domingo, 22 de fevereiro de 2009

Retorno ao Blog


Olá Amigos!
Depois de algum tempo "fora do ar", retorno às nossas reflexões e trocas de informação. Antes de voltamos para nosso foco, o semiárido, quero compartilahr com vocês um pouco das minhas últimas experiências, que me deixaram sem postar por alguns dias.


Passei uns dias em Portugal, para participar do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Foi ótimo! Conheci muita gente intessante, tive a oportunidade de debater minhas pesquisas com colegas de todo o mundo e ouvir grandes pensadores, como Boaventura de Sousa Santos. Além de curtir uma paisagem extraordinária no norte de Portugal, comer Bacalhau e beber vinho verde (que ninguém é de ferro!). Abaixo algumas imagens dessa experiência, e os links para acessar o site do evento e meus artigos apresentados lá.


Palestra de abertura do Congresso, com o Prof. Boaventura

Paisagem vista do Hotel em Braga, norte de Portugal, onde aconteceu o Congresso - Muito frio, chuva e neblina! Estávamos hospedados em um hotel maravilhoso, que fica dentro de um Parque da Congregação de Bom Jesus, na parte mais elevada da cidade. O lugar encanta, e mesmo com esse clima, foi um privilégio passar alguns dias em lugar tão especial.


Muita chuva!

Uma pequena trégua da chuva, nos permitiu passear um pouco no Centro de Braga. Arquitetura deslumbrante!

O sol nos brindou com sua presença no último dia em Braga, e podemos aproveitar um pouco mais da paisagem do alto do Bom Jesus, de onde se avista toda a cidade.

Ainda aproveitando o sol (que não espantou o frio, diga-se de passagem), podemos também caminhar e conhecer melhor o Campus da Universidade do Minho, onde acontecia o Congresso. Um Campus belíssimo, muito grande e bem equipado, que proporcionou um ótimo ambiente para nosso encontro.

Antes de irmos para Braga, passamos pela Cidade do Porto, onde aproveitamos para conhecer a Universidade do Porto, qua aparece atrás de mim nessa foto. Lugar incrível!

Ainda no Porto, visitamos a Livraria Lello. Imperdível! Além de livros especiais, o lugar é maravilhoso. Um prédio antigo preservado e aproveitado ao máximo para abrigar quem ama a literatura e não sabe viver sem o cheiro dos livros.... Um sonho!

A crise financeira global pegou de jeito mesmo a Europa. O assunto está presente o tempo todo, nas ruas, nos jornais, na TV, nas conversas com intelectuais ou com os taxistas. Todos estão sentindo os seus reflexos na economia. O desemprego cresce a cada dia. Notícias de demissões e de intervenção do Governo dividiam espaço com os escândalos políticos em Portugal. A foto acima mostra alguns cartazes da campanha política no país.

Aqui eu estava na estação de comboios, ainda em Lisboa, esperando o trem para o Porto. Morrendo de frio! Mas sem perder a pose... A viagem de trem até o Porto dura 2 horas e meia, e vale a pena! A paisagem é linda, e quando vamos chegando somos brindados pelo encontro com um mar lindo! O sol nos presenteou com seus raios sobre as águas. Dava até para esquecer o frio que fazia lá fora...

Apesar da rápida passagem por Lisboa, ainda deu tempo de "conversar" com Pessoa (Fernando Pessoa), no Bar A Brasileira, e curtir o Rossio, no Centro de Lisboa.

Também em Lisboa fomos ao Museu e passeamos pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

Eu, profa. Verônica e profa. Tereza Glaucia - último jantar em Braga... E o melhor Bacalhau de todos! Digno de uma foto, e aí está:

Bacalhau à Braga - uma delícia!!!!

Para quem quiser mais detalhes, o site do Congresso é: http://www.xconglab.ics.uminho.pt/
E os meus artigos apresentados foram os seguintes:

Mudar para não mudar: políticas públicas e pobreza no sertão semi-árido do Ceará - Brasil, apresentado na Mesa "Nação e Políticas Públicas", da Sessão temática "Nação, Estado e Sistemas Políticos"; e

Aspectos legais e institucionais da gestão de águas no Nordeste do Brasil: análise da sua relevância para o desenvolvimento sustentável (escrito em parceria com Marcos Gomes Melo, meu bolsista nessa pesquisa), apresentado na Mesa "Desenvolvimento, desigualdades regionais e participação", da Sessão temática "Desenvolvimento, Políticas Públicas e Terceiro Sector".

Depois de uma rápida passagem por Fortaleza, na volta de Portugal, desembarquei em Juazeiro, para retomar as atividades no Campus do Cariri. Na semana anterior ao o início das aulas tivemos a oportunidade de compartilhar o planejamento do Semestre com os colegas professores, inclusive os recem-chegados, aprovados no último concurso. também nos reunimos com os alunos bolsistas do PET - Programa de Ensino Tutorial. Eu assumi a Coordenação do PET do Curso de Administração do Cariri a partir de fevereiro, e estamos com muitas idéias para movimentar o Campus, e toda a região!


Fotos do nascer de um novo dia, e de um novo Semestre, no Cariri cearense

Um presente para quem gosta de Blues: show no Sesc de Juazeiro no dia 12-02 com Jefferson Gonçalves. Eles estavam a caminho de Guaramiranga para o Festival de Jazz e Blues. Foi incrível! Eles misturam o blue tradicional com os ritmos do Nordeste - Mistura divina!

O início das aulas foi excelente. Todo mundo animado e muito motivado para um Semestre que promete ser bem movimentado. Abaixo uma foto da projeção do que será nosso Campus quando estiver pronto. As obras estão aceleradas! E já contaremos com um novo Bloco nesse início de ano.


No dia 19 voltei a Fortaleza para participar de reunião do CEPE-UFC, e conversar sobre os projetos de pós-graduação do nosso Campus junto a PRPPG. Boas perspectivas! Vamos submeter dois projetos de Mestrado à CAPES: Agroecologia e Desenvolvimento Rural, ligado à Agronomia; e Desenvolvimento Regional Sustentável, um programa multidisciplinar, envolvendo vários professores do Campus, de diferentes cursos. São as primeiras ações efetivas do nosso Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Semiárido (CPPS). Também lançaremos um curso de especialização em Gestão Social, ligado ao curso de Administração. Os próximos passos envolvem a conclusão e envio das propostas de mestrado e a reestruturação da Pesquisa no Campus.

E agora, em pleno carnaval, encontro-me em Fortaleza, curtindo muita chuva, matando a saudade da família e conversando com vocês!

Abraço forte e bom carnaval a todos!

Nenhum comentário: