sábado, 24 de julho de 2010

Gestão de águas no Semiárido

06/07/2010

Projeto Barraginhas começa a dar resultados no Semiárido

O Projeto Barraginhas, implantado nos municípios do Semiárido tendo como um dos objetivos contribuir com a melhoria da produção e geração de renda para as famílias agricultoras em comunidades rurais, começa a dar os primeiros resultados no território Serra da Capivara.

O Projeto Barraginhas capta e armazena a água da chuva na superfície do solo e no subsolo, possibilitando às famílias o cultivo permanente de hortaliças e frutas por meio dos canteiros econômicos e do plantio de safrinhas nas área
s úmidas adjacentes.

No território Serra da Capivara são 200 famílias beneficiadas em 4 municípios. O município de São Raimundo Nonato está em fase de conclusão das construções das Barraginhas. Onde foram concluídas as obras, já se percebe a animação das famílias que foram beneficiadas com os kits de insumos e ferramentas para implantação de hortas (canteiros), e pomar com a distribuição de mudas de frutas como: manga, limão, goiaba, banana, acerola, pinha, maracujá e umbu.

"Queremos que projetos como esses cheguem cada vez mais nas comunidades para ajudar o agricultor", relata Gerson de Sousa, do município de Coronel José Dias.

Algumas famílias dos municípios de Guaribas e Jurema estão plantando e vendendo verduras para as comunidades e se organizando para fornecerem para a merenda escolar. “Estamos muito felizes com esse projeto, agora sei que as coisas vão mudar. Já estamos comendo e vendendo verduras produzidas aqui em nosso quintal”, afirma Nilson da Silva da comunidade de Cajueiro, município de Guaribas.

Cerca de mil famílias serão beneficiadas com o Projeto, cada família recebe 1 kit para o canteiro econômico composto por: carrinho de mão, tela de galinheiro, mangueira, pá, tijolos, sementes de hortaliças, 60 mudas de fruteiras, calcário, regador, enxadeco, ancinho e outros apetrechos.

Nenhum comentário: