), realizado pelo Projeto Millenium em parceria com outros 32 grupos - entre eles organizações como a Unesco, o Banco Mundial, o Exército dos EUA e a Fundação Rockfeller - será lançado apenas em agosto, mas o jornal britânico The Independent teve acesso ao material e revela que seu conteúdo não é nada animador.

O documento poderia ser a versão atualizada do livro bíblico do Apocalipse. De acordo com suas 6,7 mil páginas escritas por 2,7 mil especialistas de todo o mundo, bilhões de pessoas serão condenadas à pobreza e boa parte da civilização entrará em colapso.

A recessão global é apontada como o principal problema. Devido a ela, metade do mundo poderia sofrer com a violência causada pelo aumento do desemprego e pela escassez de água, comida e energia. Isso, sem contar os efeitos cumulativos do aquecimento global.

“Muita ganância e decisões egoístas levaram o mundo à recessão e demonstraram que a economia mundial e a ética são interdependentes no mundo todo”, aponta o relatório.

Apesar de governos e empresas estarem levando esse assunto mais a sério do que antes, o estudo enfatiza que muita coisa ainda precisa ser feita. Ele pede aos governantes - principalmente nos Estados Unidos e na China - que trabalhem em planos de 10 anos para combater as crescentes ameaças à sobrevivência da humanidade.

“Isso não é importante apenas para o ambiente, mas também é uma estratégia para manter a paz internacional. Sem nenhum tipo de acordo, será difícil alcançar algum tipo de coerência global necessária para trabalhar a mudança climática mais seriamente”, ressalta o documento.

Mas os autores do “State of Future” acreditam que as ameaças agora enfrentadas tem o potencial de trazer um futuro melhor para todos. “A notícia boa é que a crise econômica e a mudança climática podem estar ajudando a humanidade a sair da sua adolescência egoista e atingir uma vida adulta globalmente responsável. Muitos olham para o desastre financeiro como uma chance de investir na próxima geração de tecnologias mais verdes, repensar questões ligadas à economia e desenvolvimento, e colocar o mundo no caminho de um futuro melhor”, afirmam.

Para Jerome Glenn, diretor do Projeto Millennium e um dos autores do documento, existem respostas para todos esses desafios, mas decisões ainda não estão sendo tomadas na escala necessária para resolvê-los.

“Três grandes transições ajudariam o planeta e a economia: mudar tanto quanto possível o uso de água potável para água salgada na agricultura, produzir carne mais saudável sem a necessidade de criar animais em fazendas industriais e trocar os carros a gasolina por carros elétricos”, explica ele.

A internet foi o avanço tecnológico mais elogiado pelo relatório. Seu poder de globalização, democratização, crescimento econômico e educação foram as qualidades ressaltadas pelos autores. Os avanços tecnológicos, para eles, são a luz para uma humanidade independente, com capacidade de criar e implementar estratégias globais para melhorar o prospecto da humanidade.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, diz que o “2009 State of future” oferece informações indispensáveis para o futuro das Nações Unidas, seus membros e, também, para a sociedade civil.

* com informações do jornal The Independent e do Projeto Millenium

Nenhum comentário: