quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Romarias no Cariri

FESTA DA PADROEIRA

Despedida à Mãe das Dores

16/9/2010 Clique para Ampliar
Ao meio-dia de ontem, católicos participaram da solenidade na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O momento é um dos mais emocionantes da romaria 
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
O conselho do Padre Cícero para louvar a Mãe das Dores é renovado a cada ano durante a Festa da Padroeira de Juazeiro

Juazeiro do Norte - Uma grande multidão se despediu da padroeira de Juazeiro, ontem, durante o encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Dores. A "Despedida dos Romeiros" é um dos momentos mais emocionantes da programação, antes da grande procissão no final da tarde. Um saldo positivo da romaria, segundo os organizadores, acontece com a melhoria da segurança na cidade, com diminuição de 40% das ocorrências registradas durante o período.

Este ano, a romaria trouxe como tema os 100 anos da cidade, "Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho". O esquema de segurança, que contou com a instalação de cinco câmeras na Basílica de Nossa Senhora das Dores e nas áreas do Socorro e do Santuário dos Franciscanos, auxiliou no trabalho, além do policiamento ter sido reforçado com mais de 500 homens. A segunda maior romaria do ano na cidade reuniu cerca de 400 mil pessoas em 15 dias. A despedida contou com a presença do bispo diocesano, dom Fernando Panico, e do arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz.

Essa é uma das romarias mais festejadas. A visitação se torna mais intensa na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e no Socorro. Este ano, a coordenação da Operação Romeiro seguiu o mesmo esquema de trabalho com os barraqueiros, que deverá continuar durante a Romaria de Finados, em novembro, a maior do ano. A presença de devotos vindos do Estado de Alagoas nesse período se destaca. Muitos fiéis de cidades devastadas pelas enchentes aproveitaram a romaria para agradecer por terem sobrevivido às catástrofes. Padre Paulo Lemos, administrador da Matriz, considera o saldo de todo o trabalho desenvolvido bem positivo.

Ele destaca que a movimentação na cidade começou cedo, já a partir do dia 7 de setembro, em virtude do feriado nacional. O padre ressalta a forma como foi conduzido todo o processo de segurança. Do lado externo da igreja, foram instaladas câmeras para monitorar a área do Horto, com capacidade de captação de imagens de até 700 metros de distância.

No final da celebração da despedida, cânticos e lágrimas dos romeiros marcam o momento. "Se temos alegria em chegar, fica a saudade, a gente sai mais feliz e ao mesmo tempo quer ficar por aqui", diz o romeiro Antônio Mendes da Silva, veterano com 67 viagens para a cidade. Ele é ex-presidente dos Romeiros de Alagoas, uma organização que atua com fiéis do Padre Cícero naquele Estado, hoje presidida por Quitéria Oliveira. Atua na orientação da viagem a Juazeiro. "Orientamos os motoristas a terem cuidado com os romeiros. Que distribuam crachás a todos, com identificação, para eles não se perderem na multidão", diz ele. Esse trabalho continua em Alagoas com os encontros dos romeiros do Padre Cícero.

As ruas de Juazeiro estiveram lotadas. Ônibus de vários Estados nordestinos preencheram os espaços dos postos de combustíveis, ruas e locais de maior visitação, a exemplo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Salesiano. O estacionamento após o Centro de Apoio ao Romeiro também foi monitorado. As fotos como lembrança dos locais marcantes, santinhos, terços, quadros e até as mudas de juazeiro, distribuídas dentro do projeto Árvore do Centenário, foram erguidos para a bênção final, antes dos visitantes irem para casa. De oito Estados do Nordeste e Tocantins, que registraram a chegada na sala de informações da Igreja, estiveram 559 fretantes, com 25.066 romeiros. Os dois Estados com maior número são Pernambuco, com 11.048 fiéis, e Alagoas, com 11.478.

Enquete 
O que achou da romaria?

"Sonhei estar em Juazeiro do Norte e vim pela primeira vez. Sinto saudade e quero ainda ter a oportunidade de voltar de novo."

Maria de Lurdes Ferreira
64 anos
Dona-de-casa

"A gente sai daqui com mais alegria do que quando chegou, com o Espírito Santo, Mãe das Dores e Padre Cícero."

Antônio Mendes da Silva
61 anos
Pedreiro

MAIS INFORMAÇÕES 

Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147,Centro
Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter

Nenhum comentário: