terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estiagem assola parte do Ceará


falta de água

Comunidades do sertão já sofrem com estiagem

Publicado em 23 de agosto de 2011 



Famílias do interior do Ceará já estão sem água de qualidade para beber. Elas temem que a situação piore ainda mais.


Clique para Ampliar
No poço do seu Getúlio, em Quiterianópolis, pessoas fazem fila para pegar água. A população teme que este "milagroso cacimbão" possa vir a secar 
SILVANIA CLAUDINO
Clique para Ampliar

Crateús. Quando chega do meio do ano em diante é a mesma angústia, principalmente no sertão. As comunidades começam a se queixar da falta de água para o consumo humano e para animais. Os Inhamuns sempre é a região que mais se ressente com o problema, junto com o Sertão Central. Em Quiterianópolis, o racionamento de água iniciou na semana passada.

O problema da população de Quiterianópolis, segundo os próprios moradores, é bem antigo. A maioria utiliza a água encanada apenas para lavar roupas e outros afazeres, que não sejam beber e cozinhar os alimentos. "Faz uns dez anos que consumimos uma água péssima e para não beber dessa água fazemos cisternas em casa e quem pode compra água mineral", reclama o comerciante Mazinho Costa.

Enquanto a solução definitiva não chega, as pessoas que não têm cisterna e nem podem adquirir diariamente água mineral, se socorrem em um poço profundo localizado a 2Km da sede, na Fazenda São Gonçalo, de propriedade do agropecuarista Getúlio Vieira.

Segundo ele, em torno de 200 pessoas pegam água do poço todos os dias e várias vezes ao dia, desde 2009, última vez que a Barragem Colina, que abastece o Município, sangrou. Desde então, as filas de pessoas com barris, baldes e tambores se acumulam no poço do seu Getúlio. Muitos chamam o cacimbão de milagroso.

"Se o cacimbão do seu Getúlio secar, não sei o que será de nós", diz o jovem Edgleison Oliveira, que vai de moto pegar água para a sua casa e de sua mãe. A água da Barragem Colina apresenta de fato uma coloração esverdeada.

Atualmente, está com 43% da sua capacidade, segundo a Cagece de Crateús, responsável pela unidade de Quiterianópolis, que atribui o racionamento à quantidade e qualidade da água do reservatório. "Estamos realizando testes para democratizar a distribuição da água, com vistas a realizar a melhor distribuição possível dentro da realidade existente. A água bruta do reservatório está pouca e ruim, então há a necessidade do racionamento para ninguém ficar sem água", admite Dalmo Vasconcelos, coordenador técnico da Unbpa de Crateús. Sobre a qualidade da água distribuída no Município, o técnico tranquiliza a população. "A qualidade da água do reservatório é ruim, mas distribuímos uma água dentro dos padrões exigidos, não é contaminada, nem poluída", garante. Conforme o órgão, o sistema de abastecimento de água no Município requer ampliação para garantir um abastecimento satisfatório. "O sistema de Quiterianópolis expirou em 2001 e há um projeto novo em andamento, que ampliará o sistema existente com um horizonte de 30 anos", informa Vasconcelos. Acredita que, daqui a um ano, o sistema seja implantado e o Município ficará dependendo apenas da generosidade das quadras invernosas para a superação do problema.

Reservatórios
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), que gerencia 136 reservatórios no Estado, o Ceará não enfrentará este ano problemas de falta de água. "Não teremos problemas em nenhum desses reservatórios, pois estão em média com mais de 80% da capacidade de acumulação", diz o assistente da presidência da Cogerh, Igor Castro.

Esses dados revelam que a maioria da população do Estado está com água garantida até o próximo inverno. Ficam de fora, porém, segundo o órgão, cerca de 20% da população, que não é servida pelo sistema. "Há no Ceará uma população difusa, composta por pequenas comunidades que não estão dentro desse sistema e são abastecidas por pequenos açudes, poços ou cacimbas". Esse contingente sofrerá com a falta de água e necessitará da ação dos carros-pipas.

MAIS INFORMAÇÕES 
Cagece Crateús - Rua Antônio Francisco de Macedo, 170, Ipaze - (88) 3691.7882; Cogerh: Rua Adualdo Batista, 1550, Fortaleza - (85) 3218.7020


Silvania ClaudinoRepórter

Nenhum comentário: