domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alagoas: Unidades de Conservação da Caatinga


Caatinga alagoana pode ganhar mais duas unidades estaduais de conservação

Os locais estudados pelo IMA apresentam bons aspectos de preservação de exemplares da fauna e da flora daquele bioma
24/02/2012 10:18




A região do sertão alagoano pode ganhar mais duas Unidades de Conservação (UCs) para proteção integral ou uso sustentável de amostras da caatinga. Elas foram escolhidas por apresentar um bom estado de manutenção da fauna e da flora. Desde 2005 uma equipe de geógrafos, biólogos, engenheiros agrônomos e agrícolas do Instituto do Meio Ambiente (IMA) analisam as possibilidades de reservas naquele bioma.

As duas áreas são a Serra da Taborda e a da Caiçara. A primeira está localizada no município de São José da Tapera, com altitude de 556 metros, tem suas terras drenadas pela bacia hidrográfica do Riacho Grande e área proposta de preservação ambiental em 1.733,75 hectares. Já a Serra da Caiçara está compreendida entre os municípios de Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco. Ela tem altitude aproximada de 839 metros, está localizada nas bacias hidrográficas dos Rios Ipanema e Capiá e área proposta de preservação ambiental de 79.876,66 hectares.

Segundo Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA, as duas áreas específicas que estão em análise. “foram escolhidas por apresentarem aspectos gerais de conservação positivos”, explica.

IMA


Durante visitas recentes feitas às comunidades adjacentes das serras - e durante determinadas expedições - foi constatado a presença da diversidade de plantas e animais, principalmente insetos, répteis, anfíbios e aves. Segundo José Rodrigues Correia e Enaldo Barbosa - moradores das serras há 40 e 22 anos, respectivamente, há ainda a presença de algumas espécies de tatus, cobras, pássaros, além da significativa cobertura vegetal.

IMA
O diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, disse que outros municípios do sertão estão no foco do órgão e mais expedições serão realizadas com objetivo de localizar novas áreas. “Além disso, outro esforço interessante é o de tentar inserir os gestores municipais neste processo de reconhecimento. Isso porque as Unidades de Conservação podem ser legalmente instituídas pelo poder público em suas três esferas: municipal, estadual e federal”, explica Adriano Augusto.


Governança Ambiental Internacional


É necessária uma reforma na Governança Ambiental Internacional para enfrentar os principais desafios emergentes do século XXI
20 de fevereiro de 2012
 

O Painel científico do PNUMA elaborou um ranking dos principais desafios ambientais deste século. A provisão de ferramentas para a Economia Verde e a resposta às ameaças à segurança alimentar estão no Top 10.
O estudo foi revelado durante o Fórum Mundial de Ministros do Conselho Administrativo do PNUMA, onde também aconteceu o lançamento da Síntese do GEO-5 para Tomadores de Decisão
Nairobi, 20 Fevereiro 2012—Uma reforma completa no modo como o planeta é gerenciado é necessária caso para que os desafios à sustentabilidade global possam ser enfrentados por 7 bilhões de pessoas.
Esta é a conclusão de um abrangente Processo de Previsão (Foresight Process) conduzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que envolve um Painel de 400 importantes cientistas e especialistas do todo o mundo.
A elaboração desse estudo de previsão do PNUMA foi um processo de 8 meses para identificar e elaborar um ranking dos problemas mais urgentes na esfera ambiental – problemas que nem sempre recebem a atenção que merecem – e que têm um grande impacto no planeta e no bem-estar humano.
Considerando que a comunidade científica está à frente das avaliações de ameaças emergentes e da busca por soluções inovadoras para desafios ambientais, o relatório revela que é preciso maior suporte político internacional nas pesquisas e de estruturas de distribuição para que um progresso real seja feito e um século sustentável seja possível.
Achim Steiner, Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, declarou que “O processo de previsão trouxe um foco único e afiado para questões emergentes que o mundo vem enfrentando. É uma espécie de raio-x da opinião de cientistas, destacando o modo como mesmo os problemas antigos como governança, segurança alimentar e escassez da água estão se desenvolvendo e mudando ao passo que as transformações ambientais apresentam novos desafios”.
“As descobertas estão em linha com a Síntese para Tomadores de Decisão do GEO-5, que precede o lançamento do relatório completo – a ser lançado no início de junho, duas semanas antes da Rio+20. O relatório final trará análise e previsões científicas que servirão como insumo técnico para governos, indivíduos e sociedade civil sobre como e onde o caminho atual de desenvolvimento está pressionando os recursos naturais do planeta e accelerando mudanças irreversíveis. Espera-se que o relatório também seja lido, entendido e digerido por todos os interessados e fazer com que o desenvolvimento sustentável deixe de ser teoria ou um sucesso incompleto e se torne uma prática diária implementada”, adicionou.
O Painel de Previsão do PNUMA consiste em 22 membros que possuem papel de destaque na comunidade científica, de 16 países industrializados e em desenvolvimento, cobrindo, assim, todas as regiões do mundo.
O Painel, que lançou hoje suas descobertas durante a abertura do 12a Sessão Especial do Conselho Administrativo do PNUMA / Fórum Global de Ministros do Meio Ambiente, selecionou uma lista preliminar de 21 problemas emergentes após o primeiro ciclo de debates sobre mais de 90 questões.
Essas questões foram submetidas para consulta e feedback de mais de 400 cientistas e pesquisadores de liderança do mundo todo.
Com base em suas respostas, o painel produziu um ranking de “21 problemas do século 21”, concluindo que o problema número um que o planeta está enfrentando é o Alinhamento da Governança com os Desafios da Sustentabilidade Global.
O atual sistema de governança ambiental internacional, com seu labirinto de acordos multilaterais interligados, fechados durante o século XX, é visto pela maioria como insustentável e mal-equipado para os riscos e resposta às oportunidades do século XXI.
Alguns comentaram que acreditam que este sistema precisa de uma maior representação, responsabilidade e efetividade necessária para a transição para a sustentabilidade, e que um processo de participação muito maior é necessário.
Novos modelos de governança estão sendo testados, variando desde parcerias de comunidades público-privadas até alianças entre ambientalistas e outros grupos da sociedade civil. No entanto, a efetividade de novos mecanismos de governança ainda não é clara e requer uma análise mais aprofundada.
O segundo maior problema emergente é transformar a capacidade humana para o século XXI: solucionar desafios ambientais globais e caminhar rumo à Economia Verde.
É necessária uma ampla atualização nas habilidades e na educação da força de trabalho global para que as oportunidades da Economia Verde sejam apreendidas.
A Terceira questão do ranking de problemas emergentes é Garantir a Segurança Alimentar para 9 bilhões de pessoas.
Mesmo sendo um problema antigo, o mundo precisa confrontar novos desafios que impactam na Segurança Alimentar, como mudança do clima, terra para produção de bioenergia, maior escassez de água e, possivelmente, déficit de fósforo para fertilizantes.
·       Segurança Alimentar também enfrenta novos problemas que vão desde o aumento da transmissão de doenças de animais para pessoas até a contaminação de alimentos.
·       Existe uma necessidade urgente de aumentar a segurança da supply de alimentos do mundo por meio da instalação de sistemas de early alerta, apoiando pequenos fazendeiros, reduzindo o desperdício de alimentos e aumentando a aficiência agrícola.
Outros problemas destacados no ranking:
4 – Pontes rompidas: Reconectar Ciência e Política
5 - Catalisar mudanças rápidas e transformadoras no comportamento humano em relação ao meio ambiente
6 – Novas percepções sobre as interações entre terra e água: uma mudança no paradigma do manejo ambiental
7- Acelerar a implementação de energia renovável ambientalmente saudável
8- Além da conservação: integrar biodiversidade nas agendas ambientais e econômicas
9- Novos desafios para a mitigação e adaptação à mudança do clima: lidar com possíveis consequências.
10 – Risco maior que o necessário? Necessidade por uma nova abordagem para minimizar os riscos de novas tecnologias e químicos.
O lançamento do Relatório de Previsão antecede a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, sob os tema da Economia Verde no contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza.
O Segundo tema abrangente da Rio+20 é o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.
O relatório objetiva fornecer a governos, sociedade civil e empresas, avaliações científicas fundamentais para moldar um resultado progressivo.
Questionário Global mostra que preocupações regionais como “Aumentar o investimento em energia renovável” e “Escassez da Água” estão no topo da lista.
Uma divisão regional do questionário respondido por 400 importantes cientistas ambientais, mostra um notável consenso sobre a necessidade de priorizar a Energia Renovável.
Entrevistados da África, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe e Europa colocaram a Aceleração da Implementação de Fontes de Energia Renovável Ambientalmente Saudáveis como a primeira das prioridades para o século XXI.
Já os entrevistados da América do Norte e do Oeste da Ásia colocaram aquela como segunda prioridade, depois de Obter maior compreensão sobre o uso de água em conflito e Novos desafios para melhorar a segurança alimentar, respectivamente.
Panorama do Meio Ambiente Global-5
As descobertas do Processo do Painel de Previsão também chegam antes do relatório do PNUMA sobre o estado do meio ambiente, o GEO-5, que sera lançado na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil, no início de junho.
Hoje, o PNUMA está lançando o Sumário para Tomadores de Decisão do GEO-5 como prelúdio do relatório completo.
O Sumário, que foi negociado e endorsado por governos no dia 31 de janeiro de 2012, avisa da contínua deterioração do estado do meio ambiente global, apontando que apenas parte dos objetivos acordados internacionalmente foram cumpridos:
·       O objetivo acordado internacionalmente de evitar os efeitos adversos da mudança do clima está se apresentando para a comunidade global como um dos desafios mais sérios que ameaçam o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento. As taxas de perda de florestas, particularmente nos trópicos, se mantêm a níveis alarmantes. Hoje, 80% da população mundial vive em áreas com altos níveis de ameaça à segurança de água, afetando 3,4 bilhões de pessoas, a maioria em países em desenvolvimento. Ao menos 415 áreas costeiras apresentam eutrofização e apenas 13 delas estão se recuperando. 
·       Até dois terços das espécies estão sob ameaça de extinção. Desde 1970, populações vertebradas caíram 30% e a degradação resultou em declínio de 20% dos habitats naturais. A Síntese para Tomadores de Decisão chama por políticas que focam nos causadores das mudanças ambientais (como os aspectos negativos do crescimento da população, consumo e produção, urbanização) ao invés de apenas concentrar na redução de pressões e sintomas ambientais.
As recomendações incluem:
·       Uso de dados acurados e atualizados para informar tomadores de decisão;
·       Substituição de políticas que geram resultados insustentáveis;
·       Criação de incentivos para avançar práticas sustentáveis;
·       Ações urgentes, ambiciosas e cooperativas de governos para alcançar os acordos internacionais;
·       Fortalecimento do acesso à informação;
·       Engajamento da sociedade civil, do setor privado e outros atores relevantes em processos de elaboração de políticas.
A síntese para tomadores de decisão define um número de áreas prioritárias para ação e inclui exemplos de políticas promissoras e práticas que podem ser ampliadas em todas as regiões para ajudar países a alcançar acordos internacionais.
Nota aos Editores
·       Para maiores informações sobre a 12a Sessão Especial do Conselho Administrativo do PNUMA / Fórum Global de Ministros do Meio Ambiente, acesse:http://www.unep.org/gc/gcss-xii/
·       Para saber mais sobre o 40o aniversário do PNUMA, visite:http://www.unep.org/40thAnniversary
Sobre o relatório de Previsão do PNUMA:
·       Foresight Report pode ser acessado no site:http://www.unep.org/publications/ebooks/foresightreport/
Sobre o GEO-5
·       A Síntese para Tomadores de Decisão é parte de uma série de Panoramas do Meio Ambiente Global (GEO) que reporta sobre o estado e as tendências do meio ambiente global e, portanto, fornece informações para o processo de formulação de políticas e facilita a interação entre ciência e política. O relatório pode ser acessado pelo site: www.unep.org/geo
As coletivas de imprensa do Conselho Administrativo do PNUMA serão transmitidas online em tempo real pelo site: dcs.unon.org/gcssxii

Para maiores informações, contatar:
Nick Nuttall - Diretor Interino da Divisão de Comunicação e Informação Pública e Porta-Voz do PNUMA
Tel: +41 795 965 737 ou +254 733 632 755

Shereen Zorba
Chefe do Centro de Notícias do PNUMA
Tel: +254  788 526000

Em português:

Amanda Talamonte
Assessora de Comunicação do PNUMA Brasil

Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012

Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012
22 de fevereiro de 2012
 
O anúncio oficial foi feito pelo Diretor Executivo do PNUMA e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil durante coletiva de imprensa realizada na sede do PNUMA em Nairóbi
Nairóbi (Quênia), 22 de fevereiro de 2012 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho.
O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.
O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”, declarou Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA.

“Três semanas após o WED, o Brasil receberá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta”, adicionou.

O Brasil tem o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo.

Em anos recentes, o Brasil deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região.

Estimativas mostram que o Brasil alcançou uma redução significativa de gases causadores de efeito estufa como resultado da redução das taxas de desmatamento.

Segundo o relatório do PNUMA chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.

·      A indústria de reciclagem do Brasil gera um retorno de dois bilhões de dólares, ao passo que reduz as emissões de gases de efeito estufa em dez milhões de toneladas.

Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas.

O Brasil é também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável como a eólica e solar.

·      Recentemente, a construção de 500.000 novas casas com instalações de paineis solares no Brasil gerou 300 mil novos empregos.

“Nós estamos muito felizes por sediar as celebrações globais pelo meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20”, declarou a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, que esta semana está participando da Sessão Especial do Conselho Administrativo do PNUMA em Nairóbi, Quênia.


“A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu atual papel nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20”, adicionou Achim Steiner. “O forte comprometimento do Brasil com a equidade social e seu papel de destaque entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, pode guiar e moldar debates”.

“O conceito contemporâneo de desenvolvimento sustentável nasceu no Brasil e podemos considerar que o potencial que esse modelo apresenta para responder a desafios e oportunidades futuras será definido no Brasil daqui a quatro meses”, completou Steiner.

As celebrações do WED no Brasil, na semana do dia 5 de junho, é parte de milhares de eventos que acontecem no mundo todo. O WED 2012 vai enfatizar o modo como ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, competições entre blogueiros, exibições, seminários, campanhas nacionais e internacionais e muito mais.

A Kia Motors, a segunda maior produtora de carros da República da Coreia, doou cinco veículos ao PNUMA em resposta ao tema do WED 2012 – Economia Verde: Ela te inclui? --, marcando o comprometimento da Kia com a sustentabilidade ambiental.

Os carros incluem o Kia Rios e um Kia Optima Híbrido 2012, escolhidos pela comprovada eficiência de combustível.

“Ao participar de parcerias ambientais como esta com o PNUMA, temos o objetivo de apoiar esforços para solucionar os desafios ambientais globais”, disse Soon-Nam Lee, Diretor de Marketing Exterior da Kia Motors. “O tema deste ano ressoa os objetivos principais da nossa gerência ambiental de alcançar menores emissões de carbono e eficiência de recursos e colocar o meio ambiente à frente de todas as nossas atividades corporativas”.
Achim Steiner aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio da Kia e infomou que o PNUMA e a Kia lançarão uma competição mundial em que organizações e grupos de todos os setores da sociedade poderão ganhar um dos veículos.
O PNUMA anunciará maiores detalhes sobre a competição no próximo mês no site oficial.

Nota aos Editores
Dia Mundial do Meio Ambiente – WED 2012
Este ano, o PNUMA almeja promover a maior celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente da história, quebrando o record do ano passado, quando 112 países registraram mais de quatro mil atividades no site do WED.
O novo site do WED vai inspirar, informar e envolver as pessoas por meio de sua interatividade, dicas diárias, material informativo e estatísticas sobre Economia Verde. O site, que já está disponível em inglês e terá sua versão em português em breve, também oferece uma plataforma pela qual pessoas do mundo todo podem registrar suas atividades e campanhas.www.unep.org/WED
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20
Em 1992, foi realizada, no Rio de Janeiro, a histórica Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida popularmente como Cúpula da Terra. Em junho deste ano, também no Rio de Janeiro, um novo encontro reunirá países para discutir os progressos dos últimos 20 anos e futuros desafios a serem enfrentados pelo planeta: a Rio+20.

Site do WED: www.unep.org/wed

Site da 12a Sessão Especial do Conselho Administrativo do PNUMA:www.unep.org/GC

Detalhes sobre o aniversário de 40 anos do PNUMA:www.unep.org/40thanniversary

Relatório Economia Verde: www.unep.org/greeneconomy

Em português:


Para maiores informações, favor contatar:

Nick Nuttall, Porta-Voz e Diretor de Comunicação do PNUMA
Tel: +254 7623084 / Cel: +254 (0)733632755

Em português:
Amanda Talamonte, Assessora de Comunicação do PNUMA Brasil
Tel: +55 61 3038 9237/ Cel: +55 61 81752751

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Rio Grande do Norte: Assistência Técnica e Extensão Rural

Conferências de Ater focam Semiárido como desafio no Rio Grande do Norte
14/02/2012 06:25
A partir desta terça-feira (14), uma maratona de oito conferências territoriais e uma conferência estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural serão articuladas pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). A Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março.
As conferências fazem parte do processo que culminará com a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF), com o tema: Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.
Todo este processo de consulta à sociedade civil ocorre num momento em que se reestrutura todo o sistema de Ater no país, tendo como ponto de partida a Lei 12.188/2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica.
As conferências têm como objetivo debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. No que toca às questões específicas do Rio Grande do Norte, o papel da Ater é imperiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em se tratando de um Estado que tem grande parte de sua geografia encravada no semiárido, caracterizada pela irregularidade pluviométrica.
Os debates nas conferências serão divididos em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.
Confira os locais e datas das conferências: 
TERRITÓRIO
DATA
MUNICÍPIO
LOCAL
Potengí
14/02
São Paulo do Potengi
Sec. Municipal de Educação
Mato Grande e Sertão Central Litoral Norte
16/02
João Câmara
IFRN
Terras dos Potiguaras/ Agreste Litoral Sul
27/02
São José do Mipibú
CENTERN
Trairí
28/02
Santa Cruz
SEBRAE
Seridó
29/02
Caicó
IFRN
Alto Oeste
02/03
Pau dos Ferros
UERN
Sertão do Apodi
06/03
Apodi
IFRN
Assu/Mossoró
07/03
Mossoró
UFERSA
I CONFERENCIA ESTADUAL DE ATER
15e16/03
Natal
A definir.