segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PARA PENSAR NESSE INÍCIO DE MAIS UM ANO...

Para começarmos o ano refletindo, postei algumas notícias sobre três temas urgentes e relacionados: mudanças climáticas, gestão de águas e desertificação. As consequências das mudanças no clima, da má utilização e do desperdício das águas e o de aumento da desertificação afetam todo o Planeta. Contudo, são particularmente graves nas zonas semiáridas como o nosso Sertão.

Entender melhor esses temas é fundamental para que possamos também compreender as transformações de nosso ambiente, e encontrar caminhos alternativos ao "progresso" desenfreado que destrói rapidamente nosso habitat.

Falamos de fenômenos que não são apenas naturais. Sabemos que a deteriorização da natureza vem a reboque do seu uso indevido ou exacerbado pelo homem. O que nos leva ao ponto central dessas questões: a relação do homem com seu semelhante e com o meio ambiente.

2009 é um ano cheio de significados políticos importantes para nossas preocupações. Teremos a COP 15, que discutirá as mudanças climáticas, buscando novos acordos mundiais. A posse de Obama, como presidente do país que ainda é o mais poderoso do Planeta, em combinação com a crise financeira que pôs em cheque o jogo internacional dos capitais, parece trazer a possibilidade de novas atitudes. Um maior compromisso com a sustentabilidade de nosso meio ambiente e da sociedade mundial é o mínimo esperado. Para a UNESCO-ONU, 2009 ainda trará eventos relacionados com o Ano Internacional do Planeta (2008), e com a década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2015). Além de eventos relacionados com o Dia Mundial da Água e com o Dia Mundial de Combate à Desertificação, dentre outras datas relativas ao cuidado com o meio ambiente.

Esperamos mudanças reais dos dirigentes, principalmente dos novos prefeitos aqui no Brasil. Em especial dos prefeitos dos municípios do nosso Sertão. É no âmbito local que a verdadeira transformação começa! Contamos com ações efetivas, novas políticas e novos eventos para a conscientização da humanidade. Continuaremos nesse nosso espaço trazendo novas discussões, reflexões e notícias.

Um ano harmonioso e Iluminado para todos!!!!

Suely





Abaixo coloco algumas imagens do que me dá esperança: crianças pensando e vivenciando a educãção ambiental no dia a dia da Escola Nossa Senhora das Graças, em Reriutaba, no meio do Sertão do Ceará. A fotos mostram um evento ocorrido em maio do ano passado, quando a escola realizou o que chamou de "culminância" das pesquisas empreendidas por alunos e professores sobre o tema "Educação para a convivência com o Semi-árido"
(http://vidaescola.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)


Projeto "Plante uma árvore": O projeto ressalta a importância da preservação do meio ambiente no Semi-árido; os alunos do 4º ano apresentaram uma música e mostraram através de acróstico com o nome Semi-árido, onde cada letra deixava uma mensagem alertando para a preservação do meio ambiente, finalizando com a entrega de mudas de plantas para os que estavam presentes.

Projeto "Água, nosso líquido precioso": Alunos do 3º ano apresentam uma dança sobre água, onde mostram que a água é nosso líquido precioso e que devemos utilizá-la de forma adequada para que jamais acabe; após apresentação a coordenadora Ana Cristina Albuquerque falou sobre o resultado da pesquisa realizada pelos alunos, onde concluiu que a comunidade do Açude do Mato e os alunos da escola bebem água tratada pela CAGECE.

* No site da UNESCO você pode "baixar" para seu computador alguns textos importantes que nos ajudam a entender um pouco mais dos temas aqui abordados (http://www.brasilia.unesco.org/areas/ciencias/areastematicas/recursoshidricos)

Algumas das Publicações:
- Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil (pdf - 134 p.) - Legislação ambiental básica (pdf - 134 p.)
- Roteiros de um curso d'água: água como matriz ecopedagógica; educação e gestão sustentável das águas do Cerrado (pdf - 68 p.) - Water and education: general guide for teachers of Latin America and the Caribbean (pdf - 199 p.)

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