segunda-feira, 12 de março de 2012

Evento Conselheiro Vivo em Quixeramobim


MEMÓRIA 12/03/2012 - 01h30
Quixeramobim relembra Conselheiro
O evento Conselheiro Vivo acontece hoje e amanhã, em Quixeramobim, por ocasião do aniversário de 182 anos de Antônio Conselheiro

Criado para registrar todos os anos o aniversário de Antônio Conselheiro, o evento Conselheiro Vivo chega a 14ª edição rememorando a história do mais ilustre filho de Quixeramobim, que completaria 182 anos no dia 13 de março. A programação acontece hoje e amanhã na cidade natal do fundador de Canudos e conta com exposições, debates e lançamento de livro.
“Nossa intenção não é somente deixar ele lá no passado, mas antenar sua memória com alguma coisa que está acontecendo hoje”, fala o jornalista e historiador Danilo Patrício, coordenador do evento.
Hoje serão lançadas duas exposições de fotografias e xilogravuras feitas por jovens que participaram das oficinas do Conselheiro Vivo ano passado. Também haverá, a partir das 20 horas, o lançamento de um grupo de leitura e debate com o psicanalista Osvaldo Costa sobre Os Manuscritos de Antônio Conselheiro e o livro Os Sertões.
Amanhã será a vez de prestar homenagem ao historiador Ismael Pordeus, autor de, entre outros, Escritos de Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim. Editado ano passado pela coleção Outras Histórias, do Museu do Ceará, a obra ganhará novo lançamento, às 20 horas, agora com a participação do filho do autor, o antropólogo Ismael Pordeus Jr. A comenda Antônio Conselheiro ainda será entregue pela Câmara Municipal in memorian aos filhos de Pordeus.
Feriado
Imediatamente depois do aniversário, na próxima quarta-feira, a Câmara de Quixeramobim deve votar projeto de lei que institui o dia 13 de março como feriado municipal e cria novos mecanismos de incentivo a sua memória, como um edital de fomento às artes e programação anual nas escolas.
Para Danilo Patrício, a ação, desde que não se limite ao ferido, é importante para discutir a história de Conselheiro. “Vai ser sempre uma tensão a memória do Conselheiro diante da própria figura que ele desperta: indignação, questionamento, luta pela dignidade, pela terra. Os valores comunitários do Conselheiro, de certa maneira, incomodam ainda o Brasil”, diz.
A programação do Conselheiro Vivo acontece hoje e amanhã na cidade natal do fundador de Canudos e conta com exposições, debates e lançamento de livro

Serviço
Conselheiro Vivo
Quando: 12 e 13/03/12

Onde: Casa Conselheiro (Rua Francisco Ivo, S/N, Centro), em Quixeramobim (203 km de Fortaleza)
Outras informações: 88 9998 7434 

Nenhum comentário: