sábado, 25 de fevereiro de 2012

Rio Grande do Norte: Assistência Técnica e Extensão Rural

Conferências de Ater focam Semiárido como desafio no Rio Grande do Norte
14/02/2012 06:25
A partir desta terça-feira (14), uma maratona de oito conferências territoriais e uma conferência estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural serão articuladas pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). A Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março.
As conferências fazem parte do processo que culminará com a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF), com o tema: Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.
Todo este processo de consulta à sociedade civil ocorre num momento em que se reestrutura todo o sistema de Ater no país, tendo como ponto de partida a Lei 12.188/2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica.
As conferências têm como objetivo debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. No que toca às questões específicas do Rio Grande do Norte, o papel da Ater é imperiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em se tratando de um Estado que tem grande parte de sua geografia encravada no semiárido, caracterizada pela irregularidade pluviométrica.
Os debates nas conferências serão divididos em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.
Confira os locais e datas das conferências: 
TERRITÓRIO
DATA
MUNICÍPIO
LOCAL
Potengí
14/02
São Paulo do Potengi
Sec. Municipal de Educação
Mato Grande e Sertão Central Litoral Norte
16/02
João Câmara
IFRN
Terras dos Potiguaras/ Agreste Litoral Sul
27/02
São José do Mipibú
CENTERN
Trairí
28/02
Santa Cruz
SEBRAE
Seridó
29/02
Caicó
IFRN
Alto Oeste
02/03
Pau dos Ferros
UERN
Sertão do Apodi
06/03
Apodi
IFRN
Assu/Mossoró
07/03
Mossoró
UFERSA
I CONFERENCIA ESTADUAL DE ATER
15e16/03
Natal
A definir.

Nenhum comentário: