domingo, 28 de fevereiro de 2010

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO


Ponta Grossa / Paraná / 2010

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa é resultado da Necessidade de um espaço direcionado um temas ligados à Educação. A proposta é estimular a troca de ideias, uma articulação de informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e interessando na temática do even to. Com este propósito ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia ea UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizam e apresentam o evento.

Objetivo Geral
ü  Criar um espaço positivo e propício para a troca de informações, experiências e conhecimento entre os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de educação, áreas correlatas e aos Interessados na temática do evento.
Objetivos Específicos
ü  Promover o despertar de novas formas e ideias que contribuam para o ensino e aprendizagem d e forma acertiva e inclusiva;
ü   Criar um espaço em profissionais e pesquisadores que apresentem o resultado de seus estudos e pesquisas, provocando uma troca de experiências dentro dos doze eixos temáticos relacionados à Educação;
ü  Facilitar o acesso aos temas atuais que permeiam a Educação, através de mesa redonda, palestras técnicas, com professores doutores, cujo, saber é reconhecido mundialmente;
ü  Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa eo desenvolvimento intelectual em Educação e áreas correlatas.
ü  Promover reflexões de ordem científica e técnica, favoráveis à construção das práticas pedagógicas úteis à Educação.
ü   Propagar uma informação por meio de recursos que facilitem uma divulgação dos trabalhos científicos e processos inovadores nos seguintes Eixos Temáticos: 1.Avaliação da Aprendizagem Escolar; 2.Currículo; 3.Educação e Meio Ambiente; 4. Educação e Movimentos Sociais; 5. Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC); 6. Educação, diferenças e inclusão; 7. Educação, Cultura e Sociedade; 8. Educação, trabalho e ensino profissionalizante; 9. Estado, Políticas públicas e educação; 10. Organização e administração do trabalho docente; 11. Práticas de ensino de conteúdos específicos; 12. Profissão Docente e Formação de Educadores. 
 
ü  Permitir o fortalecimento uma ampliação das redes de relacionamentos entre os participantes, fortalecendo o elo entre o meio educacional, científico ea prática pedagógica.

Justificativa
O CIEPG - Congresso Internacional de Educação é um evento que busca trazer à discussão temas de grande relevância bem como, relembrar e aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os congressitas das várias Instituições.
O evento está estruturado em sessões da seguinte natureza:
Sessões Técnicas: Constituídas apresentações de artigos através de pôsteres / slides, que  objetivam a troca de experiências das divers as áreas do saber que envolvem a Educação.
Palestras: Abordam temas emergentes como englobando diversas áreas da Educação, visando Proporcionar uma atualização contínua aos congressistas.
Palestra Internacional: Irá propiciar aos congressistas uma troca de experiências e terá como base o tema profissionalização docente.
Público Alvo:  Professores, Pesquisadores, Acadêmicos, Empresários, Profissionais das diversas áreas da Educação, Áreas Correlatas e Interessados na temática do evento.
Data- De 27 a 29 de maio de 2010 
Apoio: Planeta Voluntários

ISAPGInstituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia
Ponta Grossa - Paraná - Brasil.

Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios



O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios realizará entre os dias 23 e 25 de março de 2010, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, que trará o tema “Ética nos Negócios: A base da atuação responsável e o pas saporte para a Sustentabilidade”.

O evento, inédito no país, contará com palestrantes especialistas e abordará questões como responsabilidade social empresarial, ética, meio ambiente, sustentabilidade, comunicação e transparência corporativa.

Entre os palestrantes estão André Franco Montoro Filho, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO); Jorge Cajazeira, executivo de Sustentabilidade da Suzano e Presidente do Comitê Mundial da ISO 26000; Pascal Borel, presidente da certificação ETHICS – Ethical Integrity Corporate Standard (Suíça); Vitor Seravalli, presidente do Comitê Brasileiro do Global Compact da ONU; entre outros profissionais conceituados.


Atividades Complementares

Além do destaque aos principais temas que envolvem a questão da ética nos negócios, o congresso contará com quatro atividades complementares.

No primeiro dia, serão apresentados os resultados da 3ª Pesquisa Código de Ética Corporativo, tendo como base de estudo as 500 maiores empresas em atuação no País. A pesquisa tem como principal objetivo incentivar o maio r número de executivos e empresários a adotar e divulgar o Código de Ética, principal instrumento de gestão responsável e governança corporativa, contribuindo, inclusive, para a conquista da sustentabilidade. A edição 2010 deste estudo será publicada na Revista Ética nos Negócios.

Na ocasião também será relançado o Programa Responsabilidade Ética Empresarial. O Programa REE Brasil pretende que os instrumentos nele sugeridos possam contribuir para a melhoria da qualidade da Atuação Responsável Empresarial, especialmente das micro, pequenas e médias empresas, inclusive aquelas que integram a cadeia produtiva das grandes corporações e, desta maneira, o programa possa ser um grande aliado na formação da imagem e da reputação das empresas participantes.

O congresso também foi o local escolhido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios para o lançamento do Prêmio Ética nos Negócios, que a cada ano homenageará uma personalidade com grande legado no meio empresarial. Nesta edição de lançamento o homenageado será o engenheiro João Augusto Conrado de Amaral Gurgel. Os prêmios serão entregues às empresas com excelência na atuação responsável em seis categorias: Ética, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Comunicação e Transparência, Voluntariado Empresarial e Sustentabilidade.

Encerrando o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, em 25 de março, será palco realizado o lançamento oficial do movimento Étitude: Tenha uma Atitude Ética!, que visa conscientizar toda a sociedade brasileira sobre os benefícios sustentáveis das atitudes éticas.


Sobre o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com sede em Campinas (SP), foi fundado em 2003, como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sendo qualificado, no mesmo ano, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça. Seu objetivo principal é fomentar a ética tanto no meio emp resarial quanto junto às crianças, adolescentes e universitários. É desta maneira, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de adultos cidadãos e líderes responsáveis, que a instituição potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e, assim, naturalmente sustentável.

Apoio: Planeta Voluntários

Serviço
“1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios”
Data: 23 a 25 de março de 2010
Local: Espaço Wynn (complexo World Trade Center)
Av. das Nações Unidas, 12.551, 2° andar, Business Tower
Brooklin Novo – São Paulo/SP


IV Festival BNB das Artes Cênicas reunirá 190 eventos e apresentará 75 espetáculos em 12 mostras


FORTALEZA, 26.02.2010 - O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 02 a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias. 

O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.

Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme - ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional - concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral "O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens", realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.

Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato - esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.

A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série "Cinema com Shakespeare"; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional. 

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Carolina Teixeira (coordenadora do IV Festival BNB das Artes Cênicas)
(85) 3464.3108 / 9629.1777 - carolinatr@bnb.gov.br

* Tibico Brasil (gerente de Gestão da Cultura do BNB)
(85) 3464.3109 / 8733.8309 - tibico@bnb.gov.br <mailto:henilton@bnb.gov.br

* Carmen Paula (gerente do CCBNB-Fortaleza)
(85) 3464.3111 / 8635.6031 - cpaulavm@bnb.gov.br

* Lênin Falcão (gerente do CCBNB-Cariri)
(88) 3512.2855 / 8802.0362 - lenin@bnb.gov.br <mailto:anastacio@bnb.gov.br

* Ricardo Pinto (gerente do CCBNB-Sousa) 
(83) 3522.2980 / 8802.5737 - yuca@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
(85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

EDITAIS ABERTOS




  • MinC destina R$ 100 milhões para financiar projetos culturais em todo o país. Inscrições até 19 de março

  • "PNUD premiará projetos socioambientais" . Inscrições até 28 de fevereiro

  • Aprender E Ensinar Tecnologia Social Recebe Inscrições até 24 de maio

  • Grupo Santander abre Edital para Programa Amigo de Valor - Até 10 de março

  • Editais Programa Cultura e Pensamento. Inscrições prorrogadas até 28/02

  • Edital Mais Museus 2010. Inscrições até 10 de março

  • I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. Inscrições até 5 de março

  • Eletrobrás amplia edital para patrocinar as artes. Inscrições até 15 de março

  • FLD está recebendo projetos até 31 de março.

  • Fundação O Boticário apóia 21 novos projetos. Inscrições até 31 de março e 31 de agosto.

  • O Prêmio Ethos-Valor está com inscrições abertas até 6 de abril de 2010

  • Programa Petrobrás Culural. Inscrições até 01/02/2010

  • Fundo lança edital para 2010 - Até 23/03/2010

  • 23 Editais Abertos no CNPQ, com inscrições até abril/2010

  • Lei do Incentivo ao Esporte - Inscrições de 1º de fevereiro e 15 de outubro

  • Prorrogado prazo para submissão de Trabalhos ao IV ENAPEGS

    Caros amigos e amigas pesquisadores da Gestão Socioambiental,

    Muitos colegas nossos enviaram mensagem para a comissão cientifíca do IV ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social solicitando prorrogação do prazo limite de submissão de trabalhos para o encontro. Dentre os motivos mais alegados estava o prazo final anterior (28 de fevereiro) estar pressionado pelo recesso/férias e início das atividades acadêmicas nas IES em 2010.1.

    Desde a ultima sexta-feira, tomamos a decisão de prorrogar o prazo em duas semanas (NOVA DATA LIMITE - 14 de março de 2010) e as informações já estão disponíveis no Portal RGS - http://www.rgs.wiki.br (chamada retificada na biblioteca, noticia destacando a prorrogação e banner na página) e no sistema de submissão - http://rgs.cariri.ufc.br/enapegs2010 (chamada retificada, textos alterados nas intruções e nas informações da página de abertura). 

    Por gentileza, divulgem em suas redes, mailings e contatos, que o dia 14  de março será - definitivamente - o ultimo dia para enviar trabalhos ao IV ENAPEGS, o qual na edição de 2010, será realizado em Lavras/MG. Os dias do encontro serão 27 (quinta), 28 (sexta) e 29 (sábado) de maio de 2010. Para este ano de 2010, o ENAPEGS terá como tema central “Gestão Social e Gestão Pública: Interfaces e Delimitações”. Serão recebidos trabalhos em 04 formatos (Artigos, Artigos de iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso, Relato de Experiencia e Oficinas) em 08 temáticas. Recomendo a visita ao portal da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (www.rgs.wiki.br) para mais informações sobre como submeter os trabalhos.

    Agradeco a todos e todas, em nome da Comissão Científica do IV ENAPEGS, pelo empenho na divulgação desta nota e nos vemos em LAVRAS/MG.

    Abraços, 


    Jeová Torres Silva Jr.
    Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
    Coordenação do Curso de Administração
    LIEGS - Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social

    RESENHA - Ladislau Dowbor

    Caros amigos,

    Um estudo muito interessante do New Economics Foudation de Londres (NEF) sugere que seria muito mais racional evoluirmos da semana de 40 horas para uma semana de 21 horas. Não se trata de sonhos, mas de uma evolução inevitável, exigida tanto pela proteção dos recursos naturais, como pelo direito de acesso de todos a ganharem a sua vida, e pela necessária evolução da economia para setores mais centrados no conhecimento. Vale a pena ver o estudo, está em inglês e pode ser acessado clicando aqui:  http://www.neweconomics.org/sites/neweconomics.org/files/21_Hours.pdf
    Aproveito e encaminho abaixo a resenha de Plano B 4.0 - Mobilizing to Save Civilization de Lester Brown que está disponível online no portal da Fundação Bradesco http://www.bradesco.com.br/rsa/ . O endereço do pdf' é http://www.newcontent.com.br/PlanoB.pdf  (em português) e www.earthpolicy.org (no original inglês).

    Abraços,

    Ladislau


    RESENHA - Plano B 4.0 – Mobilizing to Save Civilization


    De Lester Brown


    Trata-se provavelmente da mais importante leitura que possam fazer pessoas interessadas em melhorar a situação de todos nós. Lester Brown tem a rara capacidade de agrupar os grandes desafios, apresentar os dados básicos, elencar as alternativas, e avaliar os seus custos. A visão é sem dúvida centrada no meio ambiente, mas a abrangência é mais ampla, e acabamos tomando consciência de que são relativamente claras as ameaças e alternativas para melhorar tanto a saúde do planeta como dos seus habitantes. Realmente, trata-se de salvar a civilização.

    Sempre haverá os que têm uma boa conta no banco, ou os que são cronicamente desinformados e os que acham que está tudo bem. Mas está cada vez mais dificil fazer de conta. O clima, a água, as florestas, o solo, a biodiversidade, a vida nos mares, a desigualdade, as doenças, a miséria, as tensões políticas – há uma convergência de dramas cada vez mais evidentes que se avolumam. O desafio é claro: ou tomamos medidas hoje com a água pela barriga, ou amanhã com a água no pescoço. O consumo atual, com 7 bilhões de habitantes e 70 milhões a mais a cada ano, já excede em 30% a capacidade de reposição natural do planeta (14). Pensar que podemos indefinidamente consumir recursos não renováveis neste planeta de dimensões limitadas é fazer prova de clara deficiência mental. Mas para a imensa maioria, trata-se simplesmente de insuficiente informação, e o presente livro é um excelente instrumento.

    A pressão é sobre o solo que estamos erodindo pelo desmatamento e excesso de quimização. Sobre os lençóis freáticos que estamos esgotando. Sobre a produção alimentar cada vez mais chamada a satisfazer outras necessidades (os “Fs” – food, feed, fuel, fibre) enquanto se expande o consumo. Sobre a energia chamada a reformular o nosso paradigma de produção e de transporte. A conta é extensa, e o livro constitui uma calma e sistemática apresentação da dimensão dos desafios.

    As respostas estão agrupadas em quatro eixos: estabilizar o clima, estabilizar a população mundial, erradicar a pobreza, e restaurar a capacidade de regeneração da base natural da economia. Segundo o autor, será difícil atingir um objetivo sem atingir os outros. (242)

    “ Sabemos, a partir da nossa análise da mudança climática, da deterioração acelerada do suporte ecológico da economia, e das nossas projeções sobre o uso futuro dos recursos, que o modelo econômico ocidental – uma economia baseada em combustíveis fósseis, centrada no automóvel e no desperdício – não durará muito tempo.” (243)

    Cada capítulo traz os desafios e as propostas com os seus custos. O capítulo da energia nos faz entender as alternativas disponíveis, e como já estão sendo aplicadas, onde e com que custos. O capítulo 6, “desenhando as cidades para pessoas”, é genial na sua análise dos desperdícios de meios de transporte, de água, de recursos recicláveis, dos potenciais de construção de melhores condições de vida, e na apresentação dos exemplos práticos de como diversas cidades do mundo estão respondendo aos desafios. O capítulo 8 aborda como poderemos alimentar dignamente a população mundial, resgatando a produtividade do solo, da água, da manipulação, da distribuição. O último capítulo está centrado no problema central da estratégia: temos tempo para mudar? Entre o ritmo de agravamento das tensões e a lentidão das nossas reações, o dilema é evidente.

    Não é um livro sonhador. Os inúmeros exemplos são todos baseados em tecnologias que já existem, e podem ser imediatamente aplicadas. A generalização deste conhecimento, para ampliar a base política das mudanças, é a tarefa atual. É ótimo termos finalmente este texto disponível online, na íntegra em português através do site http://www.bradesco.com.br/rsa/ (o pdf é http://www.newcontent.com.br/planob.pdf caso não consiga entre no portal da Fundação Bradesco e clique no ícone Meio Ambiente)  E no original inglês: www.earthpolicy.org . (L. Dowbor)

    Boa leitura!
    Ladislau

    sábado, 27 de fevereiro de 2010

    IGA 2010: Conferência discute aprimoramento da caprinocultura mundial




    Por Aline Guedes

    Será realizada em Recife (PE), no período de 19 a 23 de setembro, a 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010), cujo principal objetivo é discutir problemas e soluções para o desenvolvimento da caprinocultura nacional e mundial. A programação é fruto de uma parceria firmada entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (EMEPA), que constituem o Comitê Executivo do evento.

    Com o tema central “Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes”, a 10ª Conferência se destina a agricultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. A programação será composta por simpósios, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e produtores. Serão 35 palestras com convidados nacionais e internacionais, nas quais, durante os quatro dias, se discutirão os problemas e soluções para o desenvolvimento da caprinocultura no Brasil e no mundo. 

    O diretor do INSA, Roberto Germano Costa, afirma que é perceptível a importância econômica e social da caprinocultura no Semiárido, onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola. Ele explica que nessa região, a atividade já consolidou sua importância e viabilidade, despertando o interesse de criadores com visão empresarial.

    “A importância econômica e social dos caprinos criados no Nordeste do Brasil reside na produção de leite e carne, para alimentação das populações de média e baixa renda, como fonte de proteína animal de baixo custo, e na produção de peles, que é mais uma fonte de renda” avalia Germano.

    A International Goat Association (IGA) é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por missão promover a pesquisa e o desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas no mundo. Com essa finalidade, a IGA promove várias ações, dentre elas a Conferência Internacional de Caprinos. A 10ª edição do evento ocorrerá no Mar Hotel Recife. Os interessados devem fazer sua inscrição online, por meio do endereço eletrônico: http://www.iga2010.com.br/pt/


    Aline Guedes
    Assessoria de Comunicação
    Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT)
    Edifício da Associação Comercial e Empresarial
    Av. Floriano Peixoto, 715 – 2º andar Centro
    CEP: 58.400-165 Campina Grande/PB 
    Telefone:(55 83) 2101-6409 
    Fax:(55 83) 2101-6403 
    Celular: (55 83) 8738-6208

    ARTIGO - Mudanças no consumo


    26/02/2010 16:11:29

    Está surgindo no mundo uma nova tendência de consumo. De acordo com uma pesquisa mundial divulgada no Brasil pelo Instituto Akatu no final de 2009, consumidores reconhecem as boas causas e estão cada vez mais dispostos a apoiar as marcas e empresas que as praticam, percebendo o poder que possuem para determinar as tendências do mercado. 

    Uma das mudanças de valores mais significativas é que encontrar felicidade em consumir parece fazer parte do passado. Apenas 16% dos consumidores ouvidos disseram tirar satisfação em fazer compras. Em 2008, eram 25%. Entre os consumidores brasileiros, a diferença é ainda maior: 29% disseram encontrar satisfação em ir às compras em 2008, enquanto em 2009 foram apenas 14%. 

    Esse cenário faz emergir um paradoxo para as empresas e para o mercado em geral: como atender as demandas de inclusão social e transformar a base do consumo no mundo? É necessária uma revolução nos processos industriais e isso inclui os aspectos relacionados ao consumo, que precisa urgentemente ser reinventado. 

    E é aqui que surge minha frustração. Durante o encontro desta manhã, onde estavam presentes CEOs de grandes multinacionais como Carrefour, Henkel, Banco da Índia e HTC, ficou muito claro que as empresas não estão preparadas para enfrentar as mudanças que estão em curso no mundo hoje. 

    Os grandes líderes de mercado parecem ainda ter dificuldade para entender o que está acontecendo de fato. O discurso e a prática destas empresas ainda estão baseadas em modelos ultrapassados, que vêem os custos ainda da maneira tradicional, deixando as externalidades para a sociedade. 

    E mais, não são apenas os grandes líderes do setor privado que demonstram essa dificuldade. Uma manchete recente num grande jornal diário mostra que pesquisadores e jornalistas também não entenderam as oportunidades que estão surgindo a partir das transformações que estamos vivendo. O título da matéria diz: “Só estagnação econômica pode reduzir aquecimento global, diz estudo”. 

    O relatório da Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês) explica que, segundo a Nasa, a agência espacial americana, a concentração máxima de gás carbônico na atmosfera para manter o aquecimento global dentro dos 2º C deveria ser de 350 ppm (partículas por milhão). E para atingir essa meta até 2050, a humanidade teria de reduzir sua intensidade de carbono na economia em 95%. 


    Então, o estudo classifica essa drástica redução na intensidade de carbono na economia como "sem precedente e, provavelmente, impossível", reforçando a defesa pela estagnação econômica. 

    Porém, esse é um grande equívoco. Uma análise desse tipo está claramente baseada em uma visão ultrapassada de desenvolvimento. As demandas provenientes das mudanças climáticas nos obrigam a repensar e recriar nossos modelos, com inovação e visão de futuro. É isso que estão fazendo (ou deveriam estar fazendo) os líderes mundiais reunidos nesta semana em Davos. 

    É possível e imprescindível criar uma nova economia, com base em novos modelos, que incluam de fato os aspectos sociais e ambientais.


    Ricardo Young
    Ricardo Young, 51 anos, empresário, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, pós graduado em Administração Geral pela PDG/EXEC. Presidente do Conselho Deliberativo do Yázigi Internexus; fundador e presidente por três mandatos da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Presidente do Instituto Ethos e do UniEthos; conselheiro das organizações Global Reporting Initiative (GRI) em Amsterdam, Holanda, Accountability, em Londres (Inglaterra) e Grupo de Zurich (Suiça) . Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), da Presidência da República, até dezembro de 2006.



    Fonte: Carta Capital

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

    Agricultura familiar: MDS abre edital público de R$ 25 milhões para prefeituras. Inscrições até 02 de março.


    Agricultura familiar: MDS abre edital público de R$ 25 milhões para prefeituras. Inscrições até 02 de março.
    Por meio de edital público, Municípios podem concorrer a uma seleção para participar do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibilizará, neste ano, o recurso total de R$ 25,3 milhões para novos convênios.


    O objetivo é realizar parcerias para a promoção da segurança alimentar e nutricional a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento de entidades sócio-assistenciais cadastradas e de equipamentos públicos de alimentação e nutrição, como restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.

    Os interessados devem enviar suas propostas, conforme o Edital n.º 02/2010 disponibilizado no site do Ministério: www.mds.gov.br/editais. Podem participar Municípios que operam ou já tenham operado o PAA e que disponham de cozinha comunitária ou banco de alimentos ou restaurante popular ou aqueles que possuam restaurante popular em funcionamento operado pela Prefeitura ou parcerias.

    Não podem participar os Municípios que possuam o PAA operado entre o MDS e o governo estadual e aqueles que estiverem com pendências na prestação de contas junto ao Ministério. No anexo IX do edital encontra-se a lista dos Municípios elegíveis a participar da seleção.

    O Ministério adota, em todos os editais, critérios de pontuação que levam em conta a caracterização da realidade socioterritorial e a situação de insegurança alimentar das famílias; a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e, finalmente, a qualificação da proposta.

    Cada Município poderá receber no mínimo R$ 450 mil e no máximo R$ 1.350.000,00, conforme a população e o projeto, lembrando que cada agricultor só poderá receber até R$ 4,5 mil por ano na venda da sua produção para o Programa.

    Para participar da seleção pública, o Município precisa encaminhar projeto para o MDS até o dia 2 de março. No dia 15 de março, o Ministério divulga o resultado provisório, tendo o Município até o dia 19 do mesmo mês para interpor recursos. No dia 29 de março, será divulgado o resultado final da seleção. Esses resultados serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site do MDS.

    Início
    O PAA foi criado em julho de 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e é desenvolvido em parceria com Governos Estaduais, Municipais e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os recursos liberados pelo MDS são repassados aos Estados e Municípios por meio de convênios. A ação prevê a dispensa de licitação e fixa o teto de compra em R$ 4,5 mil ao ano, por agricultor, e R$ 8 mil na produção do leite.

    Os recursos para o Programa vêm sendo ampliados a cada ano. Em 2009, foram disponibilizados R$ 478 milhões em todo o Brasil. Desse total, R$ 273 milhões foram destinados à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a operacionalização do programa em todos os Estados brasileiros. Ainda, por meio de convênios, foram destinados R$ 31,8 milhões para as Prefeituras e R$ 173,6 milhões para os governos estaduais, incluídos os Estados do Semiárido que executam o PAA Leite, também conhecido como Leite Fome Zero.

    Atualmente, o PAA compra alimentos de mais de 140 mil agricultores familiares para abastecer mais de 80 mil entidades de assistência social e rede de equipamentos públicos.

    Serviço
    Edital n.º 02/2010 – Programa Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) – Compra para Doação Simultânea Municipal
    Recursos: R$ 25,3 milhões
    Prazo de inscrição: até 02 de março de 2010
    Divulgação do resultado provisório: 15 de março de 2010
    Divulgação do resultado final: 29 de março de 2009
    http://www.mds.gov.br/editais 

    Fonte: Envolverde

    Ceará - CORDEL NA FEIRA


    Projeto lança ´Segredos da natureza´
    23/2/2010 Clique para Ampliar
    O cordel "segredos da natureza" é de autoria de Josenir Lacerda e João Nicodemos. No lançamento, o autor tocou rabeca, instrumento típico do Nordeste
    ANTÔNIO VICELMO
    O projeto do Sesc quer mostrar que o cordel era o principal meio de comunicação da zona rural no Interior

    Crato. Com o lançamento do cordel "Segredos da natureza", de Josenir Lacerda e João Nicodemos, o Serviço Social do Comércio (Sesc) deu continuidade, ontem, ao projeto "Cordel na Feira". O objetivo é resgatar uma antiga tradição: a presença dos cordelistas nas feiras semanais das cidades do Interior, quando o cordel era o principal meio de comunicação entre os moradores da zona rural que fazem da feira o ponto de encontro para compra de mercadorias, troca de ideias e, principalmente, balcão de informações dos assuntos da semana.

    A iniciativa lembra que, em um passado não muito distante, as feiras do Nordeste tinham um papel importante na vida sociocultural e econômica das vilas e municípios. "Era ali, no meio de ´souvenirs´, ferramentas, cereais, farinhas e bugigangas de toda a espécie que poetas e cantadores pelejavam entre si e os livretos no cordel davam a última notícia que percorria o sertão", lembra a cordelista Josenir Lacerda.

    O cordel "Segredos da Natureza" é um diálogo poético entre dois matutos que trocam informações sobre crendices, mitos, lendas, contos, provérbios e axiomas populares que são transmitidos oralmente de geração para geração.

    Descontração

    "É a conversa descontraída dos sertanejos nas varandas e nos terreiros das residências rurais, iluminadas pela luz da lua e climatizadas pelos ventos com cheiro de flores silvestres", define a autora. Para o dentista e poeta Chico Nascimento, o cordel é "o jornal daqueles que não tem acesso ou não compreendem a linguagem dos meios de comunicação, como rádio, jornal e televisão".

    O cordel, segundo Chico Nascimento, na sua função de tradutor de informações exerce a missão de jornalista popular.

    O poeta lembra que a poesia popular impressa, denominada Literatura de Cordel, é uma das mais legítimas expressões culturais nordestina. Desde que surgiram os primeiros folhetos impressos, no último quartel do Século XIX, este modelo de comunicação tem sido poderosa ferramenta de alfabetização e incentivo à leitura junto às populações carentes do Nordeste.

    Rabeca

    O evento foi animado por uma rabeca, instrumento típico das feiras nordestinas, tocada por João Nicodemos, um dos autores do cordel que define a feira como o palco da cultura popular nordestina. A feira, segundo Nicodemos, é uma espécie de Shopping Center popular, que funciona como vitrine da criatividade do homem do campo com o seu rico artesanato. Ali, funciona também a "praça de alimentação" com comidas típicas: buchada, panelada, baião-de-dois, caldo de mocotó, galinha caipira, pão de milho. A parte humorística da festa ficou por conta do comediante "Tranquilino Repuxado".

    Cego Oliveira

    A rabeca, que antecedeu ao violino, sempre fez parte deste universo nordestino nas mãos de artistas do povo como o "Cego Oliveira" que se tornou famoso. Enquanto o violino se transformou um instrumento de elite das grandes orquestras sinfônicas, a rabeca, geralmente fabricada na região, ganhou as feiras como representante da cultura popular.

    Para o cordelista João Nicodemos, que é um exímio tocador de rabeca, o evento realizado ontem repetiu a cena dos repentistas do passado. "É claro que já não existe mais aquele nomadismo, quando o violeiro andava de feira em feira, repassando informações, promovendo o seu jornalismo itinerante", comentou ele.


    Fique por dentro
    Origem em Portugal

    A Literatura de Cordel chegou ao Brasil no Século XVIII, com os portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente, na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares. De custo baixo, geralmente estes pequenos livros são vendidos pelos próprios autores. Fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre pelo preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc. Em algumas situações, são acompanhados de violas ou rabecas.


    Antônio Vicelmo
    Repórter


    MAIS INFORMAÇÕES 
    Serviço Social do Comércio (Sesc), Rua André Cartaxo, 443, Bairro São Miguel
    (88) 3523.4444

    Ceará - Agricultura Familiar


    CEARÁ - SERTÃO CENTRAL

    Desperdício de água é reaproveitado

    23/2/2010 Clique para Ampliar
    Produção de Hortaliças é garantida com a água que escorre do Açude do Cedro devido a válvula parada
    Agricultores familiares fazem o aproveitamento de água que está sendo desperdiçada no Açude do Cedro

    Quixadá. Enquanto os técnicos do Dnocs não iniciam os reparos no Açude do Cedro, 17 famílias fazem a festa com a água despejada por meio dos canais de irrigação. O emperramento de uma válvula estaria causando desperdício do líquido não fosse a iniciativa do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Ceará (Sintace) em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social (CDTIS) e Instituto de Convivência com o Semiárido.

    De acordo com o presidente do Sintace, o técnico José Cláudio da Silva, a revitalização do Horto Comunitário situado à margem da via de acesso ao Açude do Cedro teve início no fim de novembro passado. Por meio das parcerias, conquistaram, junto ao Comitê Gestor dos Recursos Hídricos da Bacia do Banabuiú, a liberação de água da represa para a irrigação dos plantios de hortaliças e mudas. Ainda aguardam a autorização, todavia, a válvula não está retendo a água. Resolveram realizar um mutirão, limparam as canaletas e passaram a aproveitar a água despejada nelas.

    Passados dois meses já estão colhendo e comercializando cebolinha, alface, repolho, coentro, couve-flor, tomate, pimentão e berinjela. Completando o cardápio da agricultura familiar, manga e banana entram na lista. Galinhas e ovos caipiras também integram rol de ofertas. Segundo o técnico, todos os produtos são cultivados sem a utilização de agrotóxicos. Ele busca a certificação junto a uma instituição internacional, a Fundação Konrad Adenauer.

    A ideia é comercializar toda a produção com uma rede de supermercados da região. Dessa forma as famílias agricoltoras terão renda certa.

    Uma das agricultoras engajadas no projeto, Rejane Arraes, não esconde a felicidade com o problema na válvula do Dnocs. Ela cria galinhas poedeiras, recolhe e vende ovos todos os dias. A freguesia já faz fila. Pelos cálculos terá reforço de R$ 280,00 mensais na renda familiar. Ela precisa da água para as aves. Também é responsável pelo controle das mudas de pau d´arco, cedro, sabiá, angico, mulungu, chichá e outras espécies nativas produzidas pelo Instituto de Convivência.

    Adriano de Lima é outro que participa do projeto. Ele recebeu o convite para integrar a equipe de arranjo produtivo. Hoje, o Bolsa Família não é mais a única segurança alimentar para a família. Além da horta, o bananal começa a dar cachos.

    A presidenta do CDTIS, Cássia de Sousa, volta a investir no projeto de Horta Comunitária e Horto Florestal implantado em 2005 numa área de nove hectares na jusante do Açude do Cedro. A disponibilidade oficial dos 15m³/s de água para irrigação da horta e do horto do projeto, por meio do Comitê da Bacia do Banabuiú, ainda não ocorreu. Mas a avaliar pelos resultados já alcançados, em breve se concretizará, estima a articuladora local.


    Oportunidade

    "Não estamos inventando a roda. Apenas aliamos potencialidades e oportunidades"
    José Cláudio da Silva
    Presidente do Sintace


    "Água e disposição são fundamentais para a agricultura ser fonte de renda"
    Rejane Duarte Arraes
    Agricultora


    "Quando as oportunidades surgem é preciso aproveitar. Unidos nos tornamos fortes"
    Cássia Freitas Sousa
    Presidente do CDTIS


    MAIS INFORMAÇÕES
    CDTIS: (88) 3414.5183
    Sintace: (88) 9650.9468
    sintacequix@yahoo.com.br