terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sobre o ato de Refletir



Queridas amigas e queridos amigos que acompanham esse Blog e, junto comigo, exercitam o ato de refletir sobre o Sertão,


Nessa época do ano parece inevitável que paremos um momento para fazer um balanço, ou uma lista de desejos e promessas para o ano novo. Como se, em um passe de mágica, a passagem burocrática para um novo ano no calendário pudesse produzir uma nova vida. É essa capacidade de esperançar, de sonhar que nos faz sermos capazes de melhorar e construir não apenas uma vida nova, mas também um mundo melhor para todos.
Ao desejar a cada um de vocês um Natal de Paz e um novo tempo de mais Harmonia, deixo para vocês as palavras de Humberto Maturana sobre o ato de refletir.

Um beijo grande para cada um!
Suely


Sobre o ato de Refletir

A reflexão é um ato na emoção do qual se abandona uma certeza e se admite que o que se pensa, o que se tem, o que se deseja, o que se opina ou o que se faz pode ser olhado, analisado, e aceito ou rejeitado como resultado desse olhar reflexivo.
Como tal, a reflexão é um ato que se dá no desapego que, quando é feita, nos liberta de qualquer armadilha.
Diante da reflexão, a principal dificuldade que se enfrenta é precisamente o medo de perder o que se acredita ter e do desconhecido que a mudança traz.
A prática reflexiva, no entanto, mostra que não se deve temer, porque com ela se abre a possibilidade de recuperar o respeito por si mesmo e o operar na biologia do amor como um resultado espontâneo.

MATURANA, Humberto e REZEPKA, Sima Nisis. Formação humana e capacitação. 4ª. Ed. Tad. Jaime A. Clasen. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. Pag. 31.

O PENSADOR....

Nenhum comentário: