sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CEARÁ - DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES

Governo inicia Hora de Plantar pelo Cariri
3/12/2010 Clique para Ampliar
Incentivar o cultivo da mamona é a meta para 2011, com sementes produzidas no próprio Estado
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
SDA começa a distribuir sementes pela região onde costuma chover mais cedo, conforme a Funceme

Fortaleza. Diante das perspectivas de uma boa quadra chuvosa para 2011, tem lançamento hoje, às 9 horas, no Parque da Cidade de Barbalha, o programa Hora de Plantar. A solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes e do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim. A distribuição começará pelo Cariri por esta ser a região em que as chuvas costumam chegar mais cedo, já por volta da segunda quinzena de dezembro.

Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) distribuirá mais de 920 toneladas de sementes, das culturas de feijão (68.150kg), milho (33.650kg de variedade e 1.077.940kg do tipo híbrido), arroz sequeiro (28.600 kg), algodão (280kg), mamona (6.130kg), gergelim (260kg), girassol (920kg) e amendoim (55.340kg).

Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca, 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 46.905 mudas de cajueiro anão. Ao todo, serão 28.610 agricultores de base familiar beneficiados com um investimento total de R$ 3.393 milhões.

Distribuição

O secretário de Desenvolvimento Agrário prevê o atendimento a 143 mil agricultores familiares em todo o Estado. Com exceção de Baturité, todos os armazéns do Estado estão abastecidos e prontos para a distribuição das sementes, que ocorrerá à medida em que as precipitações comecem. Com relação a Baturité, ele afirma que o armazém estará abastecido a partir da semana que vem.

"Esta era uma antiga reivindicação por parte dos nossos agricultores, para que as sementes pudessem ser distribuídas no tempo certo, pois aqui no Ceará uma chuva faz toda a diferença para o plantio, e muitos acabam comprando sementes de fora para não perder a chance", destaca. As sementes são entregues a agricultores que fazem parte do cadastramento feito durante o ano e que se encaixam no perfil de produtores familiares.

Em matéria publicada no último dia 27 de novembro, o Caderno Regional mostrou que há a expectativa do La Niña para 2011, já que as águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais frias do que o normal para essa época do ano. O fenômeno é favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino, o que anima a SDA para o início da distribuição das sementes. "Os prognósticos apontam para uma boa quadra chuvosa e, se forem confirmados pela Funceme em janeiro, teremos uma boa safra".

Mamona

O secretário Antônio Amorim se mostrou animado com a produção de sementes de mamona no próprio Estado. Ele acredita que a produção de mamona no Ceará precisa avançar, vencendo os preconceitos que havia em relação ao produto.

"A semente produzida aqui tem 94,7% de potencial de germinação, enquanto a semente de Minas, de onde produtores daqui compravam, tem germinação de 84%. Temos potencial pela altitude, pelo solo e pelo fator clima. Além disso, a confiança no produto está aumentando", coloca.

Ele aponta como uma das vantagens do cultivo a possibilidade de fazê-lo junto a culturas de milho e feijão, garantindo renda após a colheita destes últimos. Além disso, ele destacou o incentivo de R$ 200,00 por hectare plantado de mamona, dado pelo Governo do Estado para quem planta até três hectares. A previsão para este ano é que sejam plantados 70 mil hectares de mamona no Ceará. No total, serão distribuídas 350t de semente de mamona no Estado em 2011, sendo 200 pela SDA e o restante pela Petrobras.

Com relação à febre aftosa, o secretário espera apresentar o resultado da vacinação até o dia 15. Segundo adiantou, o Ministério do Desenvolvimento Agrário pode fazer uma sorologia nos Estados nordestinos em março de 2011. "De início ficamos temerosos, mas nos últimos dias houve boa adesão à campanha".

Mamona

350 toneladas de mamona serão distribuídas para os produtores rurais em 2011. A SDA vai responder por 200 toneladas, enquanto o restante será distribuído pela Petrobras

MAIS INFORMAÇÕES 

Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
(85) 3101.8000

Nenhum comentário: