segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estudos sobre o potencial do Nordeste

Potencial dos estados do NE será levantado
6/11/2010 Clique para Ampliar
Cronemberger diz que o Ipea continuará auxiliando análises estatísticas
FOTO: DIVULGAÇÃO
Atualmente, apenas Ceará, Pernambuco e Bahia são os estados nordestinos a calcularem o PIB estadual
 
A partir da última semana de novembro o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) iniciará a capacitação de técnicos dos estados nordestinos para identificação e levantamento da matriz de subprodutos de suas respectivas unidades federativas, visando subsidiar os estados na avaliação de impactos econômicos de projetos. O órgão do BNB também treinará profissionais para efetuarem o cálculo sistemático do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado.

As duas ações integram a agenda de trabalho do II Encontro das Instituições de Estatísticas Econômicas e Sociais do Nordeste, que terminou, ontem, no BNB. O evento levantou pontos a serem trabalhados pelas instituições de pesquisa estaduais e federal para servirem de base ao Plano Plurianual (PPA) dos governos que será elaborado em 2011, para o período de 2012 a 2015. 

Constantino Cronemberger, representante do Ipea no Nordeste, esclarece que embora os institutos de pesquisa já tenham consciência do papel de dar suporte ao planejamento das políticas públicas governamentais, o encontro de órgãos dos nove estados nordestinos mostra que é possível potencializar resultados trabalhando de forma coordenada. Segundo ele, em comum, os estados nordestinos têm como principais demandas a educação e a qualificação para o mercado de trabalho. 

Nesse contexto, ele afirma que o Ipea continuará auxiliando as equipes estaduais com ferramentas modernas para análises estatísticas, bem como a levantar uma base comum com todos os estados. "Com o trabalho em rede não criamos sobreposições de ações, ganhamos em escala e criamos um grupo forte".

O superintendente do Etene, José Narciso Sobrinho, diz que em relação aos dados e análises estatísticos, o Ceará não deixa a desejar. "No Nordeste, apenas Ceará, Bahia e Pernambuco fazem o cálculo do PIB estadual. Queremos repassar a metodologia para outros estados". 

Segundo Maurílio Lima, diretor da Anipes, desde a primeira edição do encontro, os estados têm experimentado avanços, que têm possibilitado voltar o planejamento dos estados às demandas dos novos empreendimentos que chegam ao Nordeste. "Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro alinharemos no encontro nacional, em Vitória (ES), todas as questões apontadas nos encontros regionais".

Nenhum comentário: