sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UFC - CARIRI - Uma Universidade no Sertão para o Sertão

Por Suely Cgacon

As atividades no Campus avançado da Universidade Federal do Ceará - UFC no Cariri começaram em setembro de 2006, e estão transformando a vida da população de toda a região.
A 1a etapa de sua sede em Juazeiro do Norte está pronta (foto abaixo), e foi inaugurada pelo Presidente Lula em agosto de 2008. No início de 2009 mais uma etapa será entregue, e expectativa é que em 2010 tenhamos a maior parte de nosso Campus funcionando a pleno vapor.
A emoção que sinto a cada vez que chego ao Campus só pode ser entendida por quem, como eu, se apaixonou de forma irremediável pelo Sertão. O nosso Sertão cerca o Campus, e nos abraça o tempo todo. Assistir ao movimento daqueles jovens que têm agora um espaço que vai além da aprendizagem formal é um privilégio.

Mas não podemos perder de vista a imensa responsabilidade que temos. A instalação da UFC trará profundas mudanças para a região. E temos o dever de acompanhá-las, de forma a garantir que tudo seja feito com o cuidado e o respeito devidos com a natureza, com seu povo, com sua história e sua cultura.




Nenhum comentário: