domingo, 8 de janeiro de 2012

ONU define o ano de 2012 como sendo o Ano Internacional das Cooperativas e o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos


ANO 2012

A Assembléia Geral das Nações Unidas determinou sendo 2012 o Ano Internacional das Cooperativas e o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos. Além disso 2012 será o ano da Rio + 20, que tratará dos comprometimentos acordados na Eco 92.


Ano Internacional das Cooperativas

“As cooperativas são um exemplo para a comunidade internacional de que é possível perseguir tanto a viabilidade econômica quanto a responsabilidade social”
Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição destes atores para o desenvolvimento sócio-econômico, em particular o reconhecimento ao seu impacto na redução da pobreza, geração de empregos e integração social e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas encoraja todos os Estados-membros, as Nações Unidas e os demais colaboradores relevantes a tomarem a frente do AIC para promover as cooperativas e criar consciência de sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico e promover a formação e crescimento de cooperativas.

Objetivos 

Aumentar a consciência do público sobre as cooperativas e suas contribuições ao desenvolvimento sócio-econômico e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Promover a formação e crescimento de cooperativas encorajando os governos a estabelecerem políticas, leis e regulamentações que conduzem à formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.


Cenário

As Nações Unidas reconhecem a definição de cooperativa como elaborada pelo corpo representativo de cooperativas, a Aliança Internacional de Cooperativa (AIC). Uma cooperativa é definida como: Uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para encontrar suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns, através de uma propriedade comum e iniciativa democraticamente controlada.

Dirigindo-se aos objetivos comuns de seus membros, as cooperativas também auxiliam na redução da pobreza, criação de empregos e refortalecimento da segurança da mulher e da comida, entre outros. As cooperativas oferecem um modelo de negócio que contribui no desenvolvimento sócio-econômico.

Participe de nosso blog para contribuir nas discussões acerca do tema cooperativas e para saber das novidades sobre as comemorações do próximo ano.

Ano Internacional da Energia Sustentável para todos.

No 29º. Encontro do Segundo Comitê da Assembléia-Geral das Nações Unidas, em novembro de 2010, o representante do Yemen, em nome dos Estados-membros das Nações Unidas que são membros do grupo G-77 e a China introduziram um projeto de resolução intitulado “International Year for Sustainable Energy for All” (Ano Internacional da Energia Sustentável para todos).

A Assembléia Geral, reiterando os princípios da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, como também da agenda 21, retomou as recomendações e conclusões contidas no Plano de Implementação da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável ‘Johannesburg Plan of Implementation’ (Plano de implementação de Johannesburg) com relação à energia para o desenvolvimento sustentável.

Alarmados pelo fato de mais de três bilhões de pessoas nos países em desenvolvimento dependerem da biomassa tradicional e do carvão para cozinhar e para aquecimento, e que um bilhão e meio estão sem eletricidade, mesmo quando esses serviços estão disponíveis.

O acesso a serviços modernos de energia a preços acessíveis, em países em desenvolvimento é fundamental para a realização das metas de Desenvolvimento do Milênio e do Desenvolvimento Sustentável, o qual poderia reduzir a pobreza e melhorar as condições e a qualidade de vida para a maioria da população mundial.

O ano enfatiza também a indissolúvel ligação entre energia e desenvolvimento sustentável e a relevância da energia moderna, limpa e mais eficiente na erradicação da pobreza. O acesso às opções de tecnologia de energia limpa deve levar em consideração a diversidade das situações, de políticas nacionais e de necessidades específicas de países em vias de desenvolvimento.

O Ano Internacional da Energia Sustentável para todos visa incentivar todos os Estados-membros, do sistema das Nações Unidas e todos outros atores para tomar vantagens do ano para aumentar a consciência da importância de abordar as questões de energia, incluindo serviços modernos de energia para todos, acesso à disponibilidade e eficiência energética, a sustentabilidade e uso das fontes de energia para a realização das metas do Desenvolvimento do Milênio, do Desenvolvimento Sustentável e para promover tal ação em nível local, nacional, regional e internacional.

Participe de nosso blog para conferir as discussões sobre o tema e visite nosso site para acompanhar as notícias sobre os eventos do próximo ano.


Nenhum comentário: