terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chuvas no Ceará

Chove em 79 Municípios com alagamentos em Pacujá

14/12/2010 Clique para Ampliar
Com as chuvas do fim de semana, casas ficaram isoladas no Município de Pacujá. Moradores estão apreensivos 
FOTOS: WILSON GOMES

Clique para Ampliar
Canal do Granjeiro corre com água pela primeira vez neste semestre com chuvas já registradas no Cariri
FOTO: ANTÔNIO VICELMO
Famílias da Zona Norte temem repetir em 2011 a tragédia verificada em 2009, quando ocorreram inundações

Pacujá. A quadra de chuvas ainda não oficialmente no Ceará, mas já tem muitas famílias preocupadas com as dificuldades provocadas com a chegada do inverno. A Funceme registrou ontem, até o fechamento desta edição, chuvas em 79 Municípios do Estado. No último fim de semana, moradores da Zona Norte enfrentaram água dentro das casas. "Os móveis da minha casa já estão todos trepapados, não quero ser pego de surpresa, como aconteceu em 2009, quando perdi praticamente tudo", conta a dona de casa Maria Antônia Conceição.

Ela e outros moradores da Rua Fransquinha Macedo, em Pacujá, estão apreensivos com a situação. "Todo ano é assim, o canal transborda, as casas ficam alagadas e as promessas por parte de quem administra nosso Município começam a acontecer. Moro aqui desde 2008 e não vejo nenhuma medida para tirar dessa situação", desabafa Maria Liduína de Souza. Segundo ela quando as casas começaram a ser construídas em regime de mutirão não houve orientação sobre como deveriam ser erguidas.

Córrego

Na área onde as moradias são invadidas com águas de um córrego que corta a cidade o Departamento de Edificação e Rodovia (DER) está construindo o prédio que abrigará a nova delegacia e a cadeia pública da cidade. "Se aqui fosse área de risco, não vinha o governo estadual construir um prédio para a nova delegacia", disse José Rodrigues outro morador da cidade.

As inundações neste trecho da cidade e em outros bairros, como Casas Populares e Pantanal, e parte da Avenida Coriolano Alves, ocorrem, segundo moradores, em consequências das cheias dos rios Jaibaras, Quirino e Graça, que cortam a cidade em direção ao Açude Federal Taquara, que foi construído entre Pacujá e Cariré. 

Em maio de 2009, esses mesmos pontos ficaram com casas quase submersas, obrigando a Prefeitura a fazer a retirada de cerca de 200 famílias para locais mais seguros, como o Ginásio Poliesportivo. Na ocasião houve um estudo para elaboração do projeto para contenção das águas. Mas, segundo os moradores prejudicados, a obra não chegou ainda a ser executada. A reportagem tentou ouvir o secretário de Obras do Município, João Rodrigues Parente, mas nos locais indicados por assessores de seu gabinete não foi encontrado.

Em Graça, Município vizinho a Pacujá, ao sopé da Serra da Ibiapaba, o acumulado deste fim de semana superou os 150mm de chuvas. Ao contrário do que aconteceu em outubro, quando num só dia choveu quase 200mm, surpreendendo todos os moradores, inclusive da zona rural, não houve prejuízos na cidade.

As chuvas também chegaram ao Vale do Jaguaribe. O céu está cinza e o tempo menos abafado. Mais do que o começo de sentimento do "inverno", a chuva está dizendo que o fim de ano chegou. Independente de seca ou cheia, a segunda metade de dezembro é tempo nublado, e cheiro de mormaço. As calçadas já ficam molhadas.

Frente fria

Depois da primeira chuva, a de "lavar o telhado", a meninada já pode tomar banho. Em Jaguaretama, foram registradas chuvas de 36 mm no domingo, e 24mm em Morada Nova. Entre as bacias hidrográficas, a maior chuva foi registrada na sub-bacia do Açude Araras, com 82mm. Depois na Bacia do Acaraú, com máxima de 56mm. De acordo com a Funceme, as chuvas caracterizam uma frente fria, e não de pré-estação, como já ansiava parte da população nos Municípios que registraram chuvas.

Enquete 
Medo e apreensão

"Quando as chuvas chegam, a nossa tranquilidade está perdida. Será que vamos viver isso a vida inteira?"

Maria Liduino de Souza
Dona de casa

Todos os anos é assim. A gente não consegue mais dormir direito quando chega a quadra chuvosa nesta época do ano

João Lucivan da Costa
Garçon

MAIS INFORMAÇÕES 

Prefeitura de Pacujá
Rua Deputado Fernando Melo, Centro
Zona Norte do Estado
(88) 3641.1091

WILSON GOMES / MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADORES

RECURSOS HÍDRICOS

Rio Granjeiro começa a acumular água

Crato. As chuvas caídas, no fim de semana, no Cariri, já permitem o plantio. A umidade, na maioria dos Municípios da região, segundo os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), é suficiente para germinação da semente. Tomando como base o Crato, foram registradas quatro chuvas, na semana passada, um total de 86mm. Em Brejo Santo, foram 110 milímetros.

É a primeira vez neste segundo semestre que o Canal do Rio Granjeiro, no Centro do Crato, apresenta água corrente. O canal está danificado em diversos trechos. Se o volume de chuva for maior, ele vai ficar ainda mais danificado. Os blocos de concreto correm o risco de serem arrastados pela força das águas. Em 2009, com as fortes chuvas, uma parte do canal foi levada. 

Este trecho ainda não foi reconstruído. O prefeito Samuel Araripe já afirmou que a administração municipal não dispõe de recursos para a recuperação. Ele solicitou apoio do Governo do Estado para a obra. Porém, ainda não há data para início do projeto. Ontem à tarde, voltou a chover no Cariri.

Mesmo assim, não está sendo recomendado o início do plantio. O agrônomo Raimundo Miranda Sampaio, do escritório da Ematerce de Brejo Santo, esclareceu que, se plantar, germina. No entanto, o produtor corre o risco de enfrentar o chamado veranico, como é comum nesta época do ano.

Os técnicos da Ematerce esclarecem que, apesar do Governo do Estado ter lançado o programa "Hora de Plantar", no dia 3 de dezembro, em Barbalha, as sementes ainda não foram distribuídas. Em Brejo Santo, por exemplo, as sementes só serão entregues a partir de amanhã.

"A maioria dos produtores não espera pela orientação da Ematerce para iniciar o plantio", diz o agrônomo Luiz Teixeira, explicando que alguns plantam no seco, à espera da primeira chuva. Outros já dispõem de sementes selecionadas próprias que são plantadas nas primeiras chuvas. Existem aqueles que plantam grãos, sem nenhuma orientação técnica. 

Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), por meio do Programa Hora de Plantar, distribuirá mais de 920 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol, amendoim e sorgo. Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca; 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar; 46.905 mudas de cajueiro anão. Ao todo, serão 28.610 agricultores de base familiar beneficiados com um investimento total de R$ 3.393 milhões.

As sementes e mudas do Hora de Plantar são de elevado potencial genético, o que favorece o fortalecimento da agricultura familiar, aumentando produtividade e renda dos produtores rurais. Segundo o secretário Amorim, a cadeia está fechada para que todos tenham uma boa safra. "No mais é aguardar para que o inverno seja regular".

Em Crateús, o céu nublado e chuvas mudaram a feição deste Município e região no fim de semana, trazendo alegria aos agricultores, que já vislumbram a melhoria do pasto para os animais e à população em geral, que vinha sofrendo com a alta temperatura e falta de água, especialmente na zona rural. 

Na madrugada de segunda-feira choveu 79 milímetros na sede, de acordo com a Ematerce. A Secretaria de Agricultura do Município informa que as chuvas ocorreram de forma geral. "Choveu de forma generalizada na região, do sertão ao sopé de serra", comemora o secretário de Agricultura, Carlos Soares.

Segundo ele, a média de chuvas varia de 40 a 100mm em todo o Município. "Com estas chuvas, foi solucionada a questão do pasto, pois daqui a 15 dias já começarão a surgir ramas para alimentar os animais".

Nos Municípios vizinhos, Independência e Novo Oriente, também ocorreram muitas chuvas no fim de semana, para alegria da população.

Tábua de chuvas

Ipueiras   82mm

Crateús    79mm

Ipu           64mm

Arneiroz   61.4mm

Graça       59mm

Forquilha 56mm

Moraújo   53mm

Viçosa do Ceará   48mm

Potengi    46mm

Croatá     44mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES 

Ematerce - Escritório no Crato, Praça Filemon Teles, S/N
Telefone: (88) 3102.1293
Escritório Brejo Santo: (88) 3531.4845

ANTÔNIO VICELMO /SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTERES

Nenhum comentário: