sábado, 27 de novembro de 2010

Gestão de Águas no Brasil

USO DA ÁGUA

Encob aponta prioridades hídricas

27/11/2010 Clique para Ampliar
Encontro Nacional de Comitês de Bacias reuniu principais especialistas sobre o tema em Fortaleza 
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
O Brasil precisa aumentar os comitês de bacias hidrográficas para melhor definir o uso da água nos Estados

Limoeiro do Norte. Terminou ontem, em Fortaleza, o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O consenso dos diversos órgãos relacionados aos recursos hídricos é de que depende mais de outros órgãos a garantia de água com qualidade para todos. De nada serve água tratada e distribuída se os Municípios não cumprem seus planos diretores, políticas ambientais, e desmatam as margens, contaminam os mananciais e não têm política de saneamento básico. Além de quantidade, importa a qualidade da água que se consome.

Os fenômenos climáticos trazem à tona a preocupação sobre a garantia de reserva hídrica para consumo. Mas a água que se contabiliza não é a mesma que se qualifica. "O plano de saneamento básico e o plano diretor urbano são mais importantes do que o próprio plano dos recursos hídricos, pois é neles que estarão definidos coleta de esgoto, de lixo e drenagem urbana, e isso está ao cargo dos Municípios, então a sociedade precisa se integrar aos comitês de bacias para pressionar ainda mais", afirmou o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Francisco Teixeira. Criado em 1993, o órgão virou referência para outros Estados e a ele cabe executar as medidas consultadas e deliberadas pelos comitês de bacias.

O Encob também ensejou o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (Enecob), e foi também nele que de forma inédita se reuniram os dez comitês de bacias do Ceará. Para os organizadores dos dois encontros cumpriu-se o papel de ser um grande evento de capacitação de estratégias para o uso racional da água, mas agora cabe aos representantes de cada comitê colocar as pastas debaixo do braço e conquistarem a participação da sociedade em cada região, e todos pressionarem prefeitos e governadores estaduais. "Não se faz gestão sem a participação social", esclarece o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Estado, César Augusto Pinheiro.

O XII Encob foi o segundo realizado no Ceará (o anterior foi no ano 2000). Desde então, aumentou o número de comitês de bacias no Estado.

MAIS INFORMAÇÕES 

Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas/ Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos


MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR


Nenhum comentário: