terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável inicia atividades com aula inaugural

Mestrado em Desenvolvimento Regional se instala no campus do Cariri com 20 estudantes


21 de fevereiro de 2011

Com uma aula inaugural proferida pelo economista Cláudio Ferreira Lima, assessor da presidência do Banco do Nordeste do Brasil, foi instalado  na noite de sexta-feira, (18), o mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, o primeiro  da Universidade Federal do Ceará no campus do Cariri. A solenidade de instalação foi realizada no auditório do campus de Juazeiro do Norte, com as presenças do reitor Jesualdo Farias,  do diretor de Gestão do Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sydrião de Alencar Jr.,  e da coordenadora do curso, professora Suely Chacon. Todos que usaram da palavra reconheceram que aquele era um momento histórico para a Universidade e para a região caririense.
O professor Jesualdo Farias  disse ter a certeza de que os  presentes  deveriam estar emocionados, mas garantiu que o mais emocionado era o reitor, juazeirense que saiu da cidade ainda adolescente para estudar em Fortaleza e tem o privilégio  e a honra de  voltar à sua terra podendo contribuir para seu desenvolvimento. O reitor  falou do início da criação do campus do Cariri, da expansão da UFC para o Interior do Estado e dos 22 cursos de graduação que já funcionam nos campi de Sobral, Cariri e Quixadá, sendo que a metade está no campus do Cariri.
Agradeceu a parceria do Banco do Nordeste, especialmente no que se refere ao apoio que está dando ao mestrado de Desenvolvimento Regional Sustentável, e anunciou, para breve, um mestrado na área de estudo de Agronomia. O diretor do BNB, Sydrião Alencar Jr., destacou a importância do mestrado  que tem estudantes de diversas disciplinas e assegurou que a Universidade  não tem o que agradecer ao Banco, porque colaborar com uma instituição da qualidade e prestígio da UFC é uma obrigação.
O mestrado é coordenado pela professora Suely Chacon  que informou terem sido 117 inscritos para a seleção, dos quais 20 foram aprovados. Os selecionados são graduados em áreas diversas tais como arquitetura, biologia, economia e enfermagem. A coordenadora assegura que todos estão assumindo o compromisso de contribuir, com seus trabalhos, para a melhoria da qualidade de vida da região.
PARALELO  - O professor  Cláudio Ferreira Lima ressaltou que o Nordeste tem um grande potencial  para crescer e se caracteriza por vencer resistências. Ele desenvolveu o pronunciamento traçando um paralelo com sua própria vivência, permeada por fatos políticos, econômicos e sociais que marcaram o desenvolvimento do Nordeste e em especial do Ceará. Referindo-se à gestão do  reitor  da UFC,  observou que o professor Jesualdo Farias está honrando o lema proposto pelo undador da Instituição, professor Martins Filho: "o universal pelo regional".
O palestrante percorreu a história do Brasil e do Nordeste a partir dos anos 50, quando findou a Era Vargas com o suicídio do Presidente Getúlio. Falou dos movimentos populares do final dos anos 50 e início de 60, do Golpe Militar de 64, da criação da Sudene sua posterior extinção, recriação e esvaziamento.
Do Ceará, citou a transição dos governos do Coronéis para o primeiro governo de Tasso Jereissati; da importância do Centro Industrial do Ceará (CIC) para as mudanças bem como sua contribuição no Movimento pelas Diretas Já. Falou ainda sobre o período em que foi Secretário do Planejamento e do Projeto São José, um  modelo de desenvolvimento regional. que tinha como slogan "Vamos mudar o sertão, para o sertão não se mudar".
Ao encerrar, desejou a todos os estudantes um Mestrado proveitoso e que ofereçam, com suas dissertações, sugestões que contribuam com a  luta contra a desigualdade regional.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Nenhum comentário: