sexta-feira, 10 de julho de 2009

Juazeiro do Norte é o Brasil na Lua!

No mês que se celebra os 75 anos da morte do Padre Cícero, no Ano Internacional da Astronomia, sua terra, Juazeiro do Norte, no Ceará, chega mais perto do Céu: Juazeiro está na Lua!

Foi divulgado no dia 03 de julho de 2009, pelo Comitê do Ano Internacional da Astronomia de Malta, o grande mosaico da Lua obtido das imagens enviadas por 40 países de todos os 5 continentes, em apoio ao projeto "The Moon for all mankind", ou “A Lua para Toda a Humanidade”, que pretende mostrar a Lua como um símbolo de paz e de unidade entre todos os homens e mulheres do planeta Terra.

Imagem final do projeto:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihGqINPnuKscwP4g8_HTejR5oHL1Nm4lGK-rMjpUuRpCSCPbZWxYJBx-FfyOIzOFFSUPUTIbHqd8vGUXPzh6p-YJ-PqC82n0NghyPPwfhp9m7l39BIEnhK7WkPQrRAAt00HzLqcxRosJY/s1600/iya2009_moon_mankind+1024x1201.jpg


Para comemorar o 40º aniversário do primeiro Homem na Lua, no ano em que se completa o 400º ano da primeira utilização da luneta por Galileu Gallilei, o comitê em Malta lançou em abril de 2009 a campanha internacional para produzir um mosaico da Lua Cheia, de 1,25 metro de diâmetro, feito a partir de imagens fornecidas por 48 diferentes países.

Link para o projeto The Moon for all Mankind:
http://iya2009malta.page.tl/The-moon-for-all-mankind.htm


Malta, Brasil, Austrália, Bangladesh, Camarões, Canadá, Chile, China Nanjing, Colômbia, Chipre, Dinamarca, Egipto, Alemanha, Gana, Guatemala, Hungria, Índia, Irã, Jamaica, Japão, Quénia, Madagáscar, Malásia, Moçambique, Myanamar , Omã, Paraguai, Porto Rico, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Síria, Taiwan, Tajiquistão, Tanzânia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Uganda, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos da América, Vaticano, Vietnan e Zâmbia foram convidados e se comprometeram com o projeto. Cada país fez imagens de uma seção da Lua, nas noites de Lua cheia nos dias 9 de Maio e 7 de Junho de 2009.
As imagens foram enviadas ao Sr. Leonard Ellul Mercer no Apolen Observatory, em Malta, onde após semanas, a colagem de todas foi produzida. O mosaico final, divulgado hoje, e uma animação com música de Lynn Faure, serão distribuídos ao redor do mundo como colaboração entre as diferentes nações no espírito de “A lua de toda a humanidade”. Ao Brasil foi atribuída a seção lunar 40, uma área situada nas proximidades da bela cratera Tycho que tem 86km diâmetro e uma profundidade que chega a 4.800 metros.


Campanha no Site do Ano Internacional da Astronomia/Brasil:


A composição final do projeto trouxe duas boas surpresas: a Itália enviou como imagem representativa da área lunar que lhe coube, um esboço da Lua, de quatrocentos anos de idade, feito por Galileu Galilei - o projeto comemorativo do Ano Internacional da Astronomia, que já era belo, tornou-se extremamente poético. E, a outra surpresa, para o Ceará: a imagem da seção 40 da Lua, obtida aqui em Juazeiro do Norte, na Estação Astronômica PieGise, foi escolhida para representar o Brasil no projeto internacional. Ou seja, Juazeiro do Norte é o Brasil na Lua!

Link para créditos e detalhes das imagens enviadas para o Projeto:
http://iya2009malta.page.tl/Details-of-imagers.htm


Imagens obtidas em Juazeiro do Norte para o projeto "Moon For All Mankind"


Nas noites e madrugadas dos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2009, em Juazeiro do Norte, 2.035 imagens da seção lunar 40 e suas adjacências, foram obtidas, por Valmir Martins de Morais, com uma câmera CCD Toucam Pro II (Sony ICX098BQ) acoplada ao telescópio principal (de 275 mm de abertura) da Estação Astronômica PieGise.

O céu juazeirense, dominado por forte turbulência atmosférica, neste período, completamente inapropriado para observações astronômicas, só por momentos permitiu que as imagens do luar fossem captadas por entre as poucas frestas das pesadas nuvens.
Mesmo Assim, a partir da soma dos 1.616 melhores quadros do total obtido, conseguiu-se um mosaico de 2907x2035 pixels composto por 79 imagens da região, que depois foi recortado e enviado ao comite IYA-2009 de Malta para avaliação.

Mosaico obtido na Estação PieGise:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1qQOfLI63D8NC9BtCc55z4EENTSSpGH8u46-rjJmCHczNnncAeqYcQA2o7RR4zrmnTKWPExSrBjSVayiwdrZ_-RW1_5hrZVc3p-ka6exr1LbpKh4p_ETeJk_7LQ2_j1iLKUYM-SgxzQE/s1600/bmp+arquivo+2371x1660.jpg



Visitem a página atualizada da Estação PieGise sobre o projeto:
http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/2009/06/juazeiro-do-norte-no-projeto_14.html


------------------------------


Link para o download da composição final de imagens do projeto de Malta (em amanho grande 2.7 MB e no tamanho original 42.7 MB):
http://www.astronomy2009.org/resources/multimedia/images/detail/iya2009_moon_mankind/


O mosaico obtido do projeto "The Moon for all mankind" traz algumas particularidades:

- Dos 48 países convidados, 40 contribuíram com as imagens- um país para cada ano que passou desde que a Apollo 11 aterrisou na lua!
- O tipo de letra utilizado no projeto é o mesmo tipo da placa fixada no módulo lunar Eagle, da Apollo 11, em que se lê: “Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind” ou "Aqui homens do planeta Terra pisaram na lua em 20 de julho de 1969, nós viemos em paz em nome de toda a humanidade". O que inspirou o Comitê de Malta a elaborar o projeto.
- A imagem celebra também: - a primeira nave espacial a alcançar a superfície da Lua: a Luna 2, do programa Luna da antiga União Soviética. Fato ocorrido no dia 14 de setembro de 1959.
- o projeto Apollo, que culminou na aterrissagem lunar tripulada, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, seguido por outros cinco desembarques.
- os outros países que lançaram naves espaciais á Lua: Europa (representante), Japão, China e Índia ... Essas sondas também são apresentadas na imagem.

A contribuição da Estação Astronômica PieGise evoca não só desejo de paz entre os homens, mulheres e crianças no planeta Terra... evoca o desejo de paz nos Céus...


Uma Terra... Um Céu!

Que a Lua seja de todos nós!

Obrigado!

Valmir Martins de Morais
Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil
(88) 3511-2738
(88) 9619-9757

Nenhum comentário: