segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SITUAÇÃO E DESAFIOS PARA A GESTÃO DA ÁGUA NO MUNDO




Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a situação por continentes dos recursos hídricos e as recomendações para a racionalização são as seguintes:

SITUAÇÃO PARA CADA CONTINENTE E DESAFIOS RELATIVOS:


Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água.
Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo.
A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do mundo: segundo a ONU, a água contaminada causa 80% das doenças do planeta.

ÁFRICA:

- Conta somente com 9% dos recursos mundiais de água potável.
- No continente negro os desastres naturais mais graves são as secas, inundações e desertização devido a má distribuição do recurso.
- Na última década, a África sofreu um terço das catástrofes mundiais causadas pela água ou pela sua carência, que afetaram 135 milhões de pessoas.
DESAFIO: A questão mais complexa para o continente é como solucionar os problemas de pobreza e acesso à água. Quase 230 milhões de africanos sofrerão pela escassez de água em 2025.

AMÉRICA LATINA:

- É uma região muito rica em recursos hídricos.
- Pelas bacias do Amazonas, Orinoco, São Francisco, Paraná, Paraguai e Magdalena corre 30% da água superficial da Terra.
- Apesar da abundância de recursos hídricos, dois terços da região são zonas áridas e semi-áridas. Destacam Argentina, Bolívia, o nordeste do Brasil, Chile, o centro e norte do México, Peru.
DESAFIO: Um quarto da população da América Latina e Caribe vive em regiões onde a demanda de água é maior do que a capacidade de recuperação deste recurso.

AMÉRICA DO NORTE:

- Registra a maior cobertura de abastecimento e saneamento de água no mundo.
- Toda a população conta com água potável e saneamento.
- Cerca de 49% da água doce dos Estados Unidos é usada para a agricultura. Esse país é o segundo maior produtor de hidroeletricidade do mundo com 10% a 12% da produção mundial.
DESAFIO: A contaminação dos rios é a maior preocupação da área. Nos EUA, 120 das 822 espécies de peixes de água fluvial estão em perigo de extinção.

ORIENTE MÉDIO:

- Cerca de 5% da população mundial vive no Oriente Médio e o norte da África, mas contam com menos de 1% da água disponível no planeta.
- Cerca de 85% da região corresponde a zonas áridas.
DESAFIO: Os desafios da região são a falta de água, a perda da qualidade, a defasagem na administração do recurso e a falta de saneamento.

ÁSIA-PACÍFICO:

- Cerca de 86% da água consumida na região Ásia-Pacífico é destinada à agricultura, acima da média mundial de 71% para essa atividade. Outros 8% são para a indústria e apenas 6% para uso doméstico.
- Um terço da população da região, que representa 58% da mundial, não desfruta de saneamento básico.
- China, Índia e Indonésia guardam a metade de toda a água da região.
DESAFIO: O desafio crescente são os desastres naturais pois a região concentrou 35% dos desastres naturais relacionados com a água no período 1990-2001. Entre os mais graves está o causado por um tsunami no sudeste asiático no dia 26 de dezembro de 2004. Nesse dia morreram mais de 230 mil pessoas nos 12 países afetados, a maioria da Ásia e sudeste da África.

EUROPA:

- Na Europa são consumidos 300 litros por habitante diariamente, duas vezes menos que nos EUA e Japão, mas 20 vezes mais que na África subsahariana.
- Existe um problema no sistema de distribuição, pois 40% da água transportada se perde.
- A costa mediterrânea na Itália, Espanha e Turquia é afetada pela extração excessiva de água para consumo humano, para o turismo e drenagem.
- Cerca de 18% da população vive em países com escassez de água, entre eles Espanha, Chipre, Malta e Itália.
DESAFIO: O principal desafio na região é melhorar a distribuição do recurso.



CICLO HIDROLÓGICO SUJO


CICLO HIDROLÓGICO LIMPO

Nenhum comentário: